A Trindade Caminho de Espiritualidade - Parte 4

A Trindade Caminho de Espiritualidade
Pr Alex R. Carneiro Texto Central Ef 4.4-6 – no VT Is 48.16; no NT 1Co 12.4-6

4 Parte

3 - O DESAFIO DA ESPIRITUALIDADE
Podemos, assim, passar para nossa segunda questão: A Trindade é um doutrina aceita por nós (pelos menos teoricamente), mas na prática qual sua relevância em nossas vidas?
Já vimos que a grande relevância está em nossa semelhança com Deus-Trino e a conseqüente vida segundo esta “imago Dei”. O ponto é como? A Questão e qual caminho trilhar para efetivar esta vida de relevância?

A espiritualidade Cristã hoje está concentrada em três grandes blocos: Os Reformados, os Pentecostais e os Neopentecostais.
- O primeiro formado a sombra do iluminismo e decadência eclesiástica da Idade Média e século XVI. Uma igreja firme nas doutrinas mas que, muitas vezes, tem se afastado da afetividade e cuidado espiritual e emocional das pessoas.
- O segundo fundado através da experiência carismática, oposta ao excesso de racionalismo e intelectualismo, mas com o risco de ter se centrado no pietismo e esquecido muitas vezes da razão da fé.
- O terceiro centrado na perfil pós-moderno privatista, pluralista e hedonista, deixou de lado a base doutrinária e espiritual se tornou antropocêntrica e emocionalista.
De um forma ou de outra todas estas linhas têm contribuído para vida Cristã, digo isto fundado primeiro na misericórdia de Deus que suplanta as limitações da Igreja, depois na sua Palavra que nunca volta vazia (Is 55.9-11). Podemos, portanto, a partir desta realidade propor um caminho de espiritualidade para Igreja que se afaste dos desvios e se aproxime da Trindade, onde há unidade de propósitos e diversidade nas ações, onde há equilíbrio.
Onde há unidade na diversidade, e onde a racionalidade da fé é tão importante quanto nossa espiritualidade afetividade cristã. Pois, creio que a correção doutrinária aliada a direção do Espírito pode levar a riqueza da afetividade cristã.
Há um numero enorme de pessoas e crentes buscando a verdade com profunda espiritualidade, buscando uma Igreja Trinitára, tanto teológica como praticamente, que possa lhes levar a um perfeita adoração e a um pertencimento, isto é, a afetividade espiritual e de comunhão da vida cristã .

CONCLUSÃO
Como diz Francis Schaeffer “somos fiéis, ortodoxos, zelosos, trabalhadores, assíduos, comprometidos, mas não expressamos os ternos afetos de amor e intimidade para com Deus”. Isto é, temos o conhecimento, experiência, história, mas temos dificuldade em externar amor em nossas relações.

2ª RESPOSTA
Uma igreja e crentes que trilham o caminho da espiritualidade fundado na Trindade, isto é, um caminho profundamente teológico, intensamente relacional e afetivo, cheios de santidade e de obras boas, é a resposta para a prática efetiva da doutrina da Trindade, pois a Trindade reflete um Deus que se relaciona, que ama e age com pureza justiça. Pois se somos sua semelhança é o Seu caminho que devemos trilhar.

A espiritualidade cristã portanto se resume na Trindade. Se resume em viver a diversidade com unidade, dentro de um relacionamento de amor e santidade.
E nesta síntese muito grande é o desafio de desenvolver e manter nas relações da Igreja, casamento e família a comunhão firmando-a no amor e santidade. Espalhando este modo trinitário de viver, a imagem e semelhança de Deus, para outras relações na comunidade e no trabalho.

Este é o caminho de espiritualidade que a Trindade nos apresenta e desfia. Que é difícil mas que é essencial para nós cristãos, e que possível porque a trindade que nos salvou é a mesma que advoga por nós, intercede em nossas orações e nos auxilia nas nossas fraquezas.
Por isso sigamos em frente e vivamos uma vida crista de unidade espiritual e de diversidade de cooperação para nosso fortalecimento pessoal, para o crescimento do corpo de Cristo e para que vejam nossa unidade e boas obras e glorifiquem ao nosso Deus Pai, Filho e Espírito Santo.

Deus o abençoe! Pr. Alex R. Carneiro