O REBANHO INVISÍVEL DA IGREJA VISÍVEL

Desde 1998 desenvolvo a atividade de magistério, e na última semana participei
de um Simpósio de Educação muito bem organizado e de excelente conteúdo. Este fato e a
leitura do capítulo 16 de Romanos me aguçou a mente com algo tremendo e que tenho
testemunhado a muito junto da Igreja Cristã - o poder das pessoas que trabalham no anonimato e fazem as coisas acontecerem.

Em Efésios 4 a Palavra de Deus nos declara que há diversidades de dons para a
edificação do corpo de Cristo - a Igreja, mas deixa claro que esta edificação só ocorre com a justa cooperação de cada parte, ou seja,não só dos profetas e mestres, que estão a frente e se destacam, mas principalmente pela ação apoiadora dos que são invisíveis.E é muito interessante que esses não querem mesmo ser conhecidos ou vistos. Veja que a lista de Paulo em Romanos é grande,e de diversas formas de colaboração, tais como: "muito trabalhou, companheiros da prisão, meus cooperadores etc" v3... Sem falar dos colaboradores do propósito de Deus em Hebreus 11, homens que o "mundo não era digno", haja vista tão elevada cooperação.

Paulo não esquece de citar nomes em Romanos, pois ele sabia que na verdade estes
irmãos representam aqueles que carregam o piano,com dedicação, sem reclamar e no anonimato.

Paulo os cita mas são nossos desconhecidos ou aos quais não damos importância na Palavra de Deus.Há muitos casos assim em nossas igrejas e trabalho secular. Lembro-me de um casal que doava cesta básica para famílias carentes sem que a igreja soubesse.Das irmãs que cuidam de nossos filhos pacientemente nos cultos. Dos irmãos que de madrugada doam comida, ouvem e oram pelos moradores de rua.Dos irmãos que cuidam da logística da igreja sem que ninguém saiba ou veja, e sem remuneração.Dos que doam tempo de oração para missões e dinheiro ou bens para a obra de Deus.
São o membros invisíveis da igreja visível de Deus. Muitas vezes não receberão
nosso louvor, mas sempre receberão de Deus.Provavelmente com maior galardão do que nos que profetizamos e ensinamos. Pois são estes que apóiam e mantém a estrutura, com a graça de Deus, para que preguemos ou ministremos a Palavra, ou façamos outras atividades.

O simpósio aconteceu e foi muito bom.

A Igreja esta seguindo muito bem.

São as mãos e o coração dos anônimos que os conduzem e mantém.

Que diante do microfone, púlpito ou holofote, ou no espaço cibernético pós-moderno,
assim como Paulo, sempre lembremos não só de louvar a Deus mas também de agradecer pelo
rebanho invisível precioso que faz não só a igreja mas o mundo andar. Sem os quais seria muito difícil caminhar.

Se você é um anônimo, em qualquer lugar ou trabalho que seja, a minha palavra de agradecimento é muito obrigado, que o Deus da glória possa recompensá-lo.

E a minha palavra de incentivo é: "sede firmes e inabaláveis, sempre abundantes no trabalho do Senhor,sabendo que no Senhor vosso trabalho não é vão" 1 Co 15.57, 58.
Pr. Alex R. Carneiro