ESPERANÇA NOS CÉUS E AÇÃO NA TERRA At 1.6 a 11

Vivemos numa sociedade visionária. Temos muitas visões, perspectivas econômicas, sociais, científicas e místicas.
É interessante como nossa natureza visionária pós-moderna cria em nós perspectivas ( pontos de vista; expectativas) equivocadas que se transformam, muitas vezes em prospectivas ( visão do futuro ) desesperançadas. Pois do mesmo modo que dizemos “ não há mais o que se inventar” ; dizemos “é o fim dos tempos” ; e resumimos tudo isto com: “onde este mundo irá parar”.
No texto que lemos há visões e perspectivas distintas. A sincera e equivocada dos apóstolos, e a verdadeira e correta de Deus. Isto é uma perspectiva humana, vertical, nostálgica e passiva. E outra divina, que é horizontal, efetiva e ativa.
Este é o grande problema hoje, não vemos como Deus vê. Não temos pensado com a mente de Cristo, nem agido na força do espírito.

Qual então a resposta bíblica para tudo isto? Será que podemos ainda ter esperança ? Qual deve ser nossa perspectiva e nossa prospectiva ? Ou seja, qual deve ser nossa visão e conduta presente ante a nossa expectativa futura.
A resposta é que devemos ter:

ESPERANÇA NOS CÉUS E AÇÃO NA TERRA.

O trecho lido nos põem diante diante de duas perspectivas a Humana e a Divina.
Cabe ressalvar que a humana, dos apóstolos era sincera, contudo equivocada, pois foi incutida no coração e na mente dos apóstolos a partir de interpretações apocalípticas que surgiram no período intertestamentário, quando Deus calou as profecias, e os homens, doutores da lei, iniciaram sus elocubrações, escrevendo comentários da lei, tais comentários rabínicos transformaram-se no Talmude judaico do segundo século, o livro dos judeus radicais.

Muitos destes foram comentados por Jesus, através da expressão “está escrito”, onde o senhor buscou dar a interpretação correta para a visão equivocada do povo e dos escribas.

Quanta coisa equivocada não é incutida em nossa mente e coração hoje. Há pelo menos dois equívocos proeminentes que gostaria de comentar : O da visão humana Política e da visão humana Pietista. Ambas equivocadas e diametralmente opostas, portanto erradas e radicais.

A PERSPECTIVA HUMANA

A) A Visão Humana POLÍTICA – o poder terreno é a solução, nossa capacidade de desenvolver as coisas de argumentar é o modo de Deus operar.
Este crêem num domínio terreno como forma de bênção.
O que se espera é que Deus ponha seus filhos em destaque e a reinar sobre os opressores.
Ter poder, bens e bênçãos terrenas aponta nossa relação familiar e consuetudinária de filhos do Rei dos reis. Se nosso pai é rico senhor de tudo também seremos e devemos ser. Podemos e determinamos porque o poder é nosso.
A visão não de tratar das coisas da polis, da cidade celestial, mas dos benefícios que Deus pode nos dar. Temos Deus, nosso pai, e seu reino a nosso dispor, pois somos co-herdeiros com Cristo. Somos nação santa, sacerdócio real, povo de propriedade exclusiva de Deus. Nos somos poderosos e bons, somos filhos de Deus eleitos por Ele, somos salvos e os demais perdidos.

B) Na Visão Humana PIETISTA – o espiritualismo místico é suficiente para preencher o vazio do homem.
Há uma separação entre o divino e o humano, ou mundano. Há uma visão que os espirituais são os ungidos, Deus não é deste mundo, nossa luta também não é nesta dimensão. E consequentemente Deus nos dotou de poderes sobrenaturais para a vitória. Estes sopram no espírito; revelam por atacado e no varejo pelo espírito; curam no espírito. Não obstante também matam no espírito, pois quando quando suas ações no espírito são desmascaradas, ou não produzem qualquer efeito no homem, este se desilude, se frustra, e acaba culpando Deus e a Igreja, por este pietismo esdruxolo, espiritualismo dissimulado, falso e corrompedor da Palavra de Deus.
Pio é aquele que se apega as coisas de Deus, que busca estar perto de ou consagrado para Deus, e consequentemente reflete seu amor. Daí a nossa idéia de peidade se confundir com o amor.

Contudo estes têm a visão do público, do “show”, são os que querem o “holofote”, onde possam dominar e serem poderosos. A estes o Senhor dirá apartaí-vos de mim VRF Mt 25

Estes não entendem o cronos e o kairos de Deus, os planos históricos e espirituais de Deus. Não conseguem ver que Deus unificou e universalizou a cultura grega desde de Alexandre o grande para que se uniformiza-se a proclamação da mensagem do evangelho. Que Deus constituiu o Império Romano, para que todo caminho levasse a Roma e para que as boas novas fossem até os confins da terra. Que permitiu o Renascimento para o crescimento da teologia e para a Reforma. Que Deus usa e usará a tecnologia e a pós-modernidade para globalizadamente apontar a nós a miséria do homem, e sua conseqüente necessidade de Deus.
Por que não podemos ver assim? Porque a PERSPECTIVA HUMANA É MATERIALISTA ou ESPIRITUALIZADA e portanto LIMITADA E INOPERANTE.

Por isso para não nos enganarmos como os Apóstolos, em sua visão humana-materialista implantada pela sociedade e religião judaica da época de um “Filho do Homem” como em Daniel, que se transformou através dos tempos no “Super Salvador” o super-herói dos judeus.
E para não nos equivocarmos como os crentes pietistas pós-modernos, em sua visão pentecostalista, de falsa espiritualidade, que ao invés de abençoar constrange : “ você precisa ser selado pelo espírito”; “o poder do espírito ira te derrubar” ; “ Deus me revelou, por isso determino a benção sobre você” , e quando a bênção não vem você está em pecado.
Isto sem sem falar dos tradicionalistas, que se colocam diante da história, se apoiam na bênção dos hinos e vêem Deus como soberano salvador, que predestina e salva, o que é verdade. Contudo, esquecem que Ele faz isto para sua glória e não para orgulho do salvos, e que sua soberania e graça exige boas obras e proclamação do evangelho, pois nós somos sua vara de pescar, a palavra sua isca e Espírito Santo o anzol que trás o peixe escolhido por Deus.
Para não nos equivocarmos com está visão míope, precisamos buscar a perspectiva de Deus. Mas este é um assunto para a proxima semana.
Se este assunto te interessou ou você deseja compartilhar conosco, ou se precisar de ajuda ou aconselhamento, será um prazer atendê-lo e conversar com você pelo e-mail pr.alex@dialogocristao.com ou então entre no link "contato" de nosso site e mande uma mensagem. Que o grande Deus de misericórdia o abençoe profundamente.
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO