Dingo Bell! NATAL, CÂNTICOS eo AMOR de DEUS - Parte 2

NATAL, FESTAS, CÂNTICOS e o AMOR de DEUS – Parte 2.

Em nossa última reflexão pensamos um pouco sobre como o som dos sinos de natal e os versos natalinos: “bate o sino pequenino sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem” - incorporados ao cotidiano podem ocultar ou dissimular o profundidade do natal nos afastando do verdadeiro significado dado por Deus ao Natal, mesmo tendo uma ligação com as verdades bíblicas.
Vimos ainda que esses símbolos devem ser vistos a partir da força profética da Palavra de Deus e do poder dos Evangelhos. E que tudo isso se resume no plano de Deus para nos mostrar seu amor e nos conceder a salvação. Graça e luz são os símbolos do natal, portanto amor e santidade são seu fundamento. Daí a nossa questão suspensa no último contato:

o que significa efetivamente que Natal é Deus vindo habitar entre nós por amor?

Quando Deus vem habitar entre nós através de seu filho, Deus está dizendo que nos ama e que deseja que vivamos na luz. E que para isso Ele estava disposto a deixar sua glória, viver ente nós e morrer por nossos pecados. Natal é portanto o resultado do amor sacrificial de Deus.
Não é sem motivo que Paulo escrevendo aos Filipenses declara: “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus... antes a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana (natal), a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz” (Fp 2.5 a 11).

Desta forma “o Deus menino nascido para o nosso bem” é uma paráfrase do cântico da milícias celestiais e uma maneira popular de pronunciar que Deus nos ama. Que devemos festejar o natal. Contudo, não podemos fazer isso pelo motivo errado e nem permitir que façamos isso sem refletir sobre o amor sacrificial de Cristo.
Natal é nascimento; portanto, alegria. Entretanto, é nascimento vinculado ao sacrifício de Cristo, portanto esperança, refletido pelo amor de Deus que concede seu filhos para ser nossa luz. Para perdão de nossos pecados.

A mensagem do evangelho é que Cristo, o verbo, habitou no meio de nós, e que Cristo habitou para anunciar o amor de Deus por nós e para morrer por nosso pecados. Assim, Natal é alegria e esperança para um povo que está em trevas. Por isso Cristo é a luz do mundo.
Logo neste natal - e porque não em todos; ao ouvirmos o som dos sinos “dingo bell” e dos versos natalinos: “bate o sino pequenino sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem”, devemos trazer à memória que Deus está nos oferecendo seu amor e desejando com isso que vivamos na luz.
Talvez possamos também pensar o seguinte:
Por quem os sinos tocam em Belém? Por Cristo o Deus-menino, que é a imagem do amor de Deus.
E por quê tocam? Por que Deus deseja que aceitemos seu gracioso amor, para nossa salvação e perdão de nossos pecados.
Portanto, é Natal celebremos e até cantemos: “bate o sino pequenino, sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem”, mas atentos o que o Evangelho diz: “eis que aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo; é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E subitamente apareceu com o anjo uma milícia celestial louvando a Deus e dizendo: glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem. Isto é, cantemos e celebremos mas ligados ao motivo certo: O Deus menino habitou entre nós para nossa salvação. É pois momento de celebração sim, mas acima de tudo é momento de reflexão.
Neste Natal, quando ouvir o som dos sinos ou dos versos natalinos lembre-se sempre: Deus me ama é quer me dar Sua luz.
Dingo Bell! Feliz Natal. Que tal deixar menino Jesus nascer em seu coração?
Deus o abençoe.
Pr Alex.