COMPROMISSO NOS RELACIONAMENTOS -Parte 2

A FORÇA DO COMPROMISSO NOS RELACIONAMENTOS.

Como vimos na primeira parte, a grande questão é: VALE A PENA SE COMPROMETER?
É o que continuaremos a refletir e tentar tirar mais alguns ensinamentos em nosso encontro.

Rute nos ensina que, se este compromisso envolver Deus sim, vale à pena.

Mesmo diante das dificuldades se escolhermos amar a Deus e as pessoas, cumprindo nosso compromisso de cuidar e amparar, Deus sempre cuidará de nós.

Sua história mostra isso - a moabita Rute foi resgatada por Boaz e teve sua vida renovada. Agora a viúva desprotegida que se humilhava para pegar migalhas que caiam da colheita, que escolheu se comprometer em cuidar de sua sogra e seguindo e servindo a Jeová, tinha uma nova vida.
Casamento e sustento eram os resultados imediatos, mas o mais importante estava por vir. Ela passou a fazer parte da família real e da ascendência de Jesus (Rt 4.13 a 22 e Mt 1.5).
A beleza e riqueza da história de Rute é que:
1) ela nos mostra que Deus usa pessoas comuns e simples circunstâncias da vida para cumprir seus propósitos.
2) um compromisso espontâneo de amor fortalece nossa fé e desenvolve o caráter.
3) quando dispensamos graça em nossos relacionamentos Deus derrama Sua misericórdia sobre nós.

Por isso Rute é um livro que fala de providência de Deus e de relacionamentos.

Rute vem do hebraico Reuth – que pode significar visão, e isso me confirmou mais ainda a escolha certa do personagem bíblico para nossa reflexão sobre a firmeza de nossos compromissos diante das dificuldades da vida. Pois creio que a firmeza de um compromisso pode nos levar a ver o cuidado de Deus por nós e a força de uma amizade e da decisão de nos dispor a servir alguém.

Em conversa com os discípulos, em Mt 16 24 a 27, Jesus diz o seguinte:
“Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz, e siga-me; pois, quem quiser salvar a sua vida por amor de mim perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á.
Pois que aproveita ao homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua vida? ou que dará o homem em troca da sua vida?
Porque o Filho do homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então retribuirá a cada um segundo as suas obras.
Por isso quando as lutas da vida te desafiarem se comprometa em amar a Deus e as pessoas e acredite Deus vai surpreender você com a imensidão de sua graça.
Assim, quando as coisas apertarem lembre-se da Palavra do Senhor:
“sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que no Senhor vosso trabalho não é vão”.
Rute não conseguiu saber, mas todo o povo de Deus sabe – sua descendência está na linhagem real do Senhor Jesus.
Seu compromisso a fez cumprir OS PROPÓSITOS DE DEUS.