Vida Frutífera - Parte 25

Pr. Alex R. Carneiro Textos Chaves: - 1 Pe 3.10 e 11

Lição 25 – BUSCANDO a Paz nos relacionamentos

Como vimos o NT nos conduz a uma proposta de “buscar a paz” no sentido de persegui-la firmemente. Bem como nos mostra que a paz é ser uma condição de justificados e amigos, um sentimento de tranqüilidade e sossego pois nossa esperança não está nesse mundo e circunstancias mas na certeza da volta de nosso salvador – nada pode nos separar do amor que está em Cristo Jesus e a paz é, ainda, uma atitude de apaziguar e não contender.
Diante dessa busca recomendada e dos aspectos que a envolvem, a paz atinge pelo manos três áreas de relacionamento: com Deus; conosco mesmos e com os outros.
Na primeira perspectiva podemos buscar a paz no relacionamento com Deus por meio de uma vida agradável a Deus.
A justificação é resultado do ato de salvação, mas isso não exclui o processo que existe a partir de nossa salvação e que se refere a nossa vida dentro da vontade e Palavra de Deus.
O que requer de nós obediência, exame rotineiro de consciência e pedido de perdão. Daí a nossa proximidade do Espírito para produzir a paz, pois é Ele que pode nos conduzir a uma vida agradável a Deus – de ter a tranqüilidade que estamos dentro de sua vontade (Sl 51 e o Livro de provérbios).
Na segunda linha relacional devemos ter a paz pessoal. Isto é de termos nosso ânimo e sossego diante da lutas da vida – Jo 16.33. As palavras de Cristo – tende bom ânimo nos conduz a isso.
Precisamos crer em nosso potencial, em nossa capacidade de viver dentro da graça e que Jesus nos prometeu vida e vida em abundância.
Muitas são as lutas, mas o Senhor está conosco (Sl 121, Sl 90).
Por último temos o nosso relacionamento com os outros. Já vimos que dentro dessa busca pela paz com todos no que se refere aos outros a Bíblia deixa claro para nós que devemos fazer o que pudermos (Hb 12.14 e Cl 3.15) e, termos tranqüilidade que as vezes essa paz não ira depender de nós (Rm 12.18).

CONCLUSÃO
Em nossa busca de viver em tranqüilidade, de não contender, de apaziguar, de fugir da beligerância, devemos estar atentos a ter paz com nosso Deus. Afastando-nos da ansiedade pelas lutas da vida. Nos esforçando para que em nosso amor pelo próximo tentemos sempre pacificar os momentos difíceis, tendo a tranqüilidade que fizemos tudo que era possível de nossa parte para um bom relacionamento.
Acima de tudo precisamos saber que Deus é nosso salvador, que tudo passa na vida (Rm 8)
28 E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus,... e
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica; Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.

E que a paz de Cristo que excede a todo entendimento habite em nossos corações.