ALEGRIA E MOTIVAÇÃO EM FILIPENSES - Parte 19

ATITUDES DE MATURIDADE CRISTÃ -
Alex R. Carneiro Texto: Filipenses 4.1 a 7

Continuamos com mais atitudes que devem fazer parte de nossa vida cristã.

DEPENDÊNCIA
Surge, então, furto do sentimento de ansiedade, mais uma atitude de maturidade cristã - a dependência de Deus.
O apóstolo reconhece a dificuldade das atitudes recomendadas e portanto conduz os filipenses a dependência – a lançar todas as preocupações diante de Deus, por meio das orações – na cotidiana conversa com Deus, como pelo pedido sobre necessidades específicos que requerem de nós maior insistência e postura de total submissão – a suplicação.

A dependência nesse caso está nessa postura de oração e súplica, pois contamos coisas a alguém para pedir ajuda quando sabemos que ela tem condições de nos ajudar e nos prostramos humildemente para rogar por alguma coisa quando reconhecemos o poder daquele que poder intervir.

Por isso colocamos nossas petições nas mãos de Deus porque declaramos nossa dependência Dele e pela consciência de nossa condição – somos apenas homens que precisamos de nosso Deus.

TRANQUILIDADE

Ao apontar para a alegria da salvação no Senhor, a moderação em nas questões da vida, o controle da ansiedade e preocupação pelas orações e súplicas, o apóstolo trata do resultado que essas atitude podem trazer – a paz, a tranquilidade de viver em sossego e calma por saber que Deus cuida de nós em todas as coisas.
Nessa perspectiva, tratamos em nosso ultimo encontro sobre vida frutífera que devemos saber que a paz é:
- uma condição: pois fomos justificados por Cristo quanto à pena de nosso pecado (Rm 5.1).

- um sentimento – um estado de tranqüilidade, confiança e sossego (Cl 3.15). Nada pode mais mudar nossa situação diante de Deus. Somos seus filhos por Ele salvos e por ele seremos resgatados e quando isso domina nossa mente e coração estamos em paz verdadeira.
Não precisamos de tratamento Zen. Não precisamos de meios de fuga. Não precisamos de terapias de relaxamento. Pois temos paz por sentir pertencemos a Jesus e somos cuidados por Ele.

»JOÃO [14] 1-29.
1 Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito; vou preparar-vos lugar.
3 E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos tomarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.
4 E para onde eu vou vós conheceis o caminho.
5 Disse-lhe Tomé: Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?
6 Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
7 Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai; e já desde agora o conheceis, e o tendes visto...
11 Crede-me que eu estou no Pai, e que o Pai está em mim; crede ao menos por causa das mesmas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo: Aquele que crê em mim, esse também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas; porque eu vou para o Pai;
13 e tudo quanto pedirdes em meu nome, eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu a farei.
15 Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.
16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Ajudador, para que fique convosco para sempre.
17 a saber, o Espírito da verdade, o qual o mundo não pode receber; porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque ele habita convosco, e estará em vós.
18 Não vos deixarei órfãos; voltarei a vós...
25 Estas coisas vos tenho falado, estando ainda convosco.
26 Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito.
27 Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; eu não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.
28 Ouvistes que eu vos disse: Vou, e voltarei a vós. Se me amásseis, alegrar-vos-íeis de que eu vá para o Pai; porque o Pai é maior do que eu.
29 Eu vo-lo disse agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, vós creiais.
E portanto, tenhamos paz.

CONCLUSÃO

As Palavras finais do apostolo para nós são de incentivar atitudes que enriqueçam nossa vida cristã.
Para vivermos alegres pela gratidão da salvação e da consciência que Deus nos ama. Da moderação de caminhar seguindo o exemplo de nosso Senhor que foi como ovelha para o matadouro, mas venceu a morte e foi recebido em gloria pelo Pai.
Seguindo confiantes em paz pois sabemos que nada pode nos separar do amor de Deus que há em Cristo Jesus, que morreu por nós, ressuscitou e voltará para nos resgatar.