UM DEUS OBSTINADO - Parte 1

UM DEUS OBSTINADO - parte 1 - Jo 6. 5 a 11.
As notícias que temos ouvido a cerca das igrejas são variadas: na Europa um templo Metodista foi fechado, vendido e transformada em um estúdio de gravação. Na Alemanha há igrejas abertas, porém não permitem falar sobre o pecado. E para Escócia se tem mandado missionários. Isto é o berço do reforma está com igrejas perdidas, desorientadas; e desanimadas. No EUA há um grande movimento liberal extremo abrindo mão de muitos valores bíblicos. As notícias nacionais são de que há um grande crescimento do evangelho. Porém algumas igrejas tem feito do evangelho um show business e as igrejas tradicionais ou têm tentado se adaptar as novos tempos ou estão dormindo no berço esplendido de suas tradições. É claro que nem todas estas notícias são completamente verdadeiras mas onde há fumaça há fogo. Talvez alguns dos que falam ou contam essas histórias sejam mensageiros da má notícia ou mau humorados; egoístas ou desinteressados; ou até mesmo desanimados que crêem mas acham difícil que mudanças aconteçam.
O problema é que enquanto isso muitos estão esperando alimento para suas almas. Aguardam ou buscam algo que possam alimentar seus anseios emocionais e suas dúvidas. Estão atrás de uma resposta. Desejam pão; o pão da vida.
Diante dessas circunstâncias, ouvindo tudo isso e observando a Igreja, de modo geral talvez possamos dizer que uma parte da igreja está rica de atividades mas pobre da verdade; outra parte está forte na verdade mas fraca de ânimo ou de ações efetivas. Não obstante tudo isto somos a igreja, e Deus é nosso Senhor. E o Senhor da Igreja é um Deus obstinado por amar e por sua graça não depende da fidelidade do homem nem das notícias e tão pouco de acertarmos nossa missão (embora seu desejo é que façamos as coisas de forma certa e abençoada). Acerca disso Max Lucado diz - “Ele fez a história usando pessoas, apesar delas, apesar de mim, apesar de nós”.
Daí refletirmos sobre o texto de Jo 6. 5 a 11, pois creio que Deus deseja mostrar que Ele não desiste de sua obra de salvação, mesmo quando seu povo está equivocado, ensimesmado, egoísta ou desanimado. Porque o que o evangelho de João nos quer mostrar é que DEUS É UM DEUS OBSTINADO. Ele não desiste de dar ao homem aquilo que ele mais precisa “o pão da vida”. Deus não abre mão de derramar sua graça, apesar de nós.
É sobre essa obstinação de Deus que desejo refletir nos próximos dias.
Contudo, ainda que não tratemos dela está semana há algo breve porém tremendo que já podemos afirmar - Deus está atento a necessidade do homem, pois nossa história se resume nas seguintes ações:
“então Jesus erguendo os olhos e vendo a grande multidão...tomou os pães e tendo dado graças, distribuiu entre eles... e vendo os homens o sinal que fizera, disseram: este é verdadeiramente o profeta que devia vir ao mundo” Jo 6. 5,11 e 14. Com certeza nossa principal necessidade é da alma, e é esta justamente que Deus quer suprir.
Deus o abençoe,
Pr Alex