Vida Abundante - Parte 37

Parte 37 - Os Cinco “Vs” da Vida Pessoal e Familiar Abundante
O QUARTO “V”: A VIDA EM FAMÍLIA – 3: 18-21
Chegamos ao quarto “V” da Vida Abundante que é a “Vida em Família”. A vida abundante e a vida familiar estão intimamente ligadas porque nenhum sucesso, jamais, pode compensar o fracasso na família. O sucesso profissional, as conquistas financeiras, nenhuma satisfação pessoal, nada, absolutamente nada do mundo material completará nossa vida sem a benção de Deus sobre a nossa família.
No verso 18 temos o início de um novo parágrafo, que traz um novo assunto. Dos versos 1 a 17 temos as verdades cristãs ensinadas, e nos versos 18 a 21 temos como estas verdades são vividas num grupo especial: a família. O evangelho de NSJC é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê (Rm. 1:16). O evangelho do NSJC é o que faz do homem uma nova criatura (II Cor. 5:17). Cria no homem uma nova forma de pensar, uma nova forma de agir e o que apóstolo Paulo está tentando transmitir neste novo parágrafo é que as verdades ensinadas nos versículos anteriores trazem implicações para dentro da nossa casa, criando uma nova família.
As verdades cristãs não são apenas idéias; ser cristão não é apenas concordar intelectualmente com abstrações metafísicas que chamamos de doutrina; mais que isso, são vida para os lugares onde eu vivo. E o lugar onde eu vivo com o maior grau de intensidade, para o bem ou para o mal, o lugar onde eu apareço com o maior grau de transparência, consciente ou não, é dentro da minha própria casa. Em casa tiramos a roupa... Em família uma pessoa é o que realmente é; na intimidade do lar todas as máscaras caem... As pessoas podem disfarçar no trabalho e podem também disfarçar na Igreja, mas, no lar, os disfarces tem um prazo de validade muito curto. (Brincar) Conta-se que lá no Nordeste, numa cidadezinha do interior, a Igreja estava reunida para o ofício fúnebre de um crente. O pastor durante o sermão rasgava elogios ao morto (todo morto é elogiado, todo morto é bom... não é mesmo irmãos...); e aquele irmão não tinha lá um bom testemunho em casa. E o pastor elogiando... e viúva ficando incomodada; o pastor elogiando e mulher do falecido se contorcendo... Uma hora a mulher não agüentou e no meio do culto ela chama um dos filhos: “oh menino, vem cá... dá uma espiada lá no caixão e vê se é seu pai que está mesmo lá...”.
Querido irmão e querido amigo, note que a Palavra de Deus vem trazendo suas idéias de maneira crescente, como se estivéssemos subindo uma escada: tudo na vida abundante começa na “Vida com Cristo”, o primeiro degrau, ou seja, as verdades dos versos 1 a 4 falam da minha vida com Jesus, eu e Deus... Aqui cabe uma pergunta importante: como vai sua vida com Deus? Já dos versos 5 a 17 temos os “Vícios” e as “Virtudes”, o segundo degrau, que de certa maneira tratam da minha vida comigo mesmo, eu com minhas qualidades e meus defeitos, eu em paz com o árbitro que mora no meu coração ou eu contaminado pelo veneno da minha própria língua (Sl. 34:12-16). Ninguém têm só defeitos, e ninguém tem só qualidades. A vida abundante, na verdade, a vida cristã, na verdade, é aquilo que me conscientiza de como estou vivendo comigo mesmo, se estou determinado a vencer meus vícios e perseverando em cultivar o caráter de Cristo em mim, o que pode ser resumido em apenas uma palavra: santificação. E aqui mais uma pergunta se faz necessária: como eu estou comigo mesmo? É por isso, por causa destes dois degraus, que para Calvino a vida cristã consta de duas partes essenciais: o conhecimento de Deus e o conhecimento de nós mesmos.
Por que entender estes dois degraus, “eu e Deus” e “eu comigo mesmo” é tão importante para falarmos do quarto “V” da “Vida Abundante”, a “Vida em Família”? O que você acha? Por que antes, note bem, “antes” de falarmos de famílias abençoadas nós temos que nos lembrar sobre a vida com Cristo e a vitória das virtudes sobre os vícios? (Pausa) A resposta é simples: porque o jeito mais seguro de subir uma escada é subir um degrau de cada vez! Quem aqui não quer a benção de Deus sobre a sua vida conjugal? Quem aqui não deseja filhos abençoados? Mas, o quatro “V” da “Vida Abundante”, a “Vida em Família” é precedido da vida com Cristo e da vitória sobre os vícios. Paulo sobre um degrau de cada vez e isto nos ensina que a base sobre a qual se constrói uma família cristã começa na minha vida com Deus. E não há lógica em você querer uma família conjugal abençoada por Cristo se você primeiro não tem um compromisso com esse Cristo. É por isso que a Palavra de Deus é tão categórica: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam” (Sl.127:1). É por isso que o verso dezoito diz “como convém no Senhor”; é por isso que o verso vinte termina com a sentença “pois fazê-lo é grato diante do Senhor”. Esta é a base e este é o primeiro degrau: o quarto “V” da “Vida Abundante”, a “Vida em Família” é uma vida “no Senhor”, é uma vida “diante”, ou seja, “na presença do Senhor”.
Eu penso que nisto se concentra uma boa parte dos nossos problemas familiares: nós queremos pular degraus. Não adianta você tentar pular degraus. A vida abundante na família começa com a vida abundante em Cristo. Quem sobe degraus pulando um dia vai tropeçar e se machucar. A vida conjugal abençoada começa com o cultivo das virtudes de Cristo no meu coração. (Ênfase) Nós, enquanto pecadores, gostamos de nos iludir pulando etapas, mas na vida espiritual isto simplesmente não funciona. Queremos a fé de Abraão, mas não queremos as provas de Abraão! Queremos a autoridade da liderança de Moisés, mas não queremos os seus 40 anos de deserto! Queremos o coração de Davi, mas não ansiamos pela disciplina que Deus aplicava aos pecados de Davi! Queremos o fogo de Atos capítulo 2, mas não queremos a sangrenta cruz que possibilitou a descida do Espírito no Pentecostes! Queremos uma consagração igual à do apóstolo Paulo, mas nem de longe pensamos em passar pelos seus naufrágios, açoites e prisões.
(Pausa-brincar) Irmãos, eu tenho uma coisa séria, profunda, muito complexa para dizer, e que só os iluminados poderão entender... Preste atenção, eu não vou repetir: “as primeiras coisas vêm primeiro”. Entendeu?... É por isso que precisamos trazer à mente tudo o que já temos estudado desde o verso 1 deste capítulo de Colossenses. Quem, de verdade, quiser a vida abundante presente na sua vida conjugal ou familiar, primeiro precisará responder: como está a sua vida com Deus? Como está a sua vida consigo mesmo? Irmão, como está a sua vida com Deus? Irmão, como está a sua vida com você mesmo?