Missão em Ação.

"A evangelização é anunciar o evangelho, e o evangelho é Jesus".

Pr. Ronaldo Lidório

Estimados Irmãos,

Por vezes quando acordamos aqui em São Gabriel abro a janela para olhar o tempo e nos perguntamos: "Como o dia está hoje?" Geralmente sempre é muito quente. Nesses dias temos pensado nas dificuldades que é estar no campo missionário e principalmente não perder o foco, que é levar adiante a comunicação do evangelho. Sempre somos confrontados com a realidade espiritual em que vivem os povos indígenas e de como precisamos da graça de Deus para transmitir a mensagem. Confesso que por vezes exclamamos a frase: "É muito difícil"... Pela forma como o indígena ver a vida e como eles a vivem: o álcool domina suas vidas, as meninas e meninos na prostituição, suicídio, brigas e drogas. Muitos são os motivos de oração!
Passamos por muitas experiências que nos desafia. Uma certa manhã bem quente, chegou em nossa casa uma família Tukano, recebemos e logo servimos um chibé gelado (bebida regional com água e farinha), logo vimos que estavam preocupados com o pai (já velho) o mesmo estava muito doente e quando perguntamos o que ele tinha falaram que foi um “estrago”(fizeram o mal “feitiço” com a intenção que a pessoa morra), ou seja os indígenas sempre temem o mal e que os levam a buscar o benzimento.
Outro dia quando passávamos pela rua vimos uma adolescente que tinha cerca de 12 anos de idade andando cambaleando pela rua, ela estava suja e bêbada e com certeza drogada, como ela temos uma grande percentagem de jovens e adultos vivendo desta mesma forma. Poderia descrever diversas histórias da realidade em que vivemos, mas o nosso desejo é que os irmãos que estão lendo nossa carta que se comprometam a orar pelos povos indígenas e por nós. Primeiramente para que entendam a mensagem e que sejam convertidos ao Senhor. Necessitamos do derramar da graça de Deus, para anunciar de forma clara na maneira como os indígenas vêem o mundo e assim o Evangelho "entre em suas cabeças".
Há duas semanas passadas tivemos a alegria da visita de um professor Tukano que passando na igreja ouviu os cânticos que estávamos cantamos na língua Tukano e disse: que “Gostei muito e que gostaria de aprender para poder ensinar aos meus alunos”. Ele se mostrou interessado em aprender sobre Jesus.
No mês de setembro finalizamos o segundo bloco das últimas disciplinas do curso de pós graduação em Antropologia Intercultural, graças ao Senhor que nos deu essa rica oportunidade de termos mais uma ferramenta para exercermos o nosso ministério.
Na igreja Deus tem derramado graça e temos um grupo se fortalecendo, outros que estamos tratando e outros que voltaram às práticas antigas. No próximo dia 11 teremos a nossa 4ª Conferência Missionária, com o propósito de despertar futuros missionários indígenas para evangelizar seu próprio povo. Neste dia receberemos por batismo e profissão de fé o Bosco da etnia Tukano.
Sinto-me bem de saúde e continuo com o tratamento para o reumatismo. Agora no mês de novembro estarei retornando a Aracaju para fazer uma revisão médica. Se o Senhor permitir retornarei a São Gabriel para passar o Natal e ano novo com o meu esposo e com a igreja.
Desde o dia 17 de outubro estamos tendo a alegria em receber missionária Nancy da AMIDE. Estamos felizes, ela tem nos ajudado na igreja e principalmente com os jovens.
Louvamos a Deus por tudo que passamos nesse ano, lutas e vitórias principalmente porque o Seu amor tem nos sustentado sempre e nos amparado. A nossa oração é que possamos ter ousadia ao pregar o Evangelho que é Jesus.

Orem conosco:
•Por nossa saúde e renovo de forças para continuarmos firmes na visão e pregação do Evangelho;

•Pela salvação do povo Tukano e Tukanizados e por todos os povos aqui da região do Rio Negro;

•Pela igreja indígena, para que amadureça e por fortalecimento da liderança local;

•Pela missionária Nancy, pelo tempo dela aqui conosco e que o Senhor continue suprindo todas as suas necessidades;

•Pela reforma do galpão da igreja, para que o Senhor supra todas as necessidades;

•Por Marcelo e Claudinha nossos amigos que estão em São Paulo tratando de sua saúde;

•Pela equipe Amanajé: Alceris e Arlene Terena, André e Marcelle, Andrew e Aimee, Antônio e Simone, Cácio e Elisangela, Carlos e Elfriede, Carol, Domingos e Marta Tikuna, Felipe e Arlene Baré, Flávio e Mara, Francisco e Rose, Gabriel e Crislaine, Iraque e Silvéria, Jacinto e Felícia Baré, Jaimeson e Cleidemar, Jossandro e Viviane, Lia, Márcio e Isaura, Markus e Leonízia, Ronaldo e Rossana, Marcelo e Claudinha, Ronofo e Bete Baré, Rosinese, Silvério e Inésia Baniwa;

Agradecemos a Deus por igrejas e irmãos! Que Deus os recompense pela caminhada conosco durante todo o ano,
Em Jesus, que é o próprio Evangelho que nos leva a anunciar,

Rose e Francisco Ferreira.
www.apmt.org.br www.amem.org.br www.amide.org.br