SIGNIFICADOS DA PÁSCOA

SIGNIFICADOS DA PÁSCOA

Ex 12 1 a 27
Páscoa e Ceia são duas faces da mesma moeda. Páscoa pré-anuncia o sacrifício de libertação, a nossa redenção por Cristo. Ceia é o memorial da consumação deste sacrifício de libertação.
Páscoa em hebraico é Pesah - “passar por cima”, como em Ex 12. 13: “O sangue vos será por sinal nas casas em que estiverdes: quando Eu vir o sangue, PASSAREI (pesah) por vós e não haverá entre vós praga destruidora” .
Na verdade, muito mais que a efetiva passagem sobre as casas há um significado mais profundo. A Páscoa e a Ceia nós trazem a visão da graça de Deus. O Pesah é um sinal da grande misericórdia de Deus; que amor passa sobre nossos pecados pelo sacrifício de sangue do cordeiro (Jesus) - o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo.
Portanto é muito significativo refletirmos sobre a Páscoa a partir do SIGNIFICADO DA CEIA; pois esta tem como origem aquela. E, assim, é a ceia o principal símbolo da páscoa. Daí celebrarmos a páscoa com a ceia e ligarmos os memoriais de perdão e ressurreição de Cristo a manha do domingo de páscoa.
O que então significa a ceia da páscoa? O que significação nosso principal sacramento?

1. SIGNIFICA PREPARAÇÃO V.1 a 6 , 26 e 27
A ceia do Senhor não pode ser celebrada de qualquer forma. É necessário que as pessoas ao participar dela tenham um momento de organização e participação em família. Que saibam o significado da páscoa, de sua libertação.
É um rito e portanto requer solenidade. Requer reflexão da bênção e ordenança de Deus( 26 e 27)

2. SIGNIFICA CONTRIÇÃO V. 8
Em 1 Co 11.28 Paulo estabelece o momento de reflexão e de contrição diante da condição de consciência e arrependimento, para com deus e para com o próximo.
As ervas amargas do v.8 têm por objetivo trazer a lembrança do amargor da escravidão, bem como do sacrifício do primogênito.

3. SIGNIFICA ANSIEDADE v. 11
Aqui gostaria que entendessemos esta ansiedade como atitude e desejo de abandonar o convívio da escravidão do pecado. De deixar rapidamente para traz o mundo que nos trata não como filhos de Deus, mas sim como ferramenta para seu sustento.
Ceia é atitude de quem sabe que é escravo mas que se apresenta para a páscoa preparado para abandonar o Egito. O lombo está cingido, isto a roupa está a canela para poder correr; calça a sandália para poder caminhar melhor para a Canaã; e toma o cajado para se apoiar no caminho e dirigir seu rebanho; para cuidar os que estão sobre sua responsabilidade.
Tudo isto a pressa; pois somos peregrinos e não devemos nos demorar para buscar. libertação.

4. SIGNIFICA ORDENANÇA v. 12, 14, 24 E 25
A ceia não é uma instituição humana, tanto ao que se refere a seu rito, como ao seu significado. É uma ordem direta de Deus; é um estatuto a ser cumprido por todo o povo de Deus. O próprio Jesus é o determinou, como nos relata Paulo, em 1 Co 11.25, “fazei isto ... em memória de mim”

5. SIGNIFICA REDENÇÃO V.24 E 28.
O sinal no umbral das portas refletem a aliança de redenção de Deus. Sinal de povo redimido, salvo por Ele. A pena do pecado: a morte não teria poder sobre eles.
A Redenção pode ter dois significados: perdão (remiSSão) e pagar o preço de uma dívida (remiÇão). Em verdade ambos são encontrados na páscoa. Deus pelo sacrifício do cordeiro recebe o preço pago por nosso pecado e nos perdoa libertando-nos da pena deste pecado, como vemos em Cl 2.14 e 15.

CONCLUSÃO
A ceia portanto irmão é momento solene de preparação pessoal. De contrição diante de nossos erros para com Deus e para com nossos relacionamentos. Momento de desejo de abandono do pecado, rápido, como quem visa a Canaã celestial. É ordenança a se obedecer para rememorarmos em nossas mentes e corações a redenção por Cristo, que com seu sacrifício perdoou nossos pecados e pagando o preço de nossa dívida diante de nosso Deus santo e poderoso.