ALEGRIA E MOTIVAÇÃO EM FILIPENSES - Parte 15

ESFORÇOS DA VIDA CRISTÃ
Alex Ribeiro Carneiro Texto: Filipenses 3.12 e MC 5. 21 a 34 25 Set 2011

A TRANSFORMAÇÃO DA VIDA
Max Lucado em seu livro “ele ainda remove pedras” cita um fato que me chamou a atenção. Ele conta que guando criança ganhou um relógio despertador, simples, mas com os ponteiros e os marcadores das horas fluorescentes, que brilhavam no escuro.
Quando há um pouco de claridade ou se há luz não percebemos sua importância ou utilidade, sem o escuro o que vemos são pequenos tracinhos claros que marcam horas e minutos.
As vezes o relacionamento com Deus e o entendimento de sua misericórdia e graça para conosco são assim, só notamos a importância deste relacionamento e a beleza de sua graça guando estamos no escuro. Quando não sabemos para onde ir, quando estamos nos sentindo cansados, sem saída, fracos é que notamos a grandiosidade de Deus e sua profunda misericórdia e cuidado para conosco.
Creio que também podemos pensar nesta ilustração conforme a vida que levamos hoje, corremos tanto, acreditamos tanto em nossas forças que não notamos o brilho da grandiosidade de Deus e nem sua importância quando estamos no escuro.
Não temos tempo para notar detalhes a cerca do amor e cuidado de Deus para conosco. É como acontece com os chamados “olho de gato”, pequenos sinalizadores fluorescentes que ficam na estrada balizando sua trajetória, eles estão lá, as vezes passamos por cima deles eles, mas só quando há uma forte neblina na estrada ou passamos na escuridão da noite é que descobrimos sua importância.
Paulo ao escrever ao Filipenses neste verso fala de seu encontro com a Luz – Cristo e trata dos resultados desse encontro.
Ele foi conquistado por Cristo.
Seu desejo de prosseguir firme em sua vida pela conquista de Deus (quando falo assim, digo, tanto porque Deus o conquistou, como porque devemos seguir conquistando a vida que Deus nos oferece com a salvação).
Conquista aqui significa prêmio ou vitória obtidos de modo definitivo ou pleno por Deus – isto é, a salvação. A transformação da vida, pois fomos conquistados por Cristo para o Senhor uma vez por todas, como diz a Palavra.
Creio que precisamos esclarecer um ponto no sentido de saber por que Deus nos conquistou. Porque Ele nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). Tendo cancelado o escrito de dívida que havia contra nós,... nos dando vida... perdoando nosos pecados (Cl 2.13 e 14).

Por que penso assim? Porque creio que:

DEUS ESTÁ INTERESSADO EM NÓS SE IMPORTA COM NOSSAS LUTAS E DORES. POR ISSO DESEJA TRANSFORMAR SUA VIDA.
O trecho de Marcos 5 que lemos nos aponta esta verdade através da história dessa mulher que padecia há doze anos de um fluxo sanguíneo, isto é, de uma grande hemorragia. História de alguém que foi conquistado por Cristo assim como Paulo, como nós e tanto outros.
A sua realidade era de uma grande escuridão. Com certeza estava quebrada e sem forças, mas recebeu, de modo inesperado para ela a mensagem do servo escolhido, que foi ungido para ‘apregoar boas novas aos quebrantados, e a curá-los, a proclamar a libertação aos cativos ... a apregoar o ano aceitável do Senhor... a consolar os que choram... para por uma cora no lugar de cinzas e óleo de alegria no lugar de prantos, veste de louvor no lugar de espirito angustiado.
Para ela esta mensagem profética de Is 61. 1 a 3 lida pelo próprio Jesus na Sinagoga de Nazaré em Lc 4, 17, foi uma realidade.
Suas lutas eram grandes:
- estava condenada sexualmente, pois não podia receber os carinhos do marido;
- desalentada de seu sonho de mãe, pois sua doença não permitia ter filhos;
- excluída socialmente pois não podia conviver com as pessoas;
- quebrada financeiramente pois tinha gastado tudo que tinha com tratamentos;
- e, para piorar, sentia a dor de estar abandonada espiritualmente pelo jugo pesado dos fariseus, pois seu fluxo a tornava impura para ir ao templo cultuar e clamar a seu Deus.

Mas eis que na escuridão surge um faixo fluorescente, o brilho de Deus, Jesus, aquele que é a luz, no qual ninguém andará em trevas. Mas esta luz brilhou por um ato de fé.
Ato de fé que a fez vencer todas as barreiras, ela que não podia ficar no arraial agora devia se esquivar na multidão para tocá-lo, sem ser percebida, mas esperando ser curada foi em direção ao Jesus, sua única esperança. Ele que curou a tantos talvez pudesse curá-la, e ela resolveu apenas tocar as vestes de Jesus, um ato simples.

