Vida Abundante - Parte 25

Parte 25 - Os Cinco “Vs” da Vida Pessoal e Familiar Abundante
O TERCEIRO “V” – AS PEÇAS DO VESTUÁRIO
BONDADE
A segunda peça da indumentária do cristão é a bondade. Precisamos nos lembrar que Deus nos convida para viver com Jesus e para irmos ao céu, ou seja, somos convidados para estar com o Cordeiro e participar na eternidade das bodas, da festa de casamento do Cordeiro, mas quem anda com Jesus não anda vestido de qualquer jeito, e quem sabe que vai à festa de entrada do céu não anda maltrapilho, suas roupas são especiais. O nosso Armani, o nosso Di Polini, nossa gravata de Milão e a nossa camisa de voil são espirituais. A elegância do cristão não é matéria; a elegância do cristão é caráter. A elegância do cristão não é feita de algodão ou tecido; a elegância do cristão é sua vida interior. Em nossa caminhada para o céu cotidianamente nós que queremos as virtudes cultivadas, tiramos a roupa do velho homem, que não tem compromisso com a santidade, e colocamos a roupa do novo homem, que significa o desejo de cultivar as virtudes do caráter de Cristo em nossa vida.
O cristão é alguém que se veste de bondade. Conscientemente sabe que, ao fazer isto, está se revestindo um pouco mais de Jesus Cristo. O maior desejo de Deus, nosso Pai perfeito, é que venhamos, eu e você, a nos parecer com Jesus: “Porquanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de Seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos” (Rm. 8:29). Se nosso desejo é parecer com Jesus nós precisamos usar esta segunda peça: a bondade. Isto deve ser uma preocupação para todos: nós queremos nos parecer com Jesus? Então precisamos nos vestir de bondade. A descrição que o apóstolo Pedro fez de Jesus, resumindo o evangelho e a vida do Nosso Salvador e apresentando-os aos gentios foi esta: “Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e poder, o qual andou por toda a parte, fazendo o bem...” (At. 4:38). Este é um belo resumo do evangelho: Jesus fez o bem! Ora, se Jesus mora no meu coração, o bem faz parte das minhas ações. O que é um bom pai? É uma pessoa que tal qual Jesus se veste de bondade. O que é uma boa esposa? É uma pessoa que tal qual Jesus colocou como peça indispensável de sua indumentária a bondade. O que é um bom crente? É a pessoa que se veste de bondade. (Brincar) O que é um bom advogado? Se é que existe algum advogado que possa receber o adjetivo de bom... Bem, apenas em hipótese, o que é um bom advogado? Um bom advogado é aquele que se veste da justiça que vem da bondade de Jesus. É por isso que Willian Tyndale escreveu: “A bondade de Deus é a raiz de toda a bondade; e a nossa bondade, se temos alguma, origina-se na Sua bondade”.
DEFINIÇÃO
“Bondosa” é a pessoa que persevera em fazer o bem. “Bondade” é a qualidade da pessoa que tem compromisso com ações de benignidade. “Benignidade” tem como sinônimos: “amabilidade”, “generosidade”, “cortesia” e “bom trato”. Estas definições são muito importantes para nos ajudar a entender a bondade. Ao mesmo tempo, ser revestido de bondade não é igual a ser “bonzinho”, nem tão pouco é igual a ser um capacho da vida. Se Jesus é a encarnação e o exemplo de toda a plenitude de bondade, a bondade é a firmeza de fazer o que é bom, não deixar se vencer pelo mal e eleger o bem como a grande virtude da vida. Também é importante dizer que na fé cristã os atos de bondade jamais podem ser confundidos como sendo uma moeda de troca. O traficante que dá cinqüenta reais para um adolescente comprar roupas, não está praticando a bondade, de uma forma ou de outra este dinheiro será cobrado; o pai que nunca diz não, confundindo que ser generoso é sempre dizer sim, não está praticando um ato de bondade e sim um ato de irresponsabilidade. É por isso que o filósofo Harry Allen escreveu: “ a bondade é uma forma especial de verdade”, por isso a bondade sempre produz o bem. O bonzinho não produz o bem; o paizão não produz o bem; Jesus produz o bem.
O cristão deve ser uma pessoa conhecida pela sua bondade. Irmão, como você é conhecido? Irmã, como você é conhecida? Você está vestido de bondade? Uma pessoa procura você e diz “ei, você é crente, não é?”, e você estufa o peito e diz “sim, como você percebeu?”, e a pessoa responde “foi fácil, você é antipático e antissocial”. É assim que as pessoas nos vêem? Como é bom saber que há um grupo de crentes, uma minoria, é verdade, mas como é bom saber que há um grupo de irmãos que as pessoas do mundo sabem que ele é cristão pelos seus atos de bondade. Martinho Lutero comentou assim este texto: “os seguidores do evangelho não devem ser inflexíveis e amargos, mas gentis, suaves e corteses... o que deveria encorajar os outros a buscarem sua companhia.” E é atribuída a Marco Aurélio a seguinte frase: “[Passarei por esta vida] apenas uma vez; portanto, se há alguma bondade que eu possa manifestar ou alguma coisa que eu possa fazer de bem, quero fazer agora mesmo; não vale a pena adiar, porque sei que não voltarei a passar por aqui”.
Uma das principais evidências da bondade no caráter do cristão é as pessoas desejarem a sua companhia, porque as pessoas bondosas tem palavras bondosas, oferecem bondades e assim atraem e abençoam as pessoas à sua volta. Foi assim com Jesus; deveria ser natural que fosse assim conosco, você não acha?
Um missionário no começo do século dezoito chegou ao interior passado chegou a uma tribo que era considerada não alcançada na África Meridional. Começou a ensinar sobre a bondade de Jesus. Os índios disseram: este homem já passou por aqui... O outro missionário era uma pessoa tão bondosa, que foi confundida com Jesus. Sabe qual minha tristeza? Eu não corro nenhum perigo de ser confundido com Jesus...
Aplicação: você cobra os seus atos de bondade? Você corre o risco de ser confundido com Jesus Cristo? Sua bondade se manifesta no seu lar?