A REVELAÇÃO ESPECIAL de DEUS - 3

A REVELAÇÃO ESPECIAL de DEUS(ParteIII)-RESULTADOS OPEROSOS
Salmo 19: 7- 9
Em nossa primeira parte deste tema vimos que Deus cuidou de se Revelar através da criação, pois “os céus e a terra proclamam a glória de Deus”, e por meio de Sua Palavra. Verificamos, também, que os adjetivos e efeitos apresentados não são simples sinônimos, mas trazem um conteúdo de revelação da pessoa e graça de Deus. Vimos, ainda, que as qualidades refletidas pelos atributos das Escrituras são expressão da própria natureza de Deus, que devem gerar em nos a vontade de refletir estes atributos pela nossas vidas, e que isto é o ponto central de nossa reflexão - sermos a imagem e semelhança de Deus. Pessoas que a partir da Palavra de Deus é um refletor de Seus atributos e graça. Daí a importância de neste momento refletirmos sobre os EFEITOS OPEROSOS da Palavra de Deus.
EFEITOS ( Resultados) OPEROSOS ( v.7-9)
1. RESTAURAÇÃO(v.7): Uma Lei Prefeita só pode causar no homem a restauração de sua alma. A Transformação de sua consciência de seu íntimo, pois o leva direto para Deus, para sua mensagem salvadora e regeneradora.

2. SABEDORIA(v.7)( aos simples): Deus que só fala aquilo que é fidedigno, cujo o testemunho é fiel, dá com sua Palavra ao que é humilde em ouví-lo o verdadeiro saber. É o efeito que faz com que pessoas incultas, mas conhecedoras e amantes da Bíblia se tornem gigantes em sua vida.

3. ALEGRIA(v.8): Só a diretriz reta, o preceito certo pode criar no coração do homem a verdadeira sabedoria. Pois vive o homem que conhece e obedece está palavra certo que está agradando a seu Senhor e fazendo o que correto. É a alegria resultante de uma consciência tranqüila que obedece a Deus.
4. ILUMINAÇÃO(v.8): Ordens puras, mandamentos sem máculas, dão uma nova visão. Sem estes, o que se vê é trevas; com estes o que se vê é luz. A luz que é Cristo; a luz nas pessoas, a luz no fim do túnel.

5. PERMANÊNCIA(v.9): A Palavra inculca a reverência continua, quem conhece no seu íntimo o real espectro das Escritura jamais deixa de temer o Senhor da palavra.
A Palavra de Deus com seus títulos(conceitos) e atributos geram resultados operosos na alma, mente, coração, visão e sentimento do homem, fazendo com que este viva diferente. Precisamos deixar que estes efeitos sejam em nos cada vez mais operosos em favor do evangelho. Para que nossa alma restaurada viva em sabedoria, alegria, com visão iluminada em adoração e reverência ao Senhor.
Quando entendermos toda a dimensão da Revelação de Deus e de Sua palavra há um resultado a verificarmos os DESEJOS ARDOROSOS que esta postura pode criar em nós. Para isso continuamos com este assunto na próxima mensagem. Se desejar compartilhar conosco sobre o tema podemos conversar pelo e-mail pr.alex@dialogocristao.com
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO