Vida Abundante - Parte 38

Parte 38 - Os Cinco “Vs” da Vida Pessoal e Familiar Abundante
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA VIDA EM FAMÍLIA
Estamos tratando sobre a “Vida Abundante” e na semana passada começamos a falar sobre a “Vida em Família”, o nosso quarto “V”. Creio que é importante relembrar que a benção de Deus na vida familiar aqui em Colossenses, está diretamente relacionada com tudo o que este livro da Palavra de Deus vem nos ensinado antes deste parágrafo, ou seja, a vida abundante na família também começa na vida abundante com Cristo, ou, em outras palavras, a benção de Deus na vida familiar é conseqüência da benção de Deus na vida pessoal. Embora Deus esteja muito interessado em abençoar sua vida conjugal (e creia, Ele está mesmo, não desista desta benção), antes de tratar dos outros, Ele quer tratar de você. (Pausa) Você primeiro, depois o outro...
Lembro-me que certa vez fui preletor de um Congresso de Casais na cidade de São Roque, aqui interior de São Paulo, e tive uma grande honra naquela ocasião, o papai, presbítero da Assembléia de Deus, foi comigo. A Gláucia não pode ir, a mamãe não pode ir e o papai foi para me fazer companhia. O congresso foi uma benção, de várias maneiras Deus exortou esposos e esposas e cada um saiu dali com um desafio para si, o desafio de não apontar o dedo, sem cobranças com o cônjuge... (Brincar) Terminado o Congresso eu entro no carro, papai entra e assim que ele colocou o cinto de segurança disse: “que pena que sua mãe não veio... ela precisava escutar muitas coisas que foram faladas aqui...”. Você primeiro, depois o outro...
Neste parágrafo, dos versos 18 a 21, o apóstolo Paulo vai ensinar sobre alguns princípios cristãos para os relacionamentos dentro da família. A família é vista aqui como uma micro-sociedade, onde cada um exerce um papel importante e múltiplos papéis são desempenhados e se intercambiam ao mesmo tempo. A família não é uma coisa monolítica. O homem tem o papel de esposo e pai, coisas que ele recebe como esposo e coisas que ele oferece como esposo, coisas que ele oferece como pai e coisas que ele recebe como pai, direitos e deveres que se cruzam de maneira muito intensa e dinâmica; a mulher tem o papel de esposa e mãe, coisas que ela recebe como esposa e coisas que ela oferece como esposa, coisas que ela oferece como mãe e coisas que ela recebe como mãe, direitos e deveres que se cruzam de maneira muito intensa e dinâmica; e os filhos também têm direitos e deveres. Olha, são tantas coisas acontecendo, como diz o poeta “são tantas emoções”, que se a Palavra de Deus não for nosso norte as coisas tem tudo para dar errado! Vamos relembrar o Salmo 127:1: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam”.
Como podemos observar através de tantas separações e tantos conflitos no âmbito familiar, tantos problemas nos lares, a família moderna não tem muita clareza quanto a vontade de Deus para sua vida. E o pior, não só a família moderna de fora da igreja, mas também a família moderna de dentro da igreja! Se você realmente deseja uma vida abundante, precisará atentar cuidadosamente para qual a vontade de Deus para a sua vida em família. Você quer uma vida abundante em Cristo? Bem, se você é casado, vai precisar levar em consideração o trato com sua esposa e se você não tem provocado seus filhos à ira. Você quer a vida abundante em Cristo? (Brincar) Bem, se você é mãe e deseja um verdadeiro crescimento espiritual em sua vida, vai precisar parar de neurotizar seus filhos com esta superproteção... Ninguém merece... Há no ORKUT uma comunidade criada por filhas de mães superproteras. Sabe qual o nome da comunidade? “Se eu morrer minha mãe me mata”. Se você é filho e deseja viver a vontade de Deus na sua vida vai precisar levar mais a sério o difícil significado das palavras “honra” e “obediência”.
Para entender bem estes versos que falam da “Vida em Família”, alguns princípios gerais precisam estar claros:
1) A família é uma criação de Deus – A família não é uma invenção do homem. A família não é uma evolução social. A família não é uma invenção do judaísmo e tão pouco uma invenção do cristianismo; a família existe antes que existisse religião... A família é uma invenção de Deus. Por favor, atente para isto: a família nasceu no coração de Deus. O Deus criador, o Deus perfeito, o Deus Santo, o Deus que é Amor, o Deus que é inteiramente puro, confiável e íntegro foi este Deus quem inventou a família. A família moderna está em crise porque esqueceu de pensar no criador da própria família. A família tem que ser pensada na perspectiva do Deus Criador. Por que existe o casamento? Porque o Deus Criador disse: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda” (Gn. 2:18). Por que existem os impulsos para a intimidade conjugal? Porque o Deus Criador disse: “...serão os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus e não se envergonhavam” (Gn. 2:24). Deus criou a família para que o homem tenha uma sexualidade feliz, pura e saudável. Por que existem os filhos? “E Deus os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra.” (Gn. 1:28). (Pausa-gravidade) Eu acho que Deus gosta da casa cheia, eu acho que Deus gosta de criança, eu acho que Deus nos fez pais para que pudéssemos sentir um pouco do que Ele sente como Pai... A paternidade é a experiência de sairmos um pouco de nós mesmos, de transcender emocionalmente e existir um pouco para além de nós mesmos nos nossos filhos. Porque o que é a alegria dos nossos filhos senão a nossa alegria? O que é a desgraça de um filho senão a nossa desgraça? Eu creio que Deus criou a família para nos ensinar quem Ele é, como Ele sente, como Ele pensa... É por isso que Jesus nos ensinou a chamá-lo de Pai.
Hoje continuaremos falando sobre os princípios fundamentais da vida em família à luz do texto de Colossenses 3. A vida abundante está relacionada diretamente à vida no lar porque nenhum sucesso justifica o fracasso de uma família. Na semana passada tratamos do primeiro fundamento, talvez o mais importante de todos para nossa orientação, que é “a família é uma criação de Deus”. Por que Deus criou o casamento? Para por um fim na solidão: “Não é bom que o homem esteja só”. Por que Deus criou homem e mulher? Para uma sexualidade feliz e saudável: “serão os dois uma só carne”. Por que Deus criou os filhos? Para nosso crescimento e transcendência existencial, para aprendermos a viver além de nós mesmos: “E Deus os abençoou e disse: sede fecundos, crescei e multiplicai”. (Brincar) Por Deus criou as “sogras”, os “cunhados”? Aí já é um grande mistério... Aí já é mistério, eu não sei, quando você encontrar a resposta me ajude... A família nasceu no coração do Deus Criador e isto tem duas implicações muito sérias, especialmente para os cristãos: a) a família se reveste da mais alta dignidade; e b) algo sempre ficará comprometido na humanidade quando o plano de Deus para vida em família for negligenciado. No poema “A Falta da Família” o pastor Josué Gonçalves escreveu assim: “Uma criança pode ser um encanto, e geralmente é, mas se lhe faltar a família, falta-lhe a razão e a base para ser criança; Um jovem pode ser especial, mas se lhe faltar a família, falta-lhe um complemento existencial; Um homem pode ser um gênio, mas se lhe faltar a família, tenderá a ser um gênio desajustado; Um velho pode ser um sábio, mas se lhe faltar a família, falta-lhe a razão para continuar envelhecendo de maneira saudável e pensando nos outros; Ser e pertencer, amar e ser amado, se faltar a família faltará um lado... É quase impossível existir qualquer pessoa sem nenhum tipo de família... E, se existe, não é feliz por completo...” (Adaptado, 2004, p.10).