LIVRO DE ROMANOS - Parte 4

LIVRO DE ROMANOS : Cap 6:1 a 8:39 / 4º PARTE

Após demonstrar que todo homem é pecador, e que a solução para isto é a justificação de Deus mediante a fé no sacrifício de Cristo, e isto é ação da graça de Deus. Paulo, neste ponto (cap 6 a 8), enfatiza que por isso há necessidade do homem viver em santificação, porém ele não consegue este padrão sozinho, precisa andar continuamente me no Espírito mas isto ele n. .
Assim , nesta parte da epístola, Paulo apresenta a Santificação dos Salvos, o significado no batismo neste contexto, comparações entre a vida de serviço ao pecado e de serviço a Deus, a vida em Espírito.

SÍNTESE DA 4º PARTE - SANTIFICAÇÃO DOS SALVOS

Paulo abre o primeiro trecho desta parte exortando o homem a deixar o pecado e demonstrando o significado do “Batismo”, como uma figura que representa nossa morte para o pecado e início de nova vida, em santificação, pois uma vez livrados do pecado, não devemos mais voltar a ele, mas sim vivermos dedicados a Deus. ( 6:1-14)
Paulo, na segunda subdivisão desta parte, apresenta comparações entre servir a Deus ou ao pecado. Usa primeiro a figura de um mercado de escravos, e demostra que quem comete pecado é escravizado por ele, e quem serve a Deus é servo da justiça, e estes fato têm como resultado quanto ao pecado, morte, e quanto a Deus, vida eterna( 6: 15 a 19)
Em seguida o Apóstolo faz uma segunda analogia enter a lei e o casamento, cujo o objetivo é mostrar o contraste entre o casado com a lei de Moisés, sujeito à lei do pecado, e quem foi liberto deste regime, ou seja que continua casado contudo sob o regime, “lei”, da graça (7:1-4). E por isso conclui com o contraste entre a lei e a graça(7:5-6). Não para criticar a lei mosaica, mas sim mostrar que ela é perfeita e justa, mas sim com o escopo de apontar a pecaminosidade do homem, porque a lei é boa mas o homem não consegue viver uma vida isenta de pecado. E interessantemente, para ressaltar isso cita um verso de Eneida, poema épico, ímpio, de Virgílio( v.24-25) Destarte, na conclusão desta parte Paulo apresenta o único meio para alcançar o êxito da santificação: viver continuamente n Espírito. Pois quem vive no Espírito é liberto do poder do pecado.
O ponto principal onde Paulo quer chegar é que quem vive assim é filho de Deus, logo é herdeiro, portanto várias bênçãos o esperam no porvir. No entanto, no presente já possui outras bênçãos, tais como: a intercessão do Espírito; o propósito de Deus em sua vida. Por isto conclui com um cântico de vitória da igreja primitiva(8:31-32); e transcreve sua certeza e confiança no amor de Deus, através de Cristo. Sendo importante ressalvar que o oitavo capítulo de Romanos é o mais longo da Bíblia que expõe a obra do Espírito Santo na vida do crente.

Esta parte da carta tem algumas características especiais:
É o maior trecho apologético( 6:1 a 7:25) da Bíblia, escrito por Paulo ;e sua maior autobiografia (7:7-25)
Contém a transcrição de verso de um poema de origem ímpia ;Eneida de Virgílio, trecho que descreve a triste vida e morte dos justiçados pelo rei Mezênico, da Etrúria( 7:24 )
Expõe um cântico entoado pela igreja primitiva : Se Deus é por nós( 8:31-15)
É também o mais longo trecho da Bíblia que expõe a obra do Espírito Santo na vida do crente.(Cap 8)

Não obstante tantos aspectos especiais, trás em 8:28-30, uma das jóias da doutrina Calvinista, a segurança da salvação, e é ainda ponto de apoio para a doutrina Wesleyana.
Continuaremos na próxima semana o estudo sobre o livro de Romanos.
Deus os abençoe. Pr. Alex Carneiro