A EXCELÊNCIA DO PREÇO PAGO POR JESUS.

A EXCELÊNCIA DO PREÇO PAGO POR JESUS.

Col 2. 13-15
Pagamento e divida, vida e morte, conceitos opostos bem conhecidos por todos nós. De um lado pagamento e vida, benção, de outro divida e morte, tribulação. Os dois primeiros todos querem, os segundos todos fogem.
De um lado alívio e desafogo de outro angustia e dor. Sentimentos estes que só podem ser mudados através de Cristo, e não de qualquer conduta ou figura humana, ou até mesmo espiritual.
No texto lido Paulo tenta demonstrar isto aos colossenses, pois estavam sendo assolados por filosofias que afastavam a idéia exata da excelência da obra redentora de Cristo.
Misticismo, esoterismo, festas de luas e o guardar de dias especiais, além de anjos e homens como intermediários eram as heresias difundidas
( Cl 2.16-19).
Hoje vivemos num mesmo contexto, onde temos como mitos homens poderosos na oração e capazes de nos livrar das dores, doenças e outros males, e em nome de Deus. Onde muitos crentes crêem que os anjos são tão poderosos como Jesus, quando a Blíblia é clara em nos dizer são eles apenas espíritos ministradores dos salvos em Cristos(Hb 1.14) e que é Cristo superior aos anjos, afinal eles o louvam nos Céu e o serviram na Terra. Temos atos infundados de oração da água, além de avalanches de profecias e sonhos que não revelam a glória de Deus, mas exaltam como espirituosos àqueles que as têm.
Ainda que o povo de Deus seja fiel, amoroso e sincero, pois assim eram os crentes de colossos( Cl 1.3,4), assolados por tais circunstâncias, podem acabar esquecendo o valor da obra de Cristo.
Por tudo isso hoje também é necessário ressaltarmos o valor da morte de Cristo:
A EXCELÊNCIA DO PREÇO PAGO POR JESUS.

I – PORQUE SUA MORTE NOS GEROU VIDA – v.13 e 14
Estávamos mortos mas Ele nos deu vida. Havia uma divida impagável por nós diante de Deus, cujo valor final era a morte. Contudo Cristo cancelou o escrito de dívida que tínhamos. O escrito da lei que pairava sobre nós cobrando-nos de nossos pecados foi aniquilado, e encravado na cruz para que todos vissem que o sangue de Cristo nos perdoou todos os pecados.
A excelência da morte de Cristo está não tanto na vida que nos gerou, mas que para tal ele se esvaziou de sua glória, como nos diz o apóstolo Paulo em Fl 2.4,5. É a knoses de Cristo, o seu esvaziamento completo, para sentir e viver como homem, e para poder sofrer o peso do pecado de todos nós.
Irmãos, uma divida muito nos angustia e pesa, imaginem a Jesus, que levou sobre si todas as nossas dores, sem Ter sido o gerador e tal peso.

Em Is 52.14, o profeta declara que sua glória foi transfigurada em agonia e morte, em no Cáp 53 percebemos o auge destas dores.

1 Tm 1.14,15 declara que a graça de Deus transbordou a fé e o amor que há em Cristo, e que Ele veio ao mundo para salvar os pecadores.

O próprio Jesus declara em Mt 20:28: “O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate de muitos”.

APLICAÇÃO: Irmãos diante de tão grande e imutável verdade devemos viver e entender que Cristo é excelso e glorioso em si mesmo, contudo muito mais devemos assim agirmos para com ele, pois ele abandonou tudo isto para pagar o preço de nossa divida, o pecado, e com isso nos dar a vida eterna.
“Pois Deus amou ao mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça mas tenha a vida eterna” (Jo3.16).

II – PORQUE SEU SANGUE É SINAL DE VITÓRIA – v.15
Desde da páscoa no Egito, quando o sinal do sangue no umbral das portas afastou o anjo da morte até hoje quando tomamos o vinho na ceia, simbolizamos a excelência do preço pago por Cristo, a sua e a nossa grande vitória.
A nossa sobre a morte, com a vida eterna e com nossa nova vida hoje.
Paulo escrevendo aos Coríntios em 2 Co 5.17-19 declara ; “se alguém está em Cristo nova criatura é; as coisas antigas já passaram, eis que se fizeram novas... e mais ... V. 18 e 19.

A de Cristo sobre o império das trevas que foi despojado, num linguajar militar, teve seu domínio destruído e sua forças tiradas, e que por fim será aniquilado. ( v.15).
A encarnação e morte de Cristo teve dois propósitos principais: destruir as obras do Diabo e reconciliar o homem com Deus.
O verso 15 e o Cáp 1.13 declara de modo direto a vitória de Cristo.
Em Jo 12;31 Cristo afirma: “chegou o momento de ser julgado este mundo, e agora o seu príncipe será expulso”.
Em I Cor 15:54 e 55 através de um cântico parafraseia Os 13;14 e Diz “onde está ó morte a tua vitória? onde está ó morte o teu aguilhão? E proclama, mas graças a Deus que nos dá a vitória por intermédio de Cristo Jesus.
O profeta é muito mais enfático e claro quanto a este despojamento do verso 15. ( LER ).
Ap 20 de 7 a 10 aponta a derrota do império das trevas com o fim da Besta, do Anticristo e do próprio Satanás.
Mas é em colossenses 2: 13 a 15 que entendemos a plenitude desta verdade e vitória.
Irmãos glorifiquemos a Deus com nossas vozes e vida por tão grande e imutável vitória, pois por ela podemos viver como filhos de Deus e sermos eternamente santos.
Divida e morte é o que tem o homem sem Jesus. Pagamento e vida é o que Cristo fez, faz e oferece ao homem; mas não como qualquer um, pois só ele pode pagar o preço da salvação o que você pretende escolher?
Deus o abençoe Pr Alex.