NATAL: UMA DÁDIVA DE DEUS!

NATAL: UMA DÁDIVA DE DEUS!
Em vários sentidos natal está ligado a um dom de vida. Aquilo que recebemos para nos ligar a uma condição de viver. Gramaticalmente significa nascimento, sopro de vida. Juridicamente significa o surgimento de uma personalidade. Politicamente é o vinculo da vida como cidadão a um país e a possibilidade de viver as coisas da polis (cidade). Familiarmente significa uma ligação de amor com outros em amor. Teologicamente é uma dádiva de Deus. Neste último caso entendo que temos a maior extensão do significado do Natal, pois ele é uma dádiva (no sentido de oportunidade) de Deus para nós. Dádiva que podemos reconhecer a partir do clássico texto de Isaias capítulo 9.6,7, pois “um menino nos nasceu, um filho se nos deu...”. Dádiva refletida nos diversos textos do evangelho pelos qualificativos “do menino”, como Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.
E como Natal é um momento de reflexão, gostaríamos de pedir que você se dirigisse aos textos que apresentaremos para perceber a profundidade dessa dádiva, pois entendemos que nossas palavras seriam muitos pobres para expressar a intensidade da graça de Deus concedida com a vinda de Jesus, pois:
a) Natal é uma dádiva para conhecer ou ser orientado a uma vida melhor, por meio de nosso Maravilhoso Conselheiro – essa condição faz ele apresentar para nós o Jesus das palavras de vida:
Lc 4.31 a 37 e 11.27 e 28; Jo 1.1a5 e 10 a 14; Jo 6.68
Paulo exalta sua de Maravilhoso Conselheiro em Rm 11. 33 a 36.
b) Natal é uma dádiva ou oportunidade de Proteção por meio de nosso Deus Forte, que nos protege e consola em todas as lutas e tempestades da vida.
- Mt 14. 22 a 33 e 1 Co 1. 3 a 10.
c) Natal é uma dádiva ou oportunidade de gozar de seu cuidado por meio de nosso Pai da eternidade, que se compadece de nós cuidando de nossas mazelas e curando nossas feridas e enfermidades.
- Mc 2. 1 a 13; Jo 6.26 a 40 e Gl 4. 1 a 7.
d) Natal é uma dádiva ou oportunidade de Salvação por meio de Jesus nosso Príncipe da Paz, pois por ele como cordeiro de Deus e bom pastor nos conduz a reconciliação com Deus e pastos verdejantes, nos livrando do império das trevas e da pena do pecado
.- Jo 10. 11 a 18 e 25 a 30; e Cl 1. 13 a 22
e) Por tudo isso Natal é uma oportunidade de recebermos vida e glorificarmos a Deu, pois por meio do natal “vemos sua glória, a glória do unigênito do Pai” que nos concede a vida eterna.
- Rm 16. 25 a 27.
E se este assunto te interessou ou você deseja compartilhar conosco, ou se precisar de ajuda ou aconselhamento, será um prazer atendê-lo e conversar com você pelo e-mail pr.alex@gmail.com
Que nosso Deus de justiça e graça o abençoe profundamente. Pr ALEX R. CARNEIRO