O DEUS QUE LIBERTA É O DEUS QUE... - Parte 1

O Deus que liberta é o Deus que... - Parte 1 - Ex 16.1 a 36

Êxodo é livro que aponta a graça de Deus pela libertação e páscoa. É um livro que nos aponta a providência de Deus pelo cuidado e direção de seu povo. Que mostra que Deus é um Deus libertador.
É um livro que nos demonstra que Deus quer ser glorificado por meio de seu povo, mas para sermos usado para isso precisamos nos apresentar a Deus com humildade para seguir suas determinações, com confiança para crer em suas ações e dispostos a sermos instrumentos de sua gloria.
E nessa caminhada de aprendizado a experiência do povo de Israel no deserto os ensina ainda mais. Neste sentido, entre outros aspectos, o maná concedido por Deus tem muito a nos ensinar sobre Deus e nosso relacionamento com Ele.
Entretanto, antes de entrarmos em nosso tema propriamente dito, gostaria de convidá-lo a uma breve reflexão sobre alguns dos aspectos do Maná a fim de melhor entendermos nosso tema e a graça de nosso Deus libertador.

ASPECTOS DO MANÁ_

1 - O MANÁ É UM ATO DE...
a) SOBERANIA DE DEUS: V.4 - “vos farei” - o Senhor deliberadamente resolveu abençoar; dar segundo sua medida.

b) MANISFESTAÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS V.7 – O povo tinha a pouco provado do poder e glória de Deus, pela libertação do Egito e passagem pelo Mar Vermelho. Mas Deus, pelo maná estaria ratificando sua glória, consequente e necessária adoração pelo povo.

c) MISERICÓRDIA DE DEUS: V.12 – “tenho ouvido” – misericórdia e ato de sentir a dor, a miséria dos outros. Deus no maná demonstra que não está alheio ao seu povo, mas que o livrou e tem amor por ele.

d) PROVIDÊNCIA DE DEUS: V.15 “pão que o Senhor vos dá” ..., v. 35 “e comeram por quarenta anos” . Providenciar e tomar medidas para remediar uma necessidade. Providência divina é o ato soberano e presciente de Deus que delibera e cumpre seus planos pré-estabelecidos para sua honra e glória.

2 - O MANÁ É UM PROCESSO DE...

a) CRESCIMENTO ESPIRITUAL V.7 pela visualização da glória de Deus; V.28 , 29 pela disciplina empregada e a obediência exigida; e finalmente V. 32, pelo memorial perene da ação de Deus para com seu povo.

b) CRESCIMENTO EMOCIONAL V.12 – ao sabermos que temos um relacionamento com um Deus real, que ouve nossas súplicas e nos conforta, fazendo saber que Ele é o Senhor que cuida de nós. Isto nós dá segurança e consolo.

A partir desses aspectos iniciais podemos dizer que:
- Hoje o maná não se enquadra mais em nossas necessidades, contudo a vida nos coloca diante do nosso Deus real, soberano, que deliberadamente ouve nossas súplicas e murmurações, e nos sustenta com todo tipo de bênção.
- Assim, episódio do maná hoje nos ensina que Deus não está no céu como Senhor e nos abandonou. Mas nos aponta sim, um Deus todo poderoso que liberta seu povo e resolve cuidar de nós e nos fazer crescer.
Um Senhor que apesar de poder, não nos trata como servos, mas como filhos. Que tem misericórdia de nós.
- O maná hoje é símbolo das misericórdias de Deus, onde Deus senti a dor de nossas aflições e nós faz crescer emocionalmente, afastando nossos medos pela sua ação de sustento, consolo e aproximação.
- Maná é perceber que o Deus que liberta é um Deus real, nos ama e se preocupa conosco.
- Que o Deus que liberta opera onde o homem não pode atuar, mas espera que o homem faça a sua parte confiando e adorando a Deus. E se nos deixa em dificuldades é com escopo didático de nos fazer crescer como pessoa. Espiritualmente, provando seu sustento, guardando momentos de adoração, sabendo que tendo a Ele como prioridade nada nos faltará.
- O maná é saber que não só de pão viverá o homem, que a vida que Deus nos dá é para podermos priorizar efetivamente a Deus com nosso modo de vida, com tempo para estar com Ele. Com tempo para ensinar Dele para nossa geração, nossa família, com tempo para pensar em nossa vida e verificar nossos erros e acertos diante de um Deus que nos ouve e quer um relacionamento repleto de comunhão
- Gozar do maná é estar aberto e atento a providência e misericórdia de Deus. É perceber sua glória, e sua alegria em nos libertar e prazer em nos amar e sustentar, como filhos por quanto tempo for necessário.

- É entender que o Maná é figura providencial da graça salvadora. De um Deus que nos susterá até a entrada de Canaã. E que por isso nos mandou o pão da vida, Jesus (Jo 6.26-58), o verdadeiro maná que caiu do céu.
Aquele que é a figura exata da glória de Deus. O verbo que se fez carne, para que víssemos sua glória como a do Pai.

Concluímos então, em nossa reflexão inicial sobre nosso Deus libertador, que viver a experiência do maná hoje é provar das misericórdias de Deus, onde Deus sente a dor de nossas aflições e nos faz crescer emocionalmente, afastando nossos medos pela sua ação de sustento e de aproximação.
É perceber que Deus nos ama profundamente e espera que seus atos soberanos de misericórdia e providência possam revelar a sua glória. Possam nós demonstrar que o Deus nos libertou do Egito, a saber da escravidão do pecado e morte, não somente para conhecermos seu poder mas principalmente para conhecermos seu amor, sua graça sustentadora e salvadora.
O maná é portanto amados, mais do que um alimento físico ou um elemento histórico, é uma figura forte e atual da soberania, glória, providência e misericórdia de Deus, com o objetivo de nos levar a um crescimento espiritual e emocional, no nosso relacionamento com Deus e com o mundo que nos cerca.
Pois nos faz saber que o Deus que liberta é o Deus que se interessa por nós.