A revelação especial de Deus - 2

A REVELAÇÃO ESPECIAL de DEUS (Parte II)- ATRIBUTOS PODEROSOS
Salmo 19: 7- 9

Já vimos que Deus cuidou de se Revelar de modo geral através da criação, por isso a Bíblia declara que “os céus e a terra proclamam a glória de Deus”, e de modo Especial ou específico através de Sua Palavra. E deixou isso claro no Salmo 19. Vimos, ainda, que a primeira parte do Salmo dá ao homem a visão da existência e glória de Deus, e na segunda parte do Salmo Deus se revela plenamente, de modo específico. E verificamos ainda que embora os títulos, adjetivos e efeitos apresentados pareçam simples sinônimos, Deus deseja revelar muito mais que meras semelhanças, Ele quer nos levar a ver muito além de nossa “lente objetiva”. Ele deseja nos revelar a Sua Maravilhosa Graça.
Para continuarmos a estudar estes aspectos, como combinamos, passemos a refletir sobre os
ATRIBUTOS PODEROSOS da Palavra (revelação especial) de Deus. O Salmo 19 nos apresenta os atributos da: PERFEIÇÃO, FIDELIDADE, RETIDÃO, PUREZA, VERDADE, JUSTIÇA e LIMPIDEZ. Antes porém de buscarmos o significa destes atributos é necessários entendermos que eles refletem os atributos de Deus, pois a Palavra é de Deus, e a revelação que ele traz é do Senhor Deus, logo todos seus atributos fluem ou têm origem em Deus.

1. PERFEIÇÃO(v.7): É a qualidade da Lei sem defeito, sem vícios, emanada de Quem não pode errar, e por isso não dá ao homem a oportunidade de contraditar sua composição, ou de encontrar nela falhas. Por isso é instrumento de libertação, pois como disse Jesus em João 8: “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará, ... a minha palavra é a verdade”.

2. FIDELIDADE(v.7): em Malaquias 3:6 vemos Deus dizendo, pelo profeta, “Porque Eu, o Senhor não mudo; por isso vós , ó filhos de Jacó, não sois consumidos”. É este umo exemplo de Deus refletindo toda sua fidelidade, na sua imutabilidade, pois é por ser fiel a Sua Palavra, a sua aliança, que Ele não consome o homem uma vez por todas.

3. RETIDÃO(v.8) : É o adjetivo da Palavra sem desvios, que aponta o caminho da retidão. O Salmo 119:9 exclama : “De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando –o segundo a tua Palavra. Se tomarmos este conceito na perspectiva geométrica, onde a reta é a menor distância entre dois pontos; diríamos que a Bíblia é a menor distância entre a ponto alfa e o ponto ômega, Cristo Jesus, o salvador.

4. PUREZA(v.8): É o atributo que exprime toda a Santidade de Deus, só que é Santo, cuja glória ninguém pode suportar, é capaz de imprimir em Seus mandamentos ordens puras, que devem ser obedecidas porque são imaculadas.

5. VERDADEIRO e JUSTO(v.9): Qualificativo inseparável do Juízo de valor daquele que é a própria justiça e verdade. O seu modo de pensar e de decidir só pode prolatar sentenças isentas de mentira ou erro. Não existe para Deus o Recurso da Revisão Criminal no qual um Tribunal Superior julga uma sentença com indícios de erro ou falsidade, pois não há ninguém superior para julgar os juízos de Deus e tão pouco é possível errar O Infalível, que na abertura deste salmo mostra Sua infalibilidade na criação e nas leis naturais que a rege.

6. LIMPIDEZ(v.9): As Escrituras são transparente, limpas, sem qualquer sujeira. Por isso permanece para sempre, não precisa retoques ou de limpeza, está acabada.

As qualidades refletidas pelos atributos das Escrituras são expressão da própria natureza de Deus, que devem gerar em nos a vontade de refletir estes atributos pela nossas vidas, o que só é possível se aplicarmos às nossas vidas a Palavra de Deus. Este é o ponto central deste tema, que temos chamado a atenção desde o início. E este é o ponto central ou propósito de nossa criação – sermos a imagem e semelhança de Deus. Isto é sermos pessoas capazes de através de nossas obras, tendo nelas a reflexão dos atributos de Deus, sermos instrumentos de revelação da glória e graça de Deus. E isto mais do que entendimento deve ser uma ação prática, um modo de vida. Pois só assim provaremos e faremos provar do poder e graça de Deus revelados em sua Palavra.
Mas não podemos parar aqui. Para absorvermos tudo que Deus quer nos revelar neste Salmo precisamos, ainda, pensar sobre os EFEITOS (ou Resultados) OPEROSOS e sobre os DESEJOS que esta revelação nos dá. Até breve, continuamos na próxima mensagem. Se desejar compartilhar ou tirar alguma dúvida sobre este tema estou pronto a ouvi-lo no e-mail pr.alex@dialogocristao.com
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO