LIVRO DE ROMANOS - Parte 6

LIVRO DE ROMANOS : Cap 12 .1 a 15 .13 / 6º PARTE

Após exposição de uma parte doutrinária, em cinco divisões da carta, Paulo passa a fazer uma orientação quanto a prática da vida cristã. E demonstra nesta parte da epístola que esta vida justa implica em respeito à igreja, à sociedade, às autoridades constituídas, aos mais fracos e em amor ao próximo.

A PRÁTICA DA VIDA DE JUSTIÇA

Paulo abre o primeiro trecho desta parte incentivando à consagração a Deus( !2.1-2). E exorta que todos somos membros necessários do corpo de Cristo, portanto não devemos nos julgar ( 12.3-5). Então, lista os sete dons de operações, demonstrando assim que há diversidade de dons e de membros, cada qual com sua função ( tal exortação e dons também são citados em I Co 12.5). Enumera também deveres do crente junto a sociedade cristã, tal como, o amor, o zelo, a paciência, a perseverança, FILANTROPIA VER O SINÔNIMO ,hospitalidade, humildade, alegria e comunhão ( 12.9-16), estende esses deveres também para com a sociedade em geral, dando ênfase a prática do bem, da paz e do perdão ( 12.17-21).
Paulo amplia um pouco seu comentário, e entra no capítulo 13, dos versos 1 a 7, falando dos deveres para com às autoridades, enfatizando a submissão, e tratando das obrigações de pagar tributos, respeitar e honrar às autoridades.
Dos verso 8 a 14, o Apóstolo faz uma breve interrupção nos comentários para falar do maior mandamento da lei, o amor, que é demonstrado no relacionamento com o próximo, no abandono do pecado e na dedicação constante a Jesus( vs.11-14).
Expõe também sobre um dos elementos mais fortes da vida cristã que é o respeito e a tolerância com os mais fracos na fé. Pois tanto os fortes como os fracos são do Senhor e é a Ele que daremos conta, agindo assim pela fé em Cristo( vs.22-23).
Para fortalecer suas orientações Paulo toma o exemplo de Cristo em favor dos perdidos (15.1-12). Pois a dedicação ao próximo exige sacrifício pessoal e abrir mão de nossos direitos. E diz que o sentimento de amar a todos, acolhendo aos outros fez com que Jesus acolhesse os gentios, logo devemos acolher a todos.
O Apóstolo termina a carta com uma exaltação a Deus( doxologia), da esperança no poder do Espírito Santo.
Portanto esta parte da carta deixa claro que devemos ter uma vida de justiça e amor, pois Jesus é nosso exemplo.

Esta parte da carta tem algumas características especiais:
- Os sete dons de operações - Rm 12.6-8
- A quarta doxologia – A esperança no poder do Espírito Santo. Rm 15. 13

Continuaremos na próxima semana o estudo sobre o livro de Romanos.
Deus os abençoe. Pr. Alex Carneiro