Vida Frutífera - Parte 5

Pr. Alex R. Carneiro Textos Chaves: Fp 3. 12, 1 Ts 4.10 e 2 Pe 1. 5,6
Lição 5

Uma árvore não dá fruto logo após o seu plantio, há um ciclo que ela deve seguir até frutificar. Ao chegar na fase de fruto ela deve ser cuidada para que continue a frutificar. De modo semelhante a vida cristã não gera frutos de modo imediato. Ela precisa ser cuidada até o ponto de frutificar. E ao estar apta a isso ela deve ser cuidada para que possa ter longa fase de frutos. Daí falarmos em adubos espirituais como elementos essenciais ao crescimento e frutificação de nossa vida cristã.
Propomos como primeiro elemento a DEVOÇÃO - nossa dedicação intensa a Deus, como reverência a sua natureza gloriosa e por ação graciosa em nossas vidas.
O segundo que sugerimos foi a DEPENDÊNCIA - nosso reconhecimento que todo fruto e poder vem de Cristo por meio do Espírito. Neste sentido, a dependência é uma ação de fruição e substituição, em que fruirmos as coisas de Cristo e substituímos nossa vontade pela de Cristo para dar fruto. Isso ocorre como forma de devoção a Deus e para que possamos também ser um canal por onde Deus derrama sua graça.
O terceiro elemento que tratamos como adubo espiritual é a RESPONSABILIDADE - nossa resposta a ação graciosa de Deus. Nossa ação de agradecer pelos bônus da salvação e de arcar com os ônus da vida cristã. Daí a Palavra nos dizer: Fp 2.12 a 15 ... “De sorte que, meus amados, do modo como sempre obedecestes, não como na minha presença somente, mas muito mais agora na minha ausência, DESENVOLVEI a vossa salvação com temor e tremor”, bem como o Apóstolo Paulo a Timóteo orienta ao jovem discípulo: “Exercita-te a ti mesmo na piedade” 1 Tm 4.7. Isto é, diante do mundo e de suas condições busque se dedicar de modo disciplinado como um atleta no amor e na aproximação de Deus.
Desta forma podemos dizer que em ambos textos a perspectiva é de que precisamos responder a nossa salvação ativamente.
Diante desses elementos gostaríamos de propor um quarto elemento para adubar nossa vida espiritual, a visão de CRESCIMENTO continuo.
O Senhor Jesus nos diz “Nisto é glorificado meu Pai, que deis muito fruto; e assim sereis meus discípulos” (Jo 15.8).
Essas palavras nos propõem uma vida de “muito fruto”. Modo de vida não ocorre de uma só vez e tão pouco sem nenhum esforço, o que requer uma disciplina constante de crescimento. Neste caso precisamos associar a idéia de crescimento a conduta e caráter, pois nosso crescimento ou maturidade cristã visa nos aproximar a condição de discípulos.
Vejamos o que Paulo fala neste sentido em Fp 3.12 e E 1 Ts 4.10. Bem como o esforço necessário para esse crescimento é claro em Rm 6.19.
“Ora, qualquer que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança; mas o alimento sólido é para os adultos, os quais têm, pela prática, as faculdades exercitadas para discernir tanto o bem como o mal. (Hb 5.13,14).
Assim a relação entre crescimento é direta com conduta e caráter. O meu crescimento pode ser visto pelas minhas ações de modo continuo ao longo do tempo, o que vai revelar o nível de minha maturidade e a proximidade de meu caráter com o de Cristo.
Crescimento que só pode se dar durante a vida cristã e, portanto, por esta progressividade requer disciplina. Isto é, nosso esforço e cuidado como a busca das qualidades produzidas pelo fruto do Espírito.
O Pastor e Teólogo Jerry Bridges, tratando sobre o tema declara: “A conduta sempre alimenta o caráter, mas o caráter também alimenta a conduta. (p.22).
Por isso Pedro nos exorta “Associai com a vossa fé... a piedade” (2 Pe 1. 5,6).

CONCLUSÃO

Precisamos entender que não há frutificação sem crescimento. Preciso crescer para poder dar furtos, ou seja, eu preciso ter certo amadurecimento para dar fruto e tendo alcançado esta condição é necessário que eu cuide para que esse crescimento continue.
Crescimento que se apresenta pela relação entre meu caráter e minha conduta. Pois se eu tiver um caráter que ressalte aspectos cristãos as minhas ações serão de fruto cristão. Não podemos colher tomates de macieiras. E não podemos colher frutos de uma muda ou pequeno pé. Mas tendo chegado a maturidade pelo fruto conheceremos a árvore.

Leia o Salmo 119. 33-37 e reflita e peça a Deus que mostre em que área você pode crescer, pois todo fruto de Deus reflete seu caráter quando está dentro de sua Palavra.