IGREJA COMUNIDADE TERAPÊUTICA - Parte IV

IGREJA COMUNIDADE TERAPÊUTICA – Parte IV

Vimos que a resposta para que a Igreja seja uma Comunidade Terapêutica ela deve continuar o ministério de Cristo de cuidar e curar as pessoas. Para isto, a igreja precisa ser cheia do ES ( 2.4 e 11 e 3.6), e deve ter atitudes e mensagem abençoadora (At 2.42 e 47). E que At 3 demonstra que isto se dá na prática quando a Igreja dá atenção aos doentes de alma, valoriza as pessoas mais que a religiosidade e quando é distribuidora de bênçãos espirituais.
Estas atitudes levariam a Igreja a ações de amor no Espírito a proclamação do Evangelho. Pois os aspectos de sua mensagem seriam de uma mensagem cristocêntrica, desafiadora e abençoadora.
E finalmente o que tudo isto nos ensina ? Tudo isto ensina que uma face da igreja é ser cheia do ES, e a outra face da igreja é de bênção:
a) Dos Relacionamentos: precisamos entender que pessoas são mais importantes que religiosidade; ritos e qualquer aspecto material;
b) Da Terapia: A vida cristã deve ser uma vida de cura. E não só física mas também espiritual e emocional;
c) Que nossa mensagem deve apresentar a Cristo como o Servo sofredor ( v.13,18); o Profeta, maior que Moisés ( v.22-23); o Rei davídico ( v.24); e a Promessa a partir da semente de Abraão ( v.25-26).
Larry Crabb, conselheiro cristão habituado a tratar das lutas das pessoas, ilustra isto dizendo que: “precisamos de um lugar seguro para peregrinos exaustos... precisamos mergulhar no mundo incontrolável e confuso dos relacionamentos, admitir nossos fracassos, identificar nossas tensões,explorar nossas falhas. Precisamos nos transformar na resposta de oração de nosso Senhor, para que nos tornássemos um como ele e o Pai são um... Já é ora de pagarmos o preço de fazer parte de uma comunidade espiritual, não de uma organização eclesiástica. A fim de estimularmos os anoréxicos a comer; as pessoas com personalidade múltiplas a se integrar; os viciados em drogas, sexos ou qualquer outra coisa a apetites mais nobres, e os cristãos mais cansados a avançar pelos vales sombrios rumo às verdes pastagens e a sala do trono... Já é tempo de edificar a igreja, uma comunidade de pessoas que se refugiam em Deus e encorajam umas as outras a jamais fugirem em busca de outro socorro”.Tal desafio não é fácil mas creio que vale a pena.
Henri Nouwem diz que : “se a igreja tem um futuro, é um futuro com os pobres, sejam do tipo que forem”. Somos um conjunto de almas doentes. A igreja é o lugar onde a comunidade de crentes pode ter um lugar seguro para cura de sua alma, lutas e emoções.
Precisamos ser um grande hospital, com a terapia de atuar de modo continuo e esforçado para: aprender; adorar, amar; e evangelizar , este era o modelo da Igreja Primitiva que deu continuidade ao ministério curador de Cristo.
Em suma: Precisamos aprender que a ação Deus, numa vida cheia do ES, deve ser seguida de nosso amor. De uma vida e corpo de Cristo com atitudes e mensagem Cristocêntrica, bíblica, que abençoa a vida das pessoas, curando-as de suas mazelas.
Uma Comunidade Terapêutica que tem consciência que toda ação de poder de Deus, se dá no nome e no poder de Cristo, e isto visa mudar e abençoar a vida das pessoas.
Pr. Alex Ribeiro Carneiro