NATAL: A CERTEZA DA ESPERANÇA de um Novo Ano

NATAL: A CERTEZA DA ESPERANÇA de um Novo Ano

O vinde, fieis, triunfantes, alegres,
Sim, vinde a Belém, já movidos de amor.
Nasceu vosso Rei, o Messias prometido!
Oh, vinde, adoremos ao nosso Senhor!

A música tem a força de propagar mensagens por muitos anos, muitos lugares e a muitas pessoas.
Os versos do hino acima são conhecidos e cantados por muitos povos, há muitos anos e em muitos lugares.
Creio que são um convite a adoração e a reflexão. Na verdade não há como cantá-los de modo adequado sem refletirmos sobre a mensagem “profética” que eles trazem.

Não é sem motivo que o Evangelho de Lucas diz “... eis que vos trago boa-nova de grande alegria, que será para todo o povo, é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor”. (Lc 2.10, 11)

Hoje vos nasceu o Salvador! Hoje nasceu Cristo, o Senhor!

Essa grande mensagem profética foi anunciada no Éden, de modo poderoso, pois viria nascido de mulher o que pisaria a cabeça da serpente, que derrotaria o pecado e seu autor.
Mas não só isso, ele também seria a Luz para o mundo em lutas e trevas, pois Isaias, os mais evangelista dos profetas declara:
“O povo que andava em trevas viu uma grande luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão resplandeceu a luz. Tu multiplicaste este povo, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando se repartem os despojos. Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor, como no dia de Midiã. Porque todo calçado daqueles que andavam no tumulto, e toda capa revolvida em sangue serão queimados, servindo de pasto ao fogo.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo estará sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai Eterno, Príncipe da Paz.
Do aumento do seu governo e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o estabelecer e o fortificar em retidão e em justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos exércitos fará isso”. (Is 9. 2 a 7).

E o zelo do Senhor, fez.
Assim, não só Mateus, Marcos, Lucas e João, anunciaram este grande dia, mas nos cantamos e proclamamos em prosa e versos este grande dia: o Natal.

Que é grande porque é a CERTEZA da ESPERANÇA de salvação para os perdidos. De dias melhores para os atribulados. De justiças para os indignados e ofendidos. De transformação para os cansados. De alegria para os entristecidos.

Pois é o Senhor Deus quem nos diz, em Isaías 61:
“O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos; a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes; a ordenar acerca dos que choram em Sião que se lhes dê uma grinalda em vez de cinzas, óleo de gozo em vez de pranto, vestidos de louvor em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem árvores de justiça, plantação do Senhor, para que ele seja
E eles edificarão as antigas ruínas, levantarão as desolações de outrora, e restaurarão as cidades assoladas, as desolações de muitas gerações.
E haverá estrangeiros, que apascentarão os vossos rebanhos; e estranhos serão os vossos lavradores e os vossos vinheiros.
Mas vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis as riquezas das nações, e na sua glória vos gloriareis.
Em lugar da vossa vergonha, haveis de ter dupla honra; e em lugar de opróbrio exultareis na vossa porção; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.
Pois eu, o Senhor, amo o juízo, aborreço o roubo e toda injustiça; fielmente lhes darei sua recompensa, e farei com eles um pacto eterno.
E a sua posteridade será conhecida entre as nações, e os seus descendentes no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como descendência bendita do Senhor.
Regozijar-me-ei muito no Senhor, a minha alma se alegrará no meu Deus, porque me vestiu de vestes de salvação, cobriu-me com o manto de justiça, como noivo que se adorna com uma grinalda, e como noiva que se enfeita com as suas jóias.
Porque, como a terra produz os seus renovos, e como o horto faz brotar o que nele se semeia, assim o Senhor Deus fará brotar a justiça e o louvor perante todas as nações”.

Portanto, neste Natal e no ano novo que se aproxima, nosso convite é:
- Vinde adoremos ao nosso Senhor!
Pois ele nasceu entre nós, como homem, não apenas para que pudéssemos adora-lo (mesmo podendo exigir apenas isso), mas também para nos dar a esperança da salvação e da justiça.

Assim, neste Natal, ao celebrar este momento não deixe de agradecer a Deus pela esperança que Ele, em Cristo, pelo poder do Espírito, nos proporciona – o maior de todos os presentes; a Salvação.
E ao fazer isso, gostaria que refletisse se Cristo, o messias prometido é o seu Senhor!

Feliz Natal e prospero 2015.
E que a paz de Cristo Jesus, nosso salvador e sustentação do Espírito Santo, nosso consolador e a graça de nosso Deus e pai, seja sobre você e sua família. .

Pr Alex Carneiro e Anna Paula
Visite no face: Diálogo Cristão Comunidade