CELEBRANDO O NATAL: ALEGRIA PARA TODOS

NATAL: ANÚNCIO DE ALEGRIA E GRAÇA PARA TODOS. Lc 1. 10 e 11
Sou do tempo em que propaganda tinha o nome de anúncio. Quando esta era a palavra usada para a apresentação de bens e serviços nos intervalos de programas de TV. Quando o fabricante anunciava seu produto no espaço entre um bloco e outro de um desenho, filme ou novela - o hoje chamado “intervalo”.
Os anúncios são de tal importância que algumas empresas anunciam que apresentarão um grande surpresa em breve: como foi o caso do comovente anúncio do boticário para o natal de 2013. E neste sentindo, ainda, quando é a propaganda de natal é especialmente tratada, como a coca-cola que dá ênfase especial no formatos e mensagens de seus anúncios para esta época.
Afinal, anunciar, segundo o Aurélio, tem o significado de promover, dar conhecer, noticiar, prevenir a presença ou chegada de alguém importante. De propagar uma marca, imagem ou produto. De apresentar algo de grande importância.
Na verdade a força dos anúncios não é nova. Foi por um grande anúncio que o anjo “promoveu” o nascimento de Jesus em Belém, como em Lucas 1.01 e 11, fato também propagado há séculos antes por muitos profetas, e em especial, por Isaías 7.14: “portanto o Senhor mesmo vos dará um sinal: eis que uma virgem conceberá, e dará à luz um filho, e será o seu nome Emanuel”.
E Miqueias, há cerca de 700 anos, que também proclamou (5.2 e 4): “E tu, Belém Efrata, posto que pequena para estar entre os milhares de Judá, de ti é que me sairá àquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade... Ele permanecerá, e apascentará o povo na força do Senhor, na excelência do nome do Senhor seu Deus; e eles permanecerão, porque agora ele será grande até os fins da terra”.
Um dos anúncios de Isaías se tornou uma marca magistral do Natal - creio que concebido pela agência de publicidade “El proclamaris”: “Para a que estava aflita não haverá escuridão... O povo que andava em trevas viu uma grande luz...
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz”.

Qual o significado desses anúncios para nós? Qual a importância deles ainda hoje?
Afinal, Deus proclamou está verdade desde o Éden e de modo claro e preciso por meio de Miqueias e Isaías cerca de 740 anos antes do nascimento do Emanuel.
Diante de tantos anúncios que propagam presentes, luzes, bolas, papais-noéis, árvores, ceias, prêmios etc. que invadem nossas casas, não podemos deixar de atentar para o anúncio ESPECIAL do NASCIMENTO de JESUS – Emanuel, Deus conosco. Temos que nos focar no anúncio celestial do NATAL.
1. Quero confirmar o que diz o anúncio celestial de Natal é dia de celebração, pois é ALEGRIA PARA TODO O POVO. É um momento de festejar.
Não porque há cores, brilhos, ceias, presentes ou outros atrativos, mas porque é momento de exaltarmos a graça de Deus oportunizada num momento de salvação.
Assim proclamaram os anjos: “vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: é que hoje vos NASCEU, na cidade de Davi, O SALVADOR.

A palavra JESUS tem com significado: JAVÉ É A SALVAÇÃO.
Zacarias, ao ter a voz desembargada pelo nascimento de seu filho João exalta a Deus pela missão de seu filho e o ministério de Jesus. Zacarias ficou cheio do Espírito Santo e profetizou, dizendo:
Bendito, seja o Senhor Deus de Israel, porque visitou e remiu o seu povo, e para nós fez surgir uma salvação poderosa na casa de Davi, seu servo; assim como desde os tempos antigos tem anunciado pela boca dos seus santos profetas; E tu, menino (João), serás chamado profeta do Altíssimo, porque irás ante a face do Senhor, a preparar os seus caminhos; para dar ao seu povo conhecimento da salvação, NA REMISSÃO DOS SEUS PECADOS, graças à entranhável misericórdia do nosso Deus, pela qual nos há de visitar a aurora lá do alto, para alumiar aos que jazem nas trevas e na sombra da morte, a fim de dirigir os nossos pés no caminho da paz. (Lc 1.75 e 77)

2. Quero ratificar, ainda, outro aspecto do anúncio celestial: Natal é dia de festa, pois é ALEGRIA PARA TODO O POVO. É um momento de reconhecimento da graça salvadora e soberana providência de Deus para nossa salvação.
O Anjo vos disse: Vos trago novas de grande alegria que o será para todo o povo: É que vos nasceu hoje, na cidade de Davi, o Salvador, que é CRISTO, o Senhor.
Vos nasceu o messias, o Cristo. A palavra cristo é a transliteração de messias para o grego e tem o significado de ungido. Está ligada, desde do Velho Testamento, a aquele que recebia uma unção especial de Deus para certo encargo. Este entendimento no VT, no caso de Jesus, pode ser vista na figura do servo restaurador de Is 53, ressaltada, no NT, por João Batista ao se referir a Jesus como “cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.
O anúncio de Mateus faz referência também a Miqueias, com enfoque no na messianidade de Jesus, sua divindade (Emanuel) e seu senhorio como Rei e guia dos Judeus (2.2 e 6).
“Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua mãe, desposada com José, antes de se ajuntarem, ela se achou ter concebido do Espírito Santo.
E como José, seu esposo, era justo, e não a queria infamar, intentou deixá-la secretamente. E, projetando ele isso, eis que em sonho lhe apareceu um anjo do Senhor, dizendo: José, filho de Davi, não temas receber a Maria, tua mulher, pois o que nela se gerou é do Espírito Santo; ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.
Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco...” (Mt 1.18 a 23)
MATEUS 2. 1 a 12 declara que: Tendo, pois, nascido Jesus em Belém da Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que vieram do oriente a Jerusalém uns magos que perguntavam:
Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? pois do oriente vimos a sua estrela e viemos adorá-lo.
O rei Herodes, ouvindo isso, perturbou-se, e com ele toda a Jerusalém; e, reunindo todos os principais sacerdotes e os escribas do povo, perguntava-lhes onde havia de nascer o Cristo. Responderam-lhe eles: Em Belém da Judéia; pois assim está escrito pelo profeta:
E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as principais cidades de Judá; porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel.
Então Herodes chamou secretamente os magos, e deles inquiriu com precisão acerca do tempo em que a estrela aparecera; e enviando-os a Belém, disse-lhes: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino; e, quando o achardes, avisai-me, para que também eu vá e o adore.
Tendo eles, pois, ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto quando no oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.
Ao verem eles a estrela, regozijaram-se com grande alegria.
E entrando na casa, viram o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro incenso e mirra.
A messianidade de Jesus se apresenta pelas profecias de Seu nascimento e de Sua morte. Pelos anúncios de seu ministério de restauração.
Assim, precisamos entender que os Anjos não anunciaram um simples momento de festa, mas uma celebração solene, um evento – o nascimento do Messias, do Emanuel – Deus conosco.
Conscientes que sua messianidade se reflete na vida que surge para morrer por nós – para nos remir de nossos pecados – para nos restaurar, se entregando como cordeiro sem mácula. O pão da vida. Tendo o sangue, escarlate como vinho, derramado na cruz.

Logo devemos ter profunda alegria com o Natal, e grande contrição também, capaz de tornar este momento solene pela vida que veio para nos dar vida de modo messiânico, profético e gracioso.

Por todos esses aspectos o anúncio celestial em sua sentença final diz que nos nasceu o Salvador, que é Cristo, O SENHOR.
NATAL é um anúncio de ALEGRIA PARA TODOS, pois nos nasceu O SENHOR de graça e glória. Aquele que é Deus. Está sobre todas as coisas, e como anunciou João (Jo 1), por meio do qual se fez todas as coisas, mas nasceu entre nós numa manjedoura para como cordeiro, servo sofredor, nos conceder a alegria da salvação.
Celebremos o Natal, com alegria e solenidade, pois no trono dos céus, em mais altas glórias está aquele que, sendo Deus, nasceu para nos dar alegria da nova vida. Que é não só o sentido de nosso NATAL como também da salvação de nossas vidas.
Esse é o centro de sua vida e de seu natal? Jesus é seu salvador e senhor? Este é o presente gracioso que Deus nos oferece, aceite-o e terá o sentido de sua vida mudado.

E Feliz Natal. São os votos destes humildes servos que buscam, ainda que com simplicidade, procurar servir a Deus e aos queridos que prestigiam este ministério com orações, visitas e divulgações.

E que o nosso Salvador, que é Cristo, o Senhor, vos abençoe profundamente em 2014 em vossos sonhos e lutas.
Graça e paz em Cristo, o Salvador e Senhor.
Pr Alex e Anna Paula Carneiro