ALEGRIA E MOTIVAÇÃO EM FILIPENSES - Parte 25

PALAVRAS FINAIS - Alex R. Carneiro Texto: Filipenses 4. 19 a 22.

Cap 4 – RESULTADOS DA COOPERAÇÃO - parte 3 - 11 Dez

Operar junto ou agir em conjunto é algo tão forte e necessário em nosso meio que uma parábola entre um leão e um ratinho é contada as crianças para criar uma visão quanto à necessidade que temos do outro e como juntos podemos fazer muito mais do que sozinhos.
Em poucas palavras temos visto que cooperar nos une, gera comunhão. Que ajudar o outro é um meio de graça, gera forte sentimento de gratidão. Que cooperar expressa nosso espírito cristão.
Esses são resultados que já nos debruçamos, mas a cooperação como um fator de identificação e semelhança com a própria trindade pode nos trazer infinitos resultados.
Apesar dessas possibilidades, gostaríamos de refletir apenas em mais alguns resultados apresentados na relação dos filipenses com o ministério de Paulo.

1 - A COOPERAÇÃO É UMA OPORTUNIDADE DE PROVARMOS DA PROVIDENCIA DE DEUS
19 Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus.
Esses versos, a Palavra de Deus em várias passagens e nossa própria experiência cristã nos permite dizer que o compartilhar a lutas e o cooperar com as necessidades e ministérios nos leva à provar do dom de retribuição de nosso Deus.
Uma experiência em Campos do Jordão foi muito abençoadora para mim e para a igreja, quando pastoreava aquela congregação.
Éramos um grupo pequeno, mas com a fidelidade do dízimos e ofertas conseguíamos suprir todos os gastos e necessidades.
Contribuíamos humildemente com dois missionários africanos em angola. Certo dia um pastor de nossa denominação que estaa se preparando para ser missionário junto aos índios na selva de Roraima nos procurou para fazer um visita.
Como sabia de suas necessidades e das possibilidades de nossa congregação comentei que seria um prazer recebê-lo que talvez fosse melhor ir numa igreja maior, pois poderia obter melhor resultados para sua viagem e treinamento de línguas indígenas.
Graças a Deus ele não me ouviu e o recebemos com muita alegria. Infelizmente ouve um problema e tive que substituir outro pastor na sede de nossa igreja.
Preparamos a igreja, ficamos em oração e na véspera do trabalho, que coincidia com o dia de nossas ofertas missionárias, disse ao tesoureiro para destinar toda a oferta levantada para o pastor missionário e seu projeto.
O trabalho foi uma benção e o tesoureiro me informou dos valore levantados e que entregou inclusive os centavos (nos crianças também ofertavam). Comentei com o irmão porque não arredondou o valor. Ele me respondeu: o senhor disse para dar tudo.
Passado um tempo, o pastor me deu o seguinte testemunho. Que naquele dia ele não tinha nem dinheiro para o combustível. E que ele tinha orado para Deus suprir seu ministério. E comentou que a ofertas não só supriram a viagem, mas o valor total em centavos foi exatamente o que precisava para fazer um curso de idioma indígena.
Naquele período a sede estava em obras, e naquele ano a congregação não só honrou com todas suas contas, mas deu a sede mais de 3000,00 reais para cobrir despesas da obra.
O nosso Deus supri todas as nossas necessidades, segundo as suas riquezas, para glória de Cristo Jesus.
Sim, uma pequena congregação, com cerca de 10 famílias pode pagar todas suas contas, cooperar com missões e apoiar a igreja mãe, pois
não há quem faça algo a um servo ou a sua obra que não receba do próprio Deus as bênçãos.
É sua Palavra que nos diz, por meio do próprio apóstolo: (2 Co 9. 1 a 10).
“Pois quanto à ministração que se faz a favor dos santos, não necessito escrever-vos; porque bem sei a vossa prontidão, pela qual me glorio de vós perante os macedônios, dizendo que a Acaia está pronta desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado muitos.
6 Mas digo isto: Aquele que semeia pouco, pouco também ceifará; e aquele que semeia em abundância, em abundância também ceifará,
7 Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria.
8 E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça, a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência, abundeis em toda boa obra;
9 conforme está escrito: Espalhou, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre.

Como estão nossos dízimos e ofertas? Qual é nossa cooperação com a igreja e com missões? Temos usado de fidelidade e cooperação para provarmos da providencia de Deus?
Temos expressado gratidão a Deus e as pessoas por tudo que temos recebido?

Ora, aquele que dá a semente ao que semeia, e pão para comer, também dará e multiplicará a vossa sementeira, e aumentará os frutos da vossa justiça. Enquanto em tudo enriqueceis para toda a liberalidade, a qual por nós reverte em ações de graças a Deus.

Por tudo isso,...
2- A COOPERAÇÃO É UM MEIO DE nos levar a GLORIFICAR A DEUS com AÇÕES E GRAÇAS.
Diante de toda cooperação dos Filipenses as igrejas e ao ministério paulino, a palavras finais da carta são:
20 Ora, à nosso Deus e Pai seja dada glória pelos séculos dos séculos. Amém.
Isto é uma doxologia, uma hino ou expressão de exaltação a Deus, como por exemplo vemos Rm 1. 33 a 36, que diz:
33 Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e inescrutáveis os seus caminhos!
34 Pois, quem jamais conheceu a mente do Senhor? ou quem se fez seu conselheiro?
35 Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado?
36 Porque dele, e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.
Quando agimos como verdadeiros cooperadores são tantos os benefícios e bênçãos produzidas que nada é capaz de retribuir ou expressar nosso sentimento. Surgi então a única atitude suficiente - glorificar a Deus, a ponto de criar uma unidade e força entre o corpo de Cristo.
Por isso em suas palavras de despedida o apóstolo além de exaltar a Deus por todo que foi produzido entre ele e a igreja de Filipo, Paulo apresenta uma saudação expansiva e demonstrativa da intensa unidade dos que são “separados de Deus”, seus santos.
21 Saudai a cada um dos santos em Cristo Jesus. Os irmãos que estão comigo vos saúdam.
22 Todos os santos vos saúdam, especialmente os que são da casa de César (os romanos).
Assim, podemos ressaltar, ainda que o reconhecimento das ações abençoadoras recebidas é a principal ferramenta de gratidão e união dos santos.

CONCLUSÃO
O que nos faz concluir, como igreja, que cooperar é um dos melhores meios que temos para nos amar e adorar a Deus.
Que a unidade que nos leva a exaltar a Deus surgi de um espírito centrado nas mesmas coisas, no caminhar com mesmos objetivos.
Que seguir junto é a melhor saída para vencer perigos, lutas e oposições.
Assim, sigamos o caminho excelente do amor, cooperemos, servindo-nos uns aos outros como o nosso Senhor nos serviu, deixando sua glória, habitou entre nós, sendo obediente até a morte e morte de cruz.
E o Deus de toda a glória suprirá todas as nossas necessidades.
A Ele pois a glória eternamente. Amém.