Vida Frutífera - Parte 12

Pr. Alex R. Carneiro Textos Chaves: - Sl 42. 1 e 2

Lição 12 – Piedade: uma sede de Deus

Apóstolo Paulo a Timóteo orienta ao jovem discípulo: “Exercita-te a ti mesmo na piedade” 1 Tm 4.7. Isto é, diante do mundo e de suas condições busque se dedicar de modo disciplinado como um atleta no amor e na aproximação de Deus.
O exercício da piedade por meio de uma atitude de reverência, fruto da consciência da excelência de Deus, e a gratidão expressa por nosso amor retributivo naturalmente geram resultados, pois não como se dirigir a Deus com temor e gratidão sem que isso gere em nós um desejo de estar na presença de Deus e servi-lo. Isto é de ter uma vida frutífera.
Eis o principal aspecto de vivermos em devoção e piedade – a sede de Deus. O desejo de ter comunhão com Ele, de dar atenção a sua palavra, de buscar um amor relacional com o próximo para obedecê-lo.
Assim palavras como do Salmo 42.1,2 passam a ter grande significado para nós
Davi expressa isso de modo direto no Salmo 27.4 quando diz: “Uma coisa peço ao Senhor, e a buscarei: que eu possa morar na Casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e mediar no seu templo”.
O que é sede de Deus? Seria estar apenas ocupa e envolvido em sua obra?
Não. Mas envolve toda nossa vida. E se pensarmos no que já vimos no amor relacional ordenado pro Jesus, podemos dizer que envolve uma reflexão de nossa comunhão com Deus na vida das pessoas.
“Uma pessoa que passa tempo com Deus emana sua glória de uma maneira afetuosa e convidativa” (J. Bridges). Isto é, alguém que expressa amor em seus relacionamentos e que portanto atrai as pessoas para essa forma de viver, e consequentemente, para o evangelho, para vida ligada a Jesus.
A devoção a Deus, o temor, refletido numa atitude de reverencia e honra para com Deus, juntamente com uma apreensão do amor de Deus em nossa alma, se completam e reforçam um intenso desejo de comunhão e gloria de Deus. Que só se expressam adequadamente por meio de uma vida frutífera.

Nosso desejo é servir a Deus em todas as áreas da vida?
Temos feito isso na igreja, no trabalho e em nossos relacionamentos?