LIVRO DE ROMANOS - Parte 5

LIVRO DE ROMANOS : Cap 9.1-3 a 11.33-36 / 5º PARTE

Após demonstrar que todo homem é pecador, que a solução para isto é a justificação de Deus mediante a fé no sacrifício de Cristo, e que isto é ação da graça de Deus, Paulo enfatiza que por isso há necessidade do homem viver em santificação, mas que não consegue este padrão sozinho, precisa da ação do Espírito.
Assim, após ter dado ênfase a soberania de Deus para eleger, nesta divisão da carta dá ênfase a soberania para rejeitar alguém que resolva viver em pecado, e usa como exemplo o povo de Israel, mas sem deixar de expor que há remanescente fiel em Israel e propósito para a rejeição.

SÍNTESE DA 5º PARTE - A DISPENSAÇÃO DE ISRAEL

Paulo abre este ponto tratando da rejeição de Israel no passado mesmo sendo herdeiros naturais. E expõe que a incredulidade é a razão desta rejeição (9.1-3). Em uma breve exaltação (doxologia), lista glórias dadas por Israel a Deus. E diz que são realmente herdeiros os israelitas que Deus elege, e aponta o exemplo de Isaque e Jacó para ilustrar( v.6-13).E para que não haja contestações aos critérios de Deus, afirma a soberania de Deus, e que a eleição tem base na misericórdia e paciência de Deus(v.19-20). Logo, ela incredulidade de Israel, Deus rejeitou alguns e estendeu aos gentios sua justiça (v.30-33).
Paulo segue demonstrando estado espiritual de rebeldia dos israelitas. E seu desejo que estes entendam o fim da lei (10.1-4), e que apesar do zelo não compreenderam a essência desta lei. Por isso o apóstolo resume o VT e NT, afirmando que a salvação é pela fé e pelo testemunho daquele que crê(10.9-12). Com este fim tem sido o evangelho pregado a todos(vs.16-18), primeiro aos de Israel, e depois, pela rebeldia destes, chegou aos gentios(vs. 19-21).
Diz que Deus não rejeitou a todo Israel, mas há um remanescente fiel, salvo pela graça. E aponta os dois propósitos da rejeição : abrir a salvação ao gentios(vs.11-15) e exortar os crentes à vigilância. Finalmente, Paulo declara, a rejeição dos israelitas não será permanente, serão ainda salvos (v.23-24).
E encerra este trecho da carta com uma exaltação a soberania e conhecimento de Deus (vs.33-36).
Assim, a riqueza desta divisão está no fato de ser o mais profundo estudo da Bíblia sobre a rejeição de Cristo pelos judeus. Além de o capítulo 11, nos versos 16 a 22, mostrar a possibilidade do crente cair da graça salvadora, joia da doutrina arminiana.
Em suma, Israel rejeitou o salvador e por tal Deus os rejeitou e estendeu a outros sua graça.

Esta parte da carta tem algumas características especiais e dois textos polêmicos:
- Possui em uma só divisão duas doxologias, à glória de Deus e Hino a soberania e conhecimento (9.4-5 e 11.33-36)
- Há um resumo Paulino de toda a Bíblia ( 10.9-10).
- Definição bíblica de fé ( 10.16 ).
- Como polêmica tem dois pontos:
a) Deus elege ou rejeita a quem quer (9.18);
b)A possibilidade de cair da graça salvadora(11.16-22).

Continuaremos na próxima semana o estudo sobre o livro de Romanos.
Deus os abençoe. Pr. Alex Carneiro