Vida Frutífera - Parte 29

Pr. Alex R. Carneiro Textos Chaves: - Gl 5.22 e Hb 11.1,2

Lição 29 – FÉ: expressão de fidelidade a Deus e nossas convicções.

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem. Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho” Hb 11. 1,2.

A fé se refere a um sentimento e disposição de certeza espiritual e mental. A fé está ligada a certeza de coisas abstratas mas que se expressam por nossos atos e convicções.
Ela se expressa de várias formas, mas podemos enumerar pelo menos três atitudes que permitem que alcancemos bons testemunhos como citado no verso que lemos: a honestidade; a lealdade; e a obediência.
Sugerimos essas atitudes uma vez que a raiz da palavra fé é fides, de fiel, digno, de que se pode ter certeza ou garantia, daí a palavra fiador, aquele em que posso me fiar, isto é, confiar. Diz-se da pessoa que é segura e confiável.
Por isso a fé além de ser um fator intrínsico ou de foro íntimo, por se referir a nosso modo de crer e pensar, também tem uma aspecto extrínsico, porque tem haver com nossa reputação, isto é, aquilo que as pessoas pensam de mim.
Vejam ao falar dessa qualidade produzida pelo Espírito a carta fala de sua condição pessoal – “firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. Se referindo a nosso crer e esperar segundo essa crença.
No entanto, fala também do aspecto relacional e social da fé, que é externo: “Porque por ela os antigos alcançaram bom testemunho”.
Daí a nossa proposta de olhar para algumas atitudes que além de demonstrar nossa posição espiritual e disposição mental, firma também a visão que as pessoas têm de nós – a reputação formada pelo testemunho.

A honestidade – podemos dizer que a honestidade está ligada as nossas relações negociais, uma vez que se refere a lisura e retidão com que fazemos nossos acordos, contratos e o modo correto pelo qual cumprimos nossos compromissos e pelo cumprimento de nossa palavra (Sl 15.4 e Pv 10.26). Tem haver também com a transparência de seus negócios e atitudes.

A lealdade está diretamente ligada a honestidade, porém podemos dizer que leal é a condição de quem é fiel em seus relacionamentos (Pv 17.17 e 27.6). Estes dias li um artigo de Mario Cortella, filósofo e ex-secretário de educação de São Paulo, em seu livro Qual é a tua obra? Onde o autor falando sobre ética declara que a lealdade está ligada a sinceridade, pois está vem da expressão “sine cera”, sem cera, que pode ter sua origens, uma ligada a artesões de moveis que para cobrir um defeito passavam cera nos móveis. Assim um móvel sem cera era perfeito e leal a sua qualidade. Outra está ligada a arte grega que usa máscaras (chamadas personas) para que um ator pudesse representar vários personagens, assim sem máscaras é a pessoa que é sincera, mas é também chamada assim, porque os romanos pegando essa tradição grega, usavam cera no rosto para mudar o personagem, assim “sem cera” era a pessoa real, sem disfarces. Até hoje vemos que palhaços e artistas usam maquiagem para representar.
Assim a lealdade é atitude de ser sincero em seus relacionamentos, de demonstrar-se quem se é em seus relacionamentos. O contrário é ser dissimulado, isto é, aquele que age disfarçadamente em seus relacionamentos, que é desleal ou infiel.
Sobre esse aspecto o Senhor Jesus chamou os fariseus de “sepulcros caiados”. Isto é, túmulos pintados. Que se apresentavam bonitos por fora, mas por dentro estavam mortos guardavam coisas apodrecidas.

A obediência – essa é a forma de expressarmos nossa fé pela submissão a Deus. Pela fidelidade como servos, que seguem sua Palavra. Assim, aqueles em que Deus pode confiar. Que se conduzem firmes diante das promessas de Deus.
Essa na verdade é a principal expressão de nossa fé, pois é pela obediência que adoramos e vivemos de modo honesto e leal.
A parábola dos talentos é um bom exemplo para nós dessa ligação entre fé e obediência (Mt 25.21).

CONCUSÃO
Pensar na fé como um fruto do Espírito e nas diversas formas que podemos expressar essa fé, cremos que deve nos levar a refletir algumas perguntas, como:
- Qual o grau de confiança e certeza que as pessoas têm de nós?
- Essa confiança e certeza, mas do que cuidado com nossa reputação ou imagem é fruto de nossa obediência a Deus?
Pois a fé é nossa certeza das coisas que não vemos, mas esperamos firmemente em Deus e que assim como nossos irmãos no passado devem nos levar a alcançar bom testemunho. Dentre tantos citados na Bíblia Daniel é um bom exemplo para nós (Dn 3 e 6. 3,4).
Que Deus nos ajude a sermos exemplo para as novas gerações.