Dingo Bell! - Parte 1

Dingo Bell! É NATAL, FESTAS, CÂNTICOS e...
e o grande AMOR de DEUS
Parte 1.

“Dingo Bell ! Bate o sino pequenino sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem...”
Esse é um dos cânticos mais ouvidos no período do Natal e Fim de Ano, quer sendo tocado nas lojas ou simplesmente sonorizado em aparelhos de enfeites de árvores de natal, sinos ou outros apetrechos desta ocasião. Assim, tornou-se uma música já incorporada ao nosso dia-a-dia natalino.
Já está incorporado ao cotidiano? Como entender isto ou o que pode significar isso?
A idéia de cotidiano pode esconder muitas coisas. Hábitos saudáveis ou a banalização. Neste último caso significa que o cotidiano pode esconder ou afastar “o porquê” de fazermos as coisas. O sentido e motivo certo porque agimos ou pensamos de certa forma. No caso do Natal, cantamos, festejamos, comemos, presenteamos; mas e daí? Por quê?
Creio que os versos iniciais de nosso cântico natalino tão conhecido pode nos ajudar um pouco sobre o significado do natal, pois ele faz uma ligação direta com os versos proféticos de Isaias e os relatos dos Evangelhos.
Em Isaias vemos: “para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade... o povo que estava em trevas viu grande luz... Porque um menino nos nasceu, um filho se nós deu; o governo está sobre seus ombros... e seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da Eternidade, príncipe da Paz;... O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto” (Is 9.1 a 9).
Os evangelhos relatam: “Naqueles dias foi publicado um decreto de César Augusto, convocando toda população do império para recensear-se... José subiu da Galiléia... estando eles ali, aconteceu completarem-se os dias, e ela (Maria), deu a luz a seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou numa manjedoura... Havia naquela mesma região pastores... e o anjo disse: eis que aqui vos trago boa nova de grande alegria, que o será para todo o povo; é que hoje vos nasceu na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor. E subitamente apareceu com o anjo uma milícia celestial louvando a Deus e dizendo: glória a Deus nas alturas e paz na terra entre os homens, a quem ele quer bem”(Lucas 2.1 a 14).
Os textos acima nos permitem entender que muito antes de nosso cântico Deus expressou o significado do natal e festejou de modo glorioso esse dia com o cântico das milícias celestiais.
Dessa forma, nosso hino natalino é um breve reflexo do que Deus planejou para nós. Contudo, em nossa questão inicial, simplesmente incorporá-lo a apetrechos natalinos é permitir que o cotidiano esconda ou dissimule tudo que Deus planejou com o natal. É não entender claramente por que o verbo (Jesus) se fez carne e habitou no meio de nós. Não permitindo, assim, que festejemos o Natal pelo motivo certo.
Devemos nos alegrar e festejar muito com o Natal, mas ao ouvirmos o “dingo bell” dos sinos nos versos da canção: “bate o sino pequenino sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem” ou de qualquer outra forma; precisamos entender que Natal é a profunda expressão do amor de Deus por nós e de seu desejo de vivermos uma vida plena de santidade. É Deus vindo habitar entre nós por amor.
Logo, o que significa efetivamente que Natal? Significa Deus vindo habitar entre nós por amor?
O que veremos um pouco mais em nosso próximo encontro pensando não só nisso como também na importância disso para uma nova vida, para termos um feliz ano novo.
Até lá, nossa sugestão é: ouça os cânticos de Natal, leia a Bíblia e no momento da ceia não deixe de louvar a Deus por seu amor por nós.
Afinal é Natal. Um menino nos nasceu, um filho se nos deu – Jesus, o nosso Salvador.
Pr Alex, Anna Paula e família.