UMA VIDA CRISTÃ DE LIBERDADE - Parte 2

UMA VIDA CRISTÃ DE LIBERDADE - Parte 2
Pr Alex R. Carneiro

Cl 1.13 e 2.13a16; 1Pe 2.15,16 e
Acerca da reflexão sobre qual o valor da liberdade para Deus?
A resposta direta é: a liberdade é primordial para Deus.

A liberdade é tão importante para Deus e Seu amor para com o homem que apesar da escolha do homem no Éden levá-lo a escravidão do pecado, Deus continuou o amando a fim de liberta-lo desta escravidão. Paulo nos esclarece esta questão em Rm 7, ao falar da escravidão do homem e da ação libertadora de Deus. 7.15 a 25 e 8.2: “Porque bem sabemos que a lei é espiritual, eu todavia, sou carnal, vendido a escravidão do pecado... pois não faço o que prefiro mas o que detesto... pois o querer o bem esta em mim, não, porém, o efetua-lo... vejo, nos meus membros, outra lei que guerreando contra minha mente, me faz prisioneiro da lei do pecado... desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte Graças a Deus por Cristo Jesus...” (condição de escravidão apontada também em Tiago em 4.1 a 7).
A liberdade para Deus é tão essencial que Ele mesmo se sacrificou para nos conceder. A liberdade é, portanto, tão essencial que a obra de salvação é um obra de libertação, por amor. E de tal valor que o próprio Deus pagou por ela para nos libertar. Assim a Bíblia nos diz que “Para a liberdade foi que Cristo nos libertou”Gl 5.1. Eis ai a grande obra de amor de Deus - libertar o homem deliberadamente por amor.
Diferentemente do que muitos pensam, ter a Cristo como Senhor não é viver um vida de proibições e limitações mas sim de liberdade. É o próprio Cristo que nós declara isto ao dizer “conhecereis a verdade e a verdade vos libertará..., pois se o filho vos libertar verdadeiramente sereis livres” Jo 8.32, 36. Isso ocorre porque o próprio Deus se comprometeu e se envolveu com nossa libertação.

Temos esta liberdade porque Deus nos liberta de um império opressor: “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor” Cl 1.13 “perdoando todos os nossos delitos, tendo cancelado o escrito de dívida, que era contra nós... o qual nos era prejudicial, encravando-o na cruz, e, despojando os principados e potestades... triunfando deles na cruz.”. Ele nos libertou e liberta.
Deus deu este valor e importância a liberdade por saber como vivemos. Ele sabe como somos afligidos em nossa alma, e que, diariamente, somos sufocados por coisas que ou nos escravizam ou podem nos escravizar, ou nos aflige: os valores do mundo; a riqueza; a condição e padrões financeiros, a beleza, a roupagem, nosso temperamento, nossos medos, nossa necessidade de afirmação, nossas dúvidas, nosso temor de falar, nosso descontrole da língua. Daí, Deus nos oferecer a liberdade como efeito da salvação e resultado de seu amor. Mas como entender e viver esta liberdade?
É o que trataremos em nossa próxima reflexão.
Pr Alex