RESTAURAÇÃO Parte 3

RESTAURAÇÃO (Parte III) - A oferta de amor e perdão - João 21. 15 a 17

Já vimos que restaurar é recuperar. É o ato de restabelecer ou restituir a uma condição anterior. Vimos, ainda, que a obra restauradora de Cristo tem não só significado e uma esperança futura mas principalmente uma razão para o presente. E a busca ou encontro de Jesus com Pedro no Evangelho de João com a pergunta: Pedro tu me amas? Nos leva a tratar com conteúdo sobre a importância e significado da obra restauradora de Cristo.
O que Cristo desejava fazer a Pedro? Por que Jesus foi até Pedro? O que isso representa pra nós? E afirmamos: Tu me amas? É a grande pergunta reconciliadora e restauradora de Cristo e o centro de nossa reflexão.

Para buscarmos responder essas perguntas precisamos ressaltar alguns pontos. Primeiro, o aspecto passado de nossa reflexão ressalva que antes da necessidade de restauração o que havia era obediência e fé na palavra de Deus num ambiente de perfeição e liberdade (livre arbítrio). Depois da queda desobediência e afastamento de Deus, e portanto, necessidade de reconciliação do relacionamento com Deus e restauração da condição e/ou natureza do homem. E nisto o encontro de Jesus tem grande semelhança com o quadro do momento da queda: Deus vai em busca de Adão e lhe oferece a graça e cuidado (troca de vestimenta de folha de figueira – inútil, em vestimenta de pele de animal útil para aquecer e livrar das intempéries). Um Deus que busca o homem para lhe oferecer perdão e condição de arrependimento.
Daí a questão, assim com Adão e nós mesmos, o que Cristo desejava fazer a Pedro (a nós)?
Cristo deseja restaurar e fortalecer nosso relacionamento com Ele.

O Deus de toda graça, aqui na figura de Cristo, vai ao encontro do homem porque não aceita o pecado mas compreende nossas fraquezas. Cristo vai a Pedro porque ama a Pedro mas não deseja que ele permaneça inerte, longe de Cristo. O Encontro de Pedro com Cristo e de Deus com Adão no Éden e com todos segundo a mensagem de Sua Palavra, representa um Deus que nos ama apesar do pecado que não aceita que permaneçamos como estamos. E que vai ao encontro de nós porque sabe que só Ele pode operar essa mudança. Que só por meio de sua reconciliação e relacionamento conosco que podermos provar sua graça restauradora.
A grande pergunta que está por trás de “tu me amas?” é você já tem um relacionamento comigo? Você gostaria de trocar sua vestimenta de folhas de figueira pelas vestes do cordeiro? Você gostaria de ter um relacionamento de filho comigo?
Enfim, o que Cristo desejava fazer a Pedro? o que Cristo desejava fazer a nós? Cristo deseja nos oferecer seu amor e perdão. Pois seu a graça e sem o pagamento de Jesus por nossos pecados (perdão) não podemos falar em reconciliação com Deus e restauração de vidas.

Por que Jesus foi até Pedro?
É uma reflexão abençoadora para nós. Por hora, louvemos a Deus por sua graça restauradora.
Nos encontramos na próxima mensagem. Deus o abençoe.
Se quiser falar sobre este tema estou pronto a ouvi-lo no e-mail pr.alexcarneiro@gmail.com
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO