INSTRUMENTO DE CONSOLO

INSTRUMENTO DE CONSOLO

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 239 mortos na madrugada de domingo, dia 27 de janeiro.
Fiquei imaginando a dor das famílias que perderam seus filhos. Esses sofrimentos me fez lembrar a dor de três outras famílias que perderam filhos ainda pequeninos e que tive que dirigir o culto fúnebre.
A dor e tristeza dessas pessoas é muito grande, pois é contrária a nossa natureza, em perder nossos filhos, e precisa de compartilhamento e consolo.
Quando estamos nesta situação nossa mente começa a girar, pensando o que direi ou o que farei para consolá-los, já que a Bíblia nos diz que devemos "chorar com os que choram". O que fazer diante de tamanha dor? Jesus nos ensina muito sobre isso no caso da morte de Lázaro (Jo 11. 1- 45).
Primeiro o Senhor Jesus nos ensina a compartilhar a dor.
Ao saber da morte de Lázaro Jesus diz aos discípulos "vamos ter com eles". E indo ao encontro de Marta e Maria Jesus as ouviu e consolou -
"Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim ainda que morra viverá".
Jesus não corrigiu, não mandou que fossem fortes, mas as ouviu e buscou consolar. Não pregou um sermão, nem entregou um folheto ou deu uma lição de "vida" (ou moral), mas respeitando a dor do luto, da perda.
Charles Swindoll conta que uma pessoa enlutada teve duas visitas.
Uma falou bastante e buscou levar a pessoa a entender que a "vida continua". A outra, uma criança, sentou no colo do enlutado, sem dizer uma palavra chorou junto com ela. Após estas visitas o enlutado declarou sobre a primeira "queria que fosse embora e não voltasse mais", quanto a outra disse: "não queria que ela fosse embora jamais".
Segundo, Jesus nos ensina que sentir a dor é outro passo.
O texto diz que "Vendo-a chorar assim como os judeus... e comoveu-se... Jesus chorou"
(v.33, 35).A sociedade atribulada e acelerada que vivemos tem banalizado a dor. Nos ocupamos com tantas coisas que não temos tempo para sentir a dor do outro ou entender a dimensão de suas perdas. E neste caso falo não só da perda pela morte, mas dos diversos tipos de perdas que machucam nossas vidas, como a separação conjugal, a perda da saúde, do emprego, da esperança etc. Diante da dor Jesus, o Senhor Deus, comoveu-se.
Pois, compartilhar é mais que falar ou fazer, mas é sentir a dor do outro, por isso Jesus chorou com Marta e Maria.
Em terceiro lugar Jesus nos ensina que Deus não está alheio a dor, e que nele há esperança para nossa dor. Que a sociedade, o Estado e até a Igreja podem falhar, mas Deus está atento a nossa dor, e nos deixa a esperança que se crermos veremos a Sua manifestação de amor e glória.
Nos ensina, portanto, que devemos também atentar para a dor do outro,
e que os momentos de perda são uma grande oportunidade para dispensarmos nosso amor cristão.
E que com nossa presença, atenção, abraço ou oração podem ser um grande instrumento de consolo para os que estão na dor. Por isso, como Jesus, não deixe a modernidade banalizar seus sentimentos comova-se e chore com a dor dos que sofrem com o rompimento da presença de um ente querido.
Como cristãos, como discípulos de Jesus, devemos compartilhar a dor dos que sofrem. Devemos ser um instrumento de consolo chorando com os que choram, e um instrumento de esperança proclamando a mensagem de salvação e ressurreição em Cristo.
Pr. Alex R. Carneiro