A Trindade Caminho de Espiritualidade - Parte 1

A Trindade Caminho de Espiritualidade
Pr Alex R. Carneiro Texto Central Ef 4.4-6 – no VT Is 48.16; no NT 1Co 12.4-6

INTRODUÇÃO
- A Trindade é um dos temas centrais de nossa fé. Por ela conhecemos a essência da relação pessoal e divina de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito. Nela está fundada a doutrina da salvação – Deus-Pai estabeleceu um plano, que o Deus-Filho executou e que o Espírito-Santo aplica e mantém, pois a obra da salvação é uma obra da Trindade. E pela trindade podemos entender nossa própria essência e caminho adequado para nossa espiritualidade.
- O conceito de Trindade é Deus ser um só Deus em três pessoas. Esta verdade é revelada progressivamente pelo VT e o NT, pois é um mistério que só a Palavra de Deus pode revelar. A palavra Trindade não se encontra na Bíblia mas seu conceito pode ser extraído de vários trechos que aponta para pluralidade de um só Desu, como: a) no VT – Gn 1.26 “façamos o homem nossa imagem e semelhança”; Gn 3.22; Gn 11.7; Sl 110.1; Is 63.10; e Is 48.16 “Agora o Senhor Deus enviou a mim e o seu Espírito”. b) no NT – A vinda do próprio Deus a Terra trouxe mais luz a sua natureza com ensinamentos explícitos sobre a Trindade como no Batismo de Jesus, sobre o qual desce o Espírito e de quem a Voz de Deus fala declarando sua condição de Filho. E mais em Ef 4.4-6, 1 Co 12.4-6. 2 Co 13.13 e 1 Pe 1.2; e 1 Jo 5.7 “Pois são três os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra( o logos – Jesus) e o Espírito Santo; e esses três são um”.
- Assim resumimos e podemos conceituar Trindade a partir de três idéias: Deus é três pessoas; Cada pessoa é plenamente Deus; Há um só Deus.
- “Quando professamos crer em um só e único Deus, pelo termo Deus entende-se uma essência única e simples, em que compreendemos três pessoas” (Institutas I, XII, 20). - “Na unidade da deidade há três pessoas, de uma só substância, poder e eternidade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo”. (C.Westminster Seção III Cap 2).
Para igreja a visão correta da trindade é importante para sua vida e convivência. Sabendo que há diversidade de pessoas mas na unidade do Corpo, e corpo cuja cabeça é Cristo. Como na Trindade, há uma RELAÇÃO de UNIDADE e DIVERSIDADE”.
Diversidade que é importante porque é na diversidade de dons e pessoas que a unidade do corpo cresce: Ef 4.15,16 “seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxilio de toda junta, segundo a cooperação de cada parte, efetua seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”.
Em suma, a igreja deve ser um reflexo da Trindade. Onde não há distinção entre as pessoas pois são todas divinas, mas onde há diferença nas formas delas operarem e se relacionarem com a criação. A igreja deve conviver na diversidade de seus membros mas na unidade de pensamento, ações e propósitos – Fp 1.27 a 30 e Fp 2.1 a 4.
Mas a trindade tem sua importância não só para a Igreja como corpo mas, também, para nós, individualmente como crentes. E para nós, de maneira pessoal a importância sobre a Doutrina da Trindade está ligado ao relacionamento e santidade. Ela nós apresenta a unidade na diversidade de pessoas plenamente santas, e assim nos ensina a essência da relação pessoal, da expressão de unidade, da unidade com diversidade refletida em todas as nossas relações.
E a partir desta visão inicial queremos ressalvar outro ponto de ensinamento e importância para nós: TRINDADE: DESAFIO DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

Para falarmos desta perspectiva precisamos começar este ponto perguntando – Que lugar ocupa a Trindade em nossa vida Cristã e em nossas relações humanas?
A Trindade é um doutrina aceita por nós teoricamente mas na prática qual sua relevância em nossas vidas?
Muitas vezes somos unitaristas. Cremos na Trindade mas diariamente não a consideramos em nossas relações com as pessoas e com Deus. Por vezes, mesmo inconscientemente, nos centramos ou no Pai, ou só no Filho, ou atentamos apenas ao Espírito.
Em outros casos, cremos e damos a devida importância as pessoas da Trindade mas ainda não entendemos sua relevância e força para nossa vida Cristã diária. Daí a importância desta doutrina para resgatarmos a Trindade para o culto, para a unidade da igreja e para o desenvolvimento de nossa espiritualidade. Para descobrirmos a TRINDADE: como um CAMINHO de ESPIRITUALIDADE CRISTÃ. Mas isto é um desafio.

Continuaremos na próxima semana, Deus o abençoe! Pr. Alex R. Carneiro