ALEGRIA E MOTIVAÇÃO EM FILIPENSES - Parte 21

ORIENTAÇÕES FINAIS - Alex R. Carneiro Texto: Filipenses 4.8 a 9 20 Nov 11
INTRODUÇÃO

Mudando o foco… Continuação

4 - Quanto aos que se apegam ao legalismo ele aponta a pureza como força e virtude, pois ela nos leva para longe da maldade e simples aparência de espiritualidade e nos conduz para próximo do Espírito.

Por isso o salmista proclama: Sl 51. 15 a 17
15 Abre, Senhor, os meus lábios, e a minha boca proclamará o teu louvor. 16 Pois tu não te comprazes em sacrifícios; se eu te oferecesse holocaustos, tu não te deleitarias.
17 O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.

5 - Quanto a qualquer tipo de desagregação e até mesmo a todos os demais casos de deslealdade e desunião ele aponta o caminho excelente de uma vida amável. – Isto, uma vida capaz de refletir o amor em suas ações. Cheia de bondade. Que permite que as pessoas ao nosso redor se sintam bem. Uma vida que é capaz de propagar a graça Deus.
Como ocorria com a igreja primitiva que:
42 e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações. 43 Em cada alma havia temor, e muitos prodígios e sinais eram feitos pelos apóstolos...
44 Todos os que criam estavam unidos e tinham tudo em comum.
47 E louvando a Deus, gozavam da simpatia do o povo. E cada dia acrescentava-lhes o Senhor os que iam sendo salvos.

6 - E quanto àqueles que acabam por contribuir para que a imagem do corpo seja atingida, que ele mesmo denomina de maus obreiros em 3.10, ele nos convida a nos afastar por meio da boa fama – do testemunho e modo de vida que pode gera bons resultados para a imagem que as pessoas tem de nós e da igreja.
Boa fama que pode ser referir a imagem que podem ter de nós, da identidade da igreja local e do próprio retrato da comunidade cristã.
Nesse sentido também nos exortou o apóstolo Pedro ao dizer:
11 Amados, exorto-vos, como a peregrinos e forasteiros, que vos abstenhais das concupiscências da carne, as quais combatem contra a alma;
12 tendo o vosso procedimento correto entre os gentios, para que naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, observando as vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

Como pastor, Paulo sabe que todos esses aspectos são delicados e difíceis, portanto encerra incentivando a essa visão a partir de sua vida –
v.9: o que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai.
E buscai praticar isso, porque esse é um caminho que nos leva a uma consciência tranqüila de ter buscado uma vida virtuosa – por isso:
o Deus de paz será conosco.

CONCLUSÃO 1
Diante das orientações de Paulo precisamos pensar nessas coisas.
Nos focar em ações que devem ser desenvolvidas como gratidão Àquele que começou a boa obra em nós e não teve como usurpação ser igual a Deus mas se humilhou até a morte na cruz para nos salvar.
Orientações que deve levar você a se perguntar sobre a maior virtude e benção de nossa vida: ter Jesus como Senhor e Salvador.
Você já se declarou a Ele? A se entregou a seu amor?
Hoje pode ser um grande dia para isso, para segui-lo em tudo que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama...

CONCLUSÃO 2
O que tem ocupado nosso pensamento? Qual nossa visão cristã?
Qual tem sido nossa contribuição no corpo?
O que temos construído em nossas vidas e relacionamentos?
Temos vivido de modo virtuoso? De uma modo que é capaz de abençoar as pessoas, a igreja e agradar a Deus?
E a nós que o temos como Senhor, em todas essas coisas, “se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai”. Para glória de Deus, para nosso crescimento pessoal e desenvolvimento da igreja.