Vida Frutífera - Parte 15

Pr. Alex R. Carneiro Textos Chaves: - Mt 23.1 a11 Mc 12.14

Lição 15 – Humildade diante de Deus e da Palavra

A humildade é um elemento do caráter que deve ser cultivada por meio de atitudes que expressem modéstia, disposição de servir, submissão e respeito às pessoas.
A humildade não é citada no rol das qualidades ou potencialidades do fruto do Espírito, mas sem dúvida nenhuma um requisito para que essas qualidades possam ser praticadas. Como falarmos em viver com benignidade, mansidão, bondade, domínio próprio, amor, alegria, paz, longaminidade e fidelidade sem modéstia e disposição a servir.
Nesse sentido a humildade como expressão de submissão e respeito é essencial em nosso relacionamento com Deus e nossa postura diante de sua Palavra.
O servo humilde se submete a seu Soberano e as suas ordens. O servo de Deus exercita a humildade reconhecendo a majestade de Deus, respeitando sua excelência e obedecendo sua Palavra.
Por isso precisamos, ainda que brevemente, refletir sobre a humildade diante de Deus e de Sua Palavra. P.40
Contudo, vejamos primeiro um exemplo de pessoas que se apresentam como servos, mas não exercitam a humildade perante Deus e sua Palavra. Jesus nos dá um exemplo disso em Mt 23. 1 a 11. Vejamos o texto:
A Humildade perante a Palavra é uma exortação a mudança (2 Rs 22.13) e reconhecimento que a Palavra expressa a vontade de Deus.
Assim a humildade regrada pela bíblia reflete em nossas condutas e mentes. Nossa posição passa a ficar em segundo plano (Lc 10.21).
A HUMILDADE diante de Deus é semelhante ao temor, pois requer uma compreensão exata de quem é Deus e uma clareza quanto a nossa natureza pecaminosa e condição de perdidos.
Moisés se curvou diante de Deus, Ezequiel se prostou no chão, Isaias (Is 6.1 a 5) declarou “ai de mim”.
Nosso correto conhecimento de Deus é fundamental para todas nossas relações.

RESPEITO
Trabalhando com casais e atendendo cônjuges em aconselhamento, aprendi que um dos maiores obstáculos que enfrentamos no casamento é a falta de respeito – a Deus, a nosso cônjuge e nos mesmos.
- A DEUS desrespeitamos não obedecendo seus mandamentos de amar, cuidar, nos submeter, servir e abençoar nosso cônjuge. O Salmo 128 nos mostra o resultado NO CASAMENTO E NA FAMILIA da reverência, do respeito a Deus e da obediência de trilhar seus caminhos.
- Ao NOSSO CÔNJUGE desrespeitamos de diversas formas. Muitas vezes deparamos com cônjuges que ferem a intimidade com o individualismo excessivo ou com a falta de respeito a individualidade e interesses do outro. Outras vezes substituímos o compromisso pela falta de amor e dedicação; é comum alguns entenderem ou acharem que o momento dos votos núpciaIs é o compromisso suficiente para o casamento, contudo os votos são para o caminho a percorrer no relacionamento conjugal. E, ainda, em outros casos um dos cônjuges não concede a liberdade, ao contrário usa de sua liberdade não para servir o cônjuge espontaneamente, mas para a manipulação, o medo e até a anulação.
- Há também a falta de respeito por excesso no uso de nosso liberdade.
- É comum também atingirmos a relação conjugal com a falsa culpa, a acusação ou a irresponsabilidade, ao invés de compartilharmos os bons e maus momentos e resultados, é comum ouvirmos em algumas relações as expressões: “a culpa é sua...”, sendo que a relação envolve duas partes.
- Desrespeitamos a nós mesmos quando nos alunamos, quando não estabelecemos limites ao nosso cônjuge.
A falta de respeito ao nosso cônjuge ou a nós mesmos é resultado de nossa falta de visão de dignidade e de certa forma de temor a Deus.
Devo respeitar e ser respeitado porque sou um ser que tem valor, que portanto mereço viver dignamente e ser tratado em meus relacionamentos de modo que possa ser valorizado ou de maneira que meu valor seja conservado, e no caso do casamento, também, desenvolvido, pois um dos propósitos do casamento é o crescimento do casal como pessoa e como cônjuge (casal).
Deus trata a todos com justiça e dignidade e requer isto de nós, não viver com respeito é ferir a justiça de Deus e não se submeter a ele.
Agir com respeito é cumprir o “mandamento de buscar o Reino de Deus e a Sua justiça.
Buscar o REINO de Deus é viver debaixo de seu senhorio. É viver em submissão a vontade de Deus. É viver em “temor”, reverência ao Senhor (Sl 128.1.Buscar a sua JUSTIÇA é viver e fazer as coisas de forma certa, dentro do padrão de Deus. Viver em obediência, ou seja, ter relações com Deus, com meu cônjuge, comigo mesmo, e com meu próximo em santidade.
Assim o terceiro passo é agir com RESPEITO, isto é, tratar com dignidade e valorizar nosso cônjuge. Se vivermos assim, poderemos ter relacionamentos abençoadores, saudáveis. Caso contrário, poderemos machucar, destruir ou anular, a nós mesmo, a nosso cônjuge e as pessoas que estão a nosso redor – isto é agir sem respeito.
A Bíblia nos demonstra a benção e o resultado do respeito e do desrespeito em nossos relacionamentos, quando vivemos uma vida de serviço e amor ao outro ( 1Pe 3.1 a 7 e Gl 5.13 a 15)