O DEUS QUE LIBERTA É O DEUS QUE... - Parte 4

O Deus que liberta é o Deus que... - Parte 4 - Ex 16.1 a 36

Êxodo é um livro que demonstra que Deus quer ser glorificado por meio de seu povo, por meio de uma postura de humildade e confiança para crer em suas ações e sustento.
É um livro que aponta a graça de Deus pela libertação e páscoa. A providência de Deus pelo cuidado e direção de seu povo. Que mostra que Deus é um Deus libertador.
Assim aprendemos que o Deus que liberta é o Deus que se interessa e cuida de nós: - Deus senhor e redentor “não apenas livra seu provo da escravidão mas também coloca esse povo em relação especial consigo, fazendo dele sua propriedade particular”. F Davis.
E em seu cuidado especial Deus quer nos nutrir com o pão da vida, para nos manter saudáveis e matar nossa sede com a fonte de nossa salvação Jesus.
Por isso temos afirmado que o DEUS QUE LIBERTA É O DEUS QUE CUIDA! Em m todas nossa necessidades, em especial em nossa necessidade de crer nele como Senhor e pai bondoso que nos sustenta, nos dá força e nos faz vencer.

- VITÓRIA SOBRE AS LUTAS E INIMIGOS (Ex 17. 8 a 16).
O povo tinha sido nutrido em suas necessidades diárias, agora precisava provar da força e cuidado de Deus diante de suas lutas para terra prometida.
É interessante ver que quem lidera a batalha é Josué (Jehoshua do grego Jesus – Jeová é a salvação).
Moisés estende a mão e levanta o bordão. Demonstrando que Deus estava na batalha pois foi com o estender do bordão que Deus abriu o mar. Mais uma vez o povo poderia ver e reconhecer que era Deus quem pelejava por ele. É Deus que peleja por nós.

Êxodo 17.15 O Senhor é minha bandeira (Jeová Nissi) – isto é Deus é o nosso brasão. Nossa insígnia de força, armas e origem familiar. Nosso símbolo de honra e origem.
Mas para isso precisamos viver em oração e ação.
Pedro em sua carta declara (5. 7 a 11):
“Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.
Sede sóbrios, vigiai. O vosso adversário, o Diabo, anda em derredor, rugindo como leão, e procurando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que os mesmos sofrimentos estão-se cumprindo entre os vossos irmãos no mundo.
E o Deus de toda a graça, que em Cristo vos chamou à sua eterna glória, depois de haverdes sofrido por um pouco, ele mesmo vos há de aperfeiçoar, confirmar e fortalecer”.
(o que nos leva a atitude de adoração)
“A ele seja o domínio para todo o sempre. Amém” (v11).

Assim desejamos perguntar: :

Você tem vivido em deserto? Ou, tem buscado refrigério?
Jesus, nossa fonte de água convida, Vinde a mim e beba, Eu sou a água da vida.

Você tem se sentido desnutrido? Tem tido fome de Deus?
Cristo nos declara “Eu sou o pão da vida” quem comer deste pão e beber deste cálice tem a vida eterna.

Você está diante de lutas, inimigos, desafios?
Creia: - Jeova nissi (Deus é nossa bandeira).
O senhor peleja por nós. Ele é a nossa força e poder.
Ele mesmo nos diz “agindo eu quem impedirá”.
E se cresce em você o desejo redenção e das bênçãos de Deus, o profeta Isaias nos diz (55. 1 a 13):
“Ó vós, todos os que tendes sede, vinde às águas, e os que não tendes dinheiro, vinde, comprai, e comei; sim, vinde e comprai, sem dinheiro e sem preço, vinho e leite.
Por que gastais o dinheiro naquilo que não é pão! e o produto do vosso trabalho naquilo que não pode satisfazer? ouvi-me atentamente, e comei o que é bom, e deleitai-vos com a gordura.
Inclinai os vossos ouvidos, e vinde a mim; ouvi, e a vossa alma viverá; porque convosco farei um pacto perpétuo, dando-vos as firmes beneficências prometidas a Davi.
Eis que eu o dei como testemunha aos povos, como príncipe e governador dos povos.
Eis que chamarás a uma nação que não conheces, e uma nação que nunca te conheceu a ti correrá, por amor do Senhor teu Deus, e do Santo de Israel; porque ele te glorificou.
Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto.
Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.
Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor.
Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que os vossos caminhos, e os meus pensamentos mais altos do que os vossos pensamentos.
Porque, assim como a chuva e a neve descem dos céus e para lá não tornam, mas regam a terra, e a fazem produzir e brotar, para que dê semente ao semeador, e pão ao que come,
Assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei.
Pois com alegria saireis, e em paz sereis guiados; os montes e os outeiros romperão em cânticos diante de vós, e todas as árvores de campo baterão palmas.
Em lugar do espinheiro crescerá a faia, e em lugar da sarça crescerá a murta; o que será para o Senhor por nome, por sinal eterno, que nunca se apagará.

Afinal, o Deus que liberta é o Deus que cuida de nós e quer nos salvar!

Pr. Alex R Carneiro