MENSAGENS AOS CANIÇOS QUEBRADOS - PARTE 1

“Mensagem de Deus aos caniços quebrados e aos pavios fumegantes”
Mt 12.18 a 21 Parte 1

Max Lucado em seu livro “ele ainda remove pedras” cita um fato que me chamou a atenção. Ele conta que guando criança ganhou um relógio despertador, simples, mas com os ponteiros e os marcadores das horas fluorescentes, que brilhavam no escuro. Isto me fez lembrar que quando eu era pequeno na casa de meus pais havia um pequeno e simples relógio preto de cabeceira que era assim. Me fez lembrar também de um presente que ganhei de minha esposa, ela e meus filhos sempre gostaram de me dar presentes, como forma de demonstrar carinho. O presente dela foi um relógio. Ele é analógico e digital, isto é tem ponteiros e tem um mostrador digital de hora, de alarme e de cronômetro. Mas o que mais me chamou atenção foi que ele tem ponteiros e marcadores das horas fluorescentes, assim como o despertador de Max e de meus pais. Contudo diferente destes sua característica florescente não é fácil perceber, só quando esta bem escuro é que os ponteiros e marcadores brilham. Foi esta característica que me chamou à atenção porque ela só é notada quando está bem escuro. Quando há um pouco de claridade ou se há luz não percebemos sua importância ou utilidade, sem o escuro o que vemos são pequenos tracinhos claros que marcam horas e minutos. Eu só descobri isto um bom tempo depois de ter ganhado o relógio, me fascinei com o alarme e com o cronômetro, que nem notei este importante detalhe.
As vezes o relacionamento com Deus e o entendimento de sua misericórdia e graça para conosco são assim, só notamos a importância deste relacionamento e a beleza de sua graça guando estamos no escuro. Quando não sabemos para onde ir, quando estamos nos sentindo como “caniços rachados” ou como “pavios fumegantes”, ou seja, só quando estamos como varetas inúteis ou frágeis, ou quando nos sentimos fracos, como o pavio de velas com sua fumaça final, por não ter mais o que queimar, é que notamos a grandiosidade de Deus e sua profunda misericórdia e cuidado para conosco.
Creio que também podemos pensar nesta ilustração conforme a vida que levamos hoje, corremos tanto, acreditamos tanto em nossas forças que não notamos o brilho da grandiosidade de Deus e nem sua importância quando estamos no escuro. Não temos tempo para notar detalhes a cerca do amor e cuidado de Deus para conosco. É como acontece com os chamados “olho de gato”, pequenos sinalizadores fluorescentes que ficam na estrada balizando sua trajetória, eles estão lá, as vezes passamos por cima deles eles, mas só quando há uma forte neblina na estrada é que descobrimos sua importância.
Minha experiência é que Deus não grita, Ele sussurra sua mensagem para nós, precisamos estar atentos para ouvir, antes que chegue os dias e noites com nevoeiros. Por isso gostaria que você prestasse atenção para a “mensagem de Deus aos caniços quebrados e aos pavios fumegantes”.
Talvez você esteja no escuro ou esteja tão ocupado que não dá atenção aos detalhes, por isso eu quero convidá-lo a parar e olhar o brilho de Deus para você, gostaria de pedir-lhe para olhar para luz que Deus tem apontado para você.
Na próxima semana continuamos. Deus o abençoe e creia Deus se preocupa conosco e está atento a nossas lutas. Em Cristo.
Que o grande Deus de misericórdia o abençoe profundamente.
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO