A TRINDADE NA SALVAÇÃO - Parte 1

A TRINDADE NO PLANO DA SALVAÇÃO
(Ef 1:4-13)
A soterologia é um conjunto de outras doutrinas, que se interligam,. analogicamente, pode se dizer que são linhas paralelas com mesma direção e sentido. Tem como objeto o estudo do Plano da Salvação, elaborado por Deus, cumprido pelo Filho e aplicado pelo Espírito Santo.
Portanto se torna essencial ao estudo soteorológico a exata noção da “opera ad extra” da Trindade no Plano da salvação, ou como diz Berkhof, “na economia especial divina da redenção”.
Assim, com o escopo de uma melhor compreensão didática do assunto, propomos a apresentação deste estudo em duas partes, a primeira com uma exposição sucinta da Trindade, sua natureza e relação “intra persona”, visando desta feita suscitar uma compreensão mais acurada, na segunda parte, das obras específicas das pessoas da Trindade no Plano da Salvação, qual seja operação externa especial na redenção.

I – A TRINDADE - SUA NATUREZA E RELAÇÃO.

Pressuposto básico para entender-se a Trindade é que ela não é uma verdade da teologia natural, mas da revelação. É um mistério, não se pode descobrir pela razão, mas é passível de uma defesa racional, através da iluminação da mente sob a revelação e inspiração divina.
Deus não é apenas um, mas é único. Não obstante, unidade não significa algo intrinsicamente isolado. A palavra Trindade não é tão expressiva como a palavra holandesa “Drieenheid”(Berkhof),para entendermos a dimensão da Trindade, por esta denotar o estado tríplice, sem qualquer implicação quanto a unidade dos três. Assim a referência a Trindade de Deus é a uma trindade em unidade, e uma unidade trina.
Historicamente, a Igreja começou a formular a doutrina da Trindade no século IV, o Concílio de Constantinopla (381 d.C.) declarou oficialmente que o Filho é gerado do Pai, e que o Espírito procede de ambos(espiração). Tertuliano foi o primeiro a usar o termo e formular a doutrina, contudo deficiente, pois a expôs com uma relação de subordinação dos entes da Trindade.
Com Trindade queremos significar que há uma substância divina de três distinções pessoais eternas, ou seja uma essência trina. É um mistério, pórem revelado, “e que explica muitos outros que esclarece Deus, a natureza e o homem” (Flint- citação por H. Clarence).
O Velho Testamento indica tal multiplicidade trina pelo expressão “ELOHIM” (Gn 1: 1-26; 48: 16-16) e por muitas outras formas de tratamento e de teofanias. O Novo Testamento apresenta com clareza tal distinção, por alusões gerais ( MT 3:16-17 ; Jo 14: 16-17, I Co 12:4-6 ; I Pe 1:2 e 3:18) e específicas ( Rm1:7 ; Mt 22: 41-46 ; Hb 1:10 ; Ef 4:7-8 ).
Mister se faz realçar três aspectos importantes:
1) a tripersonalidade de Deus não conflita com sua unidade;
2) essas distinções são mistérios eternos;
3)os três são iguais, e este fato não exclui a organização da trindade e sua atuação intrínsica e extrínsica em relação a si e com a criação.
Por tudo isto temos que saber que o Plano da Salvação é ato uno-trino, onde cada pessoa da Trindade se dispôs em sua deidade a fazer sua obra específica para salvar o homem, obras estas que passamos a tratar no ponto seguinte.

II A TRINDADE NA SALVAÇÃO - PROPÓSITO, PLANO, AGENTES e MÉTODOS

“...Assim como nos escolheu nele(Cristo) antes da fundação do mundo, para sermos santos...para adoção de filhos por meio de Jesus...”(Ef 1:4,5)... e “no qual temos redenção, pelo seu sangue a remissão de pecados, segundo a riqueza da sua graça...( v.7) ...o evangelho da vossa salvação, tendo nele crido, fostes selado com o Santo Espírito; o qual é o penhor da nossa herança até o resgate...(v.13).
Através da sua presciência, Deus tinha plena consciência de que o homem iria cair em pecado, antes mesmo de criá-lo. Mesmo assim Ele o criou e planejou uma maneira de redenção, um plano para salvá-lo.
Podemos dividi-lo em três partes:
PRIMEIRO: Elaboração do Plano;
SEGUNDO: O Cumprimento do Plano;
TERCEIRO: A Aplicação do Plano.

Na próxima semana trataremos da segunda parte deste estudo.
Deus o abençoe. Pr. Alex Carneiro.