Vida Frutífera - Parte 13

Pr. Alex R. Carneiro Textos Chaves: - Lc 18.14 e Jo

Lição 13 – Uma visão sobre a humildade

A vida cristã deve ser uma vida produtiva tanto como meio de glorificar a Deus como de nos aproximar de Jesus. Por isso Cristo nos disse que um modo de glorificarmos ao nosso Pai e sermos seus discípulos (Jo 15.8) era dando muito fruto... Fruto que se expressa em nossos relacionamentos, pois a produtividade de nosso discipulado está em cumprir o mandamento de amor, como o de Jesus.
Essa produtividade nos é possibilitada não só por nossa postura, mas principalmente porque o Espírito pode operar em nós por meio de seu fruto – de sua ação produtiva expressada, de modo exemplificativo, por nove qualificativo apresentados, sobretudo em Gálatas 5.22 e 23 que diz: “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei”. Qualificativos que são seguidos de uma frase interessante que nos aponta um aspecto importante: a humildade.
Dizemos isso, primeiro porque os versos 22 e 23 estão inseridos num contexto de apresentação da liberdade e sujeição como fatores da nossa vida como discípulo. Elementos que requerem humildade ao serem tratados, pois a liberdade concedida a nós pela salvação serve para que nos coloquemos dispostos a servir a Deus e uns aos outros (Gl 5. 13 e 14).
Existe um verso de uma música de Flávio Venturini que fala de seu grande amor por sua amada e declara que ele era “escravo de seu amor, (mas) livre para amar”. Acho interessante essa frase porque realmente precisamos nos colocar como servos para amar, e isso só é sincero e verdadeiro quando é feito espontaneamente.
Assim, nosso amor a Deus e nosso amor ao próximo, ambos expressos em servir só ocorrerá se nos submetermos a Deus e ao outro. Submissão que em nosso caso só se humildemente vivermos pela direção de Deus, mais especificamente de seu Espírito Santo. Daí o trecho se concluir com nossa vida (salvação) pelo Espírito e nossa modo de viver segundo este Espírito.
Logo, precisamos nos debruçar sobre os diversos aspectos e valores da humildade para que efetivamente possamos ter o Espírito operando em nossas vidas e por meio de nós. Nos conduzindo a uma vida de discípulos que produzem muito fruto, glorificando a Deus e abençoando ao próximo.
È interessante relembrarmos que Deus mostra seu especial carinho e atenção pelos que vivem em humildade. O profeta Isaias fala sobre isso em seu capítulo 57.15: “Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade e cujo nome é santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos.”
Por isso as palavras de Deus para aos humildes são tão impactantes, tanto no Velho quanto no Novo Testamento:
“Assim diz o Senhor: O céu é o meu trono, e a terra o escabelo dos meus pés. Que casa me edificaríeis vós? e que lugar seria o do meu descanso?
A minha mão fez todas essas coisas, e assim todas elas vieram a existir, diz o Senhor; mas eis para quem olharei: para o humilde e contrito de espírito, que teme a minha palavra”. Is 66. 1 e 2
“Todo o que se exalta será humilhado; mas o que se humilha será exaltado” Lucas 18.14. Pois...
“Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois, a Deus; mas resisti ao Diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos para Deus, e ele se chegará para vós”.
Tg 4. 6 a 8
Assim, a humildade é não só um requisito para que o Espírito possa operar em nossas vidas, mas também uma benção para nos aproximar da vontade de Deus e de gozar de suas benções.

ESTAMOS prontos a SERVIR A DEUS E AO PRÓXIMO.
Isto é, Desejamos Agir Com Humildade perante o Espírito para Ele operar toda sua produtividade em nós.