Talvez você esteja precisando ter coragem para este ato.
É possível que haja obstáculos para você tomar essa decisão de fé, mas saiba que um simples toque e essa corajosa decisão pode mudar tudo.
Talvez esse ato de fé esteja sendo preso por magoas, dores e dificuldades.
Perdoe, abrace, não olhe para o preconceito das pessoas, não olhe para as circunstâncias, você pode estar quebrada mas Jesus está perto e sua obra e mensagem é de “por uma cora no lugar de cinzas e óleo de alegria no lugar de prantos, veste de louvor no lugar de espirito angustiado”.
O desfecho da história você já sabe, a mulher foi curada e recebeu a grande e maravilhosa mensagem do verso 34 de Marcos 5.
O Senhor Jesus olhando para aquela mulher disse “Filha, a tua fé te salvou, vai-te em paz e fica livre do teu mal”.
Talvez você vibre com a paz que ela agora teria, ou com a libertação da enfermidade, mais o que mais me fascina é Jesus, o Emanuel, Deus conosco, chamá-la de “filha”.
O apóstolo João entendeu a profundidade desse chamado e por isso escreveu no capitulo 3 de sua primeira carta:
“Vede que grande amor nos tem concedido o Pai: que fôssemos chamados filhos de Deus”
A excluída de sua família agora faz parte da família de Deus; a impedida pelo fariseus de adorar no templo agora tem acesso direto ao pai, como filha. A socialmente abandonada agora é referência da bênção de Deus na multidão. A mulher sem amor do marido e sem a esperança da maternidade esta livre do mal, pelo toque de Jesus.
Paulo ao escrever aos Filipenses tinha o entendimento claro dessa transformação. Ele também se encontrou com a Luz do Mundo na estrada de Damasco. Por isso usa a expressão “conquistado por Cristo”.
Ele fala em seu desejo de viver e servir a Jesus, pois provou do amor de Cristo e do poder transformador do nosso Salvador.

Talvez você esteja precisando tomar coragem para ser curado, talvez você esteja precisando vencer seu desalento e enfrentar sua multidão e mal, lembre-se Deus se importa com você e quer transformar sua vida.

Creia DEUS SE COMPADECE DOS DESAMPARADOS E DOS DESALENTADOS.

Mas talvez você diga , Ah ! Não tenho ânimo, não tenho a força ou a fé desta mulher, eu lhe responderei uma das mensagens sobre a obra salvadora de Jesus é:
Ele não “esmagará a cana quebrada, nem apagará a ou graveto que fumega”.
Mesmo que você se sinta como um pavio enfumaçado de uma vela que não tem mais o que queimar, mesmo que você esteja tão desanimado que não consegue enfrentar a sua multidão ele se importa e não apagará a cana que fumega, o graveto sem brasa”.
Em João 5 encontramos um homem paralisado e sem fé, é o paralítico do tanque de Betesda. Ele estava lá a 38 anos espera de um milagre, já estava tão fraco que a pergunta “queres ser curado de Jesus ? “ele responde “Não tenho ninguém”.
Este homem estava provavelmente deprimido e cansado, na solidão da “casa de misericórdia”, desalentado pela lenda do anjo que curava e que nunca pode ver ou sentir.
Era um pavio sem fogo. Mas Jesus sem resposta, sem ato de fé daquele homem mostra toda sua misericórdia e graça e diz:

“Levanta, toma tua cama e anda”. Imediatamente o homem se viu curado e, tomando o leito, pôs-se a andar.

Ele não veio apagar a cana que fumega, ou o graveto sem brasa”. ( Is 42.1-4).

Ele veio “apregoar boas novas aos quebrantados, e a curá-los, a proclamar a libertação aos cativos ... a apregoar o ano aceitável do Senhor... a consolar os que choram... para por uma cora no lugar de cinzas e óleo de alegria no lugar de prantos, veste de louvor no lugar de espirito angustiado”.(Is 61.1-3).

Talvez hoje seja seu encontro na multidão. Sua Betesda com Cristo ou sua estrada para Damasco.

CONCLUSÃO

Quem é você diante das suas lutas?
Um filho de Deus cansado, excluído?
Um filho enfraquecido na fé ?
Talvez se sentindo sozinho e desalentado?
A mensagem para você é DEUS ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ E SE IMPORTA COM SUAS LUTAS. DEUS SE COMPADECE DOS DESAMPARADOS E DOS DESALENTADOS.

Quem é você ?
Alguém quebrado na alma, que se sente indigno diante da santidade de Deus. Que desejaria apenas tocá-lo de longe para ser curado, a mensagem para você é DEUS ESTÁ INTERESSADO EM VOCÊ E SE IMPORTA COM SUAS LUTAS. E deseja lhe CONCEDER SUA GRAÇA-JUSTIFICADORA POR AMOR, PELO DESEJO DE TE DIZER “ FILHO, A TUA FÉ TE SALVOU, VAI-TE EM PAZ E FICA LIVRE DO TEU MAL”.
Talvez seja alguém cheio de sinceridade no coração para servir a Deus mas inda não se encontrou mesmo com Ele. Talvez esteja na estrada de Damasco em busca de uma vida melhor diante de Deus.
Creia ainda há jeito de ver as horas no escuro. Há uma esperança, a graça de Deus fluorescente no meio da escuridão e a mensagem dessa graça é:

Cristo é a luz do mundo, quem Nele crê jamais andará em trevas.