IGREJA COMUNIDADE TERAPÊUTICA - Parte II

IGREJA COMUNIDADE TERAPÊUTICA – Parte II
Vimos que é essencial a Igreja ser uma “Comunidade Teraupêutica”. Num sentido de ser um grupo unido com o propósito comum de cuidar das pessoas e aliviar as dores.
A cura do coxo em Atos 3 é um retrato que nos mostra que a principal face da Igreja é de bênção: onde pessoas são mais importantes que religiosidade; ritos e qualquer aspecto material; e a vida cristã deve ser uma vida de cura espiritual e emocional.
A questão é como?
A resposta é através de uma Igreja que continua o ministério terapêutico de Cristo. Há entretanto dois pressupostos. De que a igreja só será uma comunidade terapêutica quando for cheia do ES - At 1.8; 2.4 e 11 e 3.6. E de que a igreja só será uma comunidade terapêutica quando cheia do ES tiver atitudes e mensagem abençoadora – At 2.42 e 47.
O primeiro pressuposto é essencial, todos sabemos, e como regra só ocorre com os salvos em Cristo, que vivam segundo a direção deste ES. O segundo é o centro da vida Cristã.
É nestas condições que At 3 nos descreve o perfil desta comunidade terapêutica.
Mas quais então são ações que caracterizam este perfil e que são importantes para nós?
A ATITUDE TERAPÊUTICA- (Atos 3.1 a 10).
A cura do coxo Reflete a atitude da Comunidade Teraupêutica, o texto nos demonstra :
1 - Devemos estar atentos aos doentes do caminho - Pessoas em pecado (para o judeu doenças desta natureza eram consequência do pecado) estão à porta da Igreja ou em nosso caminho aguardando para serem abençoadas.Em sua vida pública Jesus nos dá exemplo disto no caso do cego de Jericó; o aleijado do poço de Betesda.Vemos também com Paulo e o aleijado de Listra, em At 14.8.
2 - Devemos dar mais valor a pessoas que a ritos ou costumes - Os apóstolos estavam indo para sua hora de oração. E isto nos ensina que uma vida de adoração envolve preocupação com as pessoas, e que mais importante do que a religiosidade são as pessoas. Orar no templo era profundamente religioso e dar esmolas era um ato meritório, e que exaltava mais ainda a religiosidade, no entanto Pedro e João preferiram ser instrumentos para dar o que poderia ser o solução real e que exaltaria a Deus – a cura.
3 - A igreja será rica quando distribuir bênçãos espirituais - O detalhe da porta de
“Formosa” é bastante significativo, pois era uma porta que separava o templo do pátio dos gentios. Recebia este nome pela sua beleza,era uma entrada com portões duplos, feita de bronze Conríntio. O historiador Josefo dizia que ela “superava as cobertas com ouro e prata”.
Além disto ficava no lugar menos favorecido do templo, onde entravam os gentios e as mulheres.
Assim, não obstante tal beleza, havia uma discriminação ligada a esta entrada e em contraste a sua riqueza havia uma figura feia e pobre que merecia a atenção dos Apóstolos, cristãos e líderes da igreja.Portanto a igreja deve ser rica em bênção espiritual antes de ser um poder material. E junto com a oferta de cura deve estender a mão.
A consequência primária ou principal desta ação de amor no Espírito é a proclamação das verdades que fundamentam as boas novas, a saber, a Evangelização. Pois Pedro aproveitou a cura do coxo, assim como em Pentecostes, para exaltar Cristo, pois ambos acontecimentos apontam para Cristo como Senhor e Salvador.
Quais os aspectos da mensagem de uma Igreja – comunidade terapêutica, isto é,
além das atitudes acima o que caracteriza a mensagem desta comunidade cristã ?
Aspectos que veremos em Comunidade Terapêutica – Parte III.

Alex Ribeiro Carneiro