O DEUS QUE LLIBERTA É O DEUS QUE... - Parte 5

O Deus que liberta é o Deus que... - Parte 5

Êxodo apresenta um Deus libertador e redentor, que está conosco para nos guiar, proteger e cuidar.
Um Deus que age soberanamente para nos livrar e de modo sobrenatural e soberano para usar seu povo para Sua glória. Que deseja nos salvar e usar mas requer de nos atitudes uteis ao seu serviço.
Que atitudes são essas? Propomos pelos menos três atitudes básicas: a humildade, a confiança e a disposição.

A HUMILDADE
Em nossa caminhada com Deus é preciso humildade para nos submetermos a sua direção e determinações (Ex 14. 13, 14). A submissão é um ato livre de se colocar sob a autoridade de alguém.
Assim a humildade exige o reconhecimento da autoridade de quem eu me submeto e de seu poder (Dt 8. 17,18, Lc 18.14).
Na saída do Egito esta humildade era necessária para usufruir da graça e poder de Deus.
Em nossa vida a humildade é requerida por Deus assim como em Êxodo e se expressa no relacionamento com Deus (1 Co 4.7) e como discípulos de Jesus em nosso relacionamento com o próximo (Jo 13).

A CONFIANÇA
Confiança é o ato de dar credibilidade ou crer na certeza da ação de alguém. Em Êxodo e em nosso relacionamento com Deus era necessário confiança para crer na ação libertadora de Deus. (Ex 14. 21 e 31).
Isaias fala dessa confiança por meio da expressão de Deus em seu desejo de abençoar e cuidar de seu povo, em especial o contrito e abatido; “Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos” (Is 57.15).
A confiança na ação cuidadora de Deus, em regra, é fruto de nossa impotência. Pois se desenvolve por meio de circunstâncias que não estão condicionadas a nossa condição ou habilidade.
Daí a ligação da humildade com a confiança no relacionamento com Deus pois para provar da operação de Deus precisamos humildemente nos submeter a sua vontade e na certeza da intervenção de Deus. Foi o que o povo provou diante do Mar Vermelho (Ex 14. 30 e 31).

A DISPOSIÇÃO
Em Êxodo vemos Deus agindo de modo extraordinário, mas as narrativas bíblicas nos ensinam que para sermos instrumentos na mão de Deus precisamos nos dispor a seguir suas ordens.
Êxodo 14 mostra Moises se dispondo e levando o povo a se colocar a disposição de Deus (14.21). E para isso vemos que a humildade e a confiança são um requisito básico. O apóstolo Pedro aprendeu isso e nos declarou:
“E cingi-vos todos de humildade uns para com os outros, porque Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.
Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.(1 Pe 5. 5 a 7)”.
È interessante pensarmos que a disposição não exclui a preocupação de saber se estamos no caminho certo (14.5), mas inclui sempre a humildade e confiança para obedecer (14. 16 e 21).
Acredito que Moises é uma figura importante a nos ensinar esses aspectos e atitudes necessárias ao relacionamento com Deus, pois foi de príncipe a pastor de ovelhas para chegar a líder e anunciador da Lei de Deus.
A questão é sabermos se estamos prontos, a partir do reconhecimento da redenção e libertação que Deus nos oferece, a humildemente nos submetermos a Deus, confiando em sua direção e ação para nos colocarmos a disposição de seus propósitos e glória.
Pois o Deus que liberta é o Deus que orienta e dá livramento, mas é também o Senhor que requer fé e submissão.