UMA IGREJA EM EVOLUÇÃO – Parte I

UMA IGREJA EM EVOLUÇÃO – Parte I
Deus é um Deus de ação, dinâmico. É um Deus que vai ao encontro (após a queda foi Deus quem procurou Adão no Éden). Por isso é também um Deus que desfaz barreiras; que se achega a seu povo. Ele é um Deus em constante ação. É Deus imutável mas que opera transformação em nossas vidas, por isso é um Deus de evolução, de desenvolvimento (Is 43.14a21 e At 8).
Certo autor anônimo, escreveu o seguinte: “O homem que se decide a parar, até que as coisas melhorem, verificará mais tarde que aquele que não parou e colaborou com o tempo está tão longe que jamais poderá ser alcançado”.
Demócrito, filósofo grego( 460 ac), declara que “ aquele que tudo adia nada deixará concluído nem perfeito”. Do que fala este pensamento? O que nos aponta as ações de Deus de ir ao encontro das pessoas e de abençoa-las de modo transformador? Dinamismo, evolução, crescimento.
A igreja do senhor Jesus foi criada para este dinamismo, pois as palavras de Cristo são: Ide... fazei... ensinado... Mt 28.19 e 20 - numa ação constante.
A ordem é serei minhas testemunhas “tanto em ... como ...”, isto é, proclamadores e propagadores constantes do reino em todo lugar ao mesmo tempo. E tudo sem demora, pois o Senhor está para voltar.
Entretanto cabe uma reflexão - qual deve ser a dinâmica correta da igreja, para que se desenvolva sem deixar de ser um Igreja Cristã ?
Se olharmos para Atos capítulo 8 teremos uma boa visão de sua ESSÊNCIA. A Igreja precisa ser:

- AGREGADORA – uma igreja que não discrimina mas de modo carismático é instrumento de bênção para a vida das pessoas v.2 a 5; Os Samaritanos eram discriminados pelos judeus, mas Filipe atendendo a visão universal de Deus foi até eles.

- EVANGELIZADORA – que apresenta a mensagem do Senhorio e de salvação da obra de Cristo v.5 e 12;

- INTEGRADORA – pronta a conduzir os fiéis a um compromisso com Deus; v.12 e 13. Sua ação desperta apoio externo (v.14 a 17) Pedro e João, lideres da igreja foram até a igreja e cooperaram com a obra local.

- ÉTICA (pureza) – não aceita a corrupção, ações ou ofertas indignas. Uma igreja que combate a falsidade com a verdade, que repreende os que ofendem a Deus; v.12 e VS.18 a 24.

- DIRIGIDA PELO ESPÍRITO SANTO – que está atenta a voz do Espírito e obedece sua direção, mesmo que sua ordem pareça incompreensível, ela sai da benção e vai ao deserto, ao encontro do improvável (conversão de um eunuco). E como vimos, a ida a Samaria é uma mostra de obediência a direção de Deus.

- ÚTIL A EXPANSÃO DO REINO – que por atender a todos os fatores acima, se torna meio de bênção e expansão do evangelho onde não se pode imaginar (eunuco etíope servia a Rainha e com certeza a ela iria pregar, levando o evangelho onde Felipe não podia ir). Mas para evoluir e crescer mantendo está essência é preciso humildade, coragem e visão. Porque humildade? Para que coragem? E que visão? É o que gostaria de compartilhar com você em nossa próxima mensagem.