ALEGRIA E MOTIVAÇÃO EM FILIPENSES - Parte 16

ESFORÇOS DA VIDA CRISTÃ
Alex R. Carneiro Texto: Filipenses 3.12 e Tg 1. 1 a 17 09 Out 2011

O CRESCIMENTO DIANTE DAS ASFLIÇÔES
Parte 1
Este trecho de Filipenses (3.12 e 13) é um relato da visão de Paulo sobre a vitória que obteve com a salvação, pois ele se vê conquistado pela graça e também sua visão de que essa conquista exigia uma postura de perseverança para prosseguir segundo o valor do que se foi conquistado.
Por isso diz: prossigo para conquistar aquilo para que também fui conquistado.
Essas idéias creio são fruto de seu impactante encontro com Jesus descrito em Atos 9 criou em Paulo a consciência que sua salvação foi uma vitória, uma vez que conquista significa prêmio ou vitória obtidos de modo definitivo, nesse de modo pleno por Deus.
Vitoria explicada por Paulo em sua carta aos Colossenses quando declara: Ele nos tirou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor (Cl 1.13). Tendo cancelado o escrito de dívida que havia contra nós,... nos dando vida... e perdoando nossos pecados (Cl 2.13 e 14).
Mas esse impacto não se vê apenas na consciência de sua conquistada libertação, como também dos esforços que eram necessários por essa conquista.
Paulo foi conquistado pela graça para ser um instrumento da graça,
mas isso se desenvolveria debaixo de muito esforço e lutas.
Essa fora a orientação de Deus para Ananias em At 9 15 e 16.

“Disse-lhe, porém, o Senhor: Vai, porque este é para mim um vaso escolhido, para levar o meu nome perante os gentios, e os reis, e os filhos de Israel; pois eu lhe mostrarei quanto lhe cumpre padecer pelo meu nome.”

Paulo foi conquistado, assim como nós, de modo precioso mas isso não nos garante uma vida sem lutas, pelo contrário as palavras do Senhor Jesus para nós são de alerta: “no mundo terei aflições”; e graças a Deus também de esperança... “mas... tende bom ânimo em venci o mundo”.
Assim é fato, nossa salvação é resultado da conquista de Cristo. E fato também que essa conquista vai exigir de nós uma firmeza e perseverança. O prosseguir para o alvo seguindo para conquistar pelo que fomos conquistados representa a batalha de nossa vida cristã. Pois nosso crescimento se dará debaixo de bons e maus momentos. A transformação de nossa vida passa pela perseverança de viver nossa vida cristã com firmeza e fé em todos os momentos. Pois todas as coisas concorrem para bem dos que amam a Deus – as boas e as ruins.

Como ver as aflições como meio de crescimento, ou como bênçãos?

Como lidar com a realidade de ser um vaso escolhido que muito há de sofrer em nome de Deus.

1º) Entendendo que as aflições fortalecem a nossa fé
Elas fazem parte de um processo. E claro que não podemos falar em fortalecer a fé, ignorando que as aflições trazem elementos reais e difíceis que acompanham este processo. Como processo, elas têm começo, meio e fim. E eis então uma boa notícia, elas passam. Com um elemento temporal, curto ou longo, mas passam.
Por que fortalecem nossa fé? Porque é um conjunto de atos ordenados visando um fim. São um encadeamento de circunstâncias que “produzem resultados para nossa confiança em Deus”, esta é a mensagem:
“uma vez provada... produz perseverança” e esta “deve ter ação completa”, isto é alcançar seu resultado. E neste primeiro momento este resultado é perseverar, ou seja, manter-se firme no propósito. Firme na nossa fé cristã.
É esta perseverança em confiar em Deus que nos fortalece. Não deve haver regozijo na tribulação em si; mas sim nos resultados benéficos que podem produzir.
2º) Entendendo que elas nos amadurecem
O texto nos apresenta a palavra “perfeitos”, que na verdade significa maturidade na vida cristã. Passar por lutas e manter-se firme é algo que sem dúvida nos ensina a ver as coisas por outro ângulo, e que nos capacita a sentir e transmitir a consolação e o sustento de Deus. Paulo ao falar de tribulações, que o fizeram “desesperar da própria vida”, declara:
“o Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angustia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus. “Contemplados” – abençoados; amadurecidos. (2 Co 1.5,7)

E se tivermos a postura correta, de uma fé firme, cresceremos em sabedoria vinda de Deus ( v.5,6). E como a ação precisa ser completa é necessário que busquemos a Deus para receber Dele a visão correta para os momentos difíceis. Isto não só pode nos fortalecer como também amadurecer.

3º) Entendendo que elas lapidam o caráter
Junto com a maturidade o v.4 fala em integridade. Isto é em caráter correto, aperfeiçoado. Em fraseologia teológica, santificados. Como pessoas que estão atentas aos inimigos da carne. V.9 e v.14.
Como pessoas que resistem a vontade da carne e a mensagem do mundo. Como cristãos que estão machucados, tristes, cansados, mas que não abrem mão de seus valores e fé.

ILUSTRAÇÃO - Hebreus 11 nos mostra homens que se mantiveram firmes e foram intitulados pela bíblia como heróis da fé; “homens cujo o mundo não era digno...”. Que com certeza agiram assim porque tiveram sua vida amadurecida e aperfeiçoada pelas lutas.
O apóstolo Pedro ao falar sobre isso declara que I Pe 1.6-7; 13 e 16.
“Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações, para que, uma vez confirmado o valor de vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro perecível, mesmo apurado por fogo, redunde em louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo.” ; e ...
“cingindo o vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que vos está sendo trazida ... e sede santos...”.

E como sobreviver ao processo de crescimento diante da aflições?
Pois as aflições podem nos fazer crescer, porém não são fáceis de transpor, principalmente se por longo tempo ou se são de grande intensidade. Logo é preciso no mínimo sobreviver a elas. Mesmo porque, o crescimento e amadurecimento não são imediatos, e em regra não são notados no meio do furacão das aflições.

Como estar mais próximo de Deus e de Sua providência?
Hebreus nos declara que sem fé é impossível agradar a Deus, se achegar a Deus. Saber que ele existe, que é consolador e salvador. (par sobreviver preciso confiar Nele).

Convido você a tomar o primeiro passo neste processo:
Entregar sua vida e lutas ao Senhor Jesus, que é o varão das dores; que sabe o que sofrer. Que foi transpassado pelas nossas transgressões; que merece toda nossa confiança, pois o castigo que nos traz a paz estava sobre ele e pela sua pisadura fomos sarados.
A você que veio em busca de respostas Ele é sua resposta pois Ele é a verdade e a vida. A você que veio para sair do fundo do poço; que precisa colocar a cabeça para fora d’água; que precisa a aliviar sua dor; que deseja mudar sua vida e perspectiva; que precisa crescer e perseverar.

O próprio Jesus o convida:
“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomais sobre vós o seu jugo e aprendei de mim porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para vossa alma. Porque mau jugo é suave, e o meu fardo é leve”. Mt 11.28.
E que não esqueçamos a promessa Dele de estar conosco até a consumação dos séculos ...!