Dingo Bell! NATAL, CÂNTICOS e o AMOR de DEUS – Parte 1.

Dingo Bell! NATAL, FESTAS, CÂNTICOS e o AMOR de DEUS – Parte 1.

Dingo Bell ! Bate o sino pequenino sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem. É Natal, um feliz Natal...
Esse é um dos cânticos mais ouvidos no mês de dezembro, quer seja cantado ou simplesmente sonorizado em árvores de natal, sinos ou outros apetrechos desta ocasião. Esse é um canto já incorporado ao nosso dia a dia natalino.
Já está incorporado? Ops!!! O que pode significar isso? Creio que o mesmo que tem significado o natal atualmente: o cotidiano escondendo o porquê do que fazemos. Cantamos, festejamos, comemos, presenteamos; mas e daí?
Creio que os versos iniciais de nosso cântico natalino tão conhecido podem nos ajudar um pouco sobre o significado do natal, pois ele faz uma ligação direta com os versos proféticos de Isaias e os relatos dos Evangelhos. Em Isaias vemos: “para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade... o povo que estava em trevas viu grande luz... Porque um menino nos nasceu, um filho se nós deu; o governo está sobre seus ombros... e seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, príncipe da Paz;... O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” (Is 9.1 a 9). E os evangelhos relatam: “Naqueles dias foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda população do império para recensear-se... José subiu da Galiléia... estando eles ali, aconteceu completarem-se os dias, e ela (Maria), deu a luz a seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura... Havia naquela mesma região pastores... e o anjo disse: eis que aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo; é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E subitamente apareceu com o anjo uma milícia celestial louvando a Deus e dizendo: glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”(Lucas 2.1 a 14).
Os textos acima nos permitem entender que muito antes de nosso cântico Deus expressou o significado do natal. E festejou de modo glorioso esse dia com o cântico das milícias celestiais. Assim, nosso hino natalino é um breve reflexo do que Deus planejou para nós. E, portanto, simplesmente incorporá-lo a apetrechos natalinos é permitir que o cotidiano esconda ou dissimule tudo que Deus planejou com o natal. É não entender claramente por que o verbo (Jesus) se fez carne e habitou no meio de nós e, desta forma, será festejarmos o Natal pelo motivo errado.
Ao ouvirmos o “dingo bell” dos sinos com os versos da canção: “bate o sino pequenino sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem”; precisamos entender que Natal é a profunda expressão do amor de Deus por nós e de seu desejo de vivermos uma vida plena de santidade. É Deus vindo habitar entre nós por amor.
Mas o que significa efetivamente que Natal é Deus vindo habitar entre nós por amor? É o que veremos em nosso próximo encontro.
Até lá, minha sugestão é: ouça os cânticos de natal, leia a Bíblia e louve a Deus por seu amor por nós. Afinal é Natal.
Pr. Alex Ribeiro.