UM DEUS OBSTINADO - parte 5

UM DEUS OBSTINADO - parte 5 - Jo 6. 5 a 11.

Comentamos essas últimas semanas que há muitos famintos a espera o pão; o pão da vida. E que em nossa realidade podemos dizer que uma parte da igreja está rica mas pobre da verdade; outra parte está forte na verdade mas fraca de ânimo. Uma talvez estejam lutando com poucos meios. Mas apesar de tudo Deus é Senhor e não depende da ação humana nem das notícias para derramar Sua graça. Embora queira nos usar se falharmos Deus não deixará de agir, pois DEUS É UM DEUS OBSTINADO, que não desiste de dar ao homem aquilo que ele mais precisa “o pão da vida”.
O texto de Jo 6. 5 a 11 nos dá bons ensinamentos sobre isso. Suas circunstâncias são muito atuais. Em seu contexto próximo vemos que há sinais e prodígios 6.2 ( A cura do filho do oficial do Rei Jo 4.46; a cura do paralítico do tanque de Betesda. 5. 1). A Igreja está em Missões e os Apóstolos são enviados e obtêm êxito(Mc 6.7 e 30). Mas também existe lutas; João Batista Morreu Mt 14.10 e Mc 6.14. Bem como há algumas coisas que o seguidores de Jesus não entendem - parábolas, que Jesus tem que explicar aos apóstolos - Mt 13.36.
Dentro desta realidade vemos que Cristo não abandona a multidão nem a Igreja, e deseja experimentá-la (V.6). Creio que o Senhor deseja ver a atitude, a intenção e a fé de seus discípulos para ensinar sobre seu poder e amor pelas pessoas.
E por quê? Porque Ele é UM DEUS DETERMINADO A AMAR. UM DEUS OBSTINADO que deseja sempre abençoar sua igreja e dar o pão da vida aos que o buscam.
Podemos dizer, então, que a suma das notícias da igreja atual é:
- Há os mercantilistas-calculista; ou talvez crentes pessimistas;
- Há os doutrinadores-omissos; ou evangelistas despachantes;
- Há os interessados de pouca fé; fracos mas esperançosos.
É bem verdade que em nossas vidas muitas vezes nos enquadramos nessas condições, pois no fundo somos todos fracos. Por vezes calculamos; desistimos; omitimos; descuidamos; cremos mas estamos fracos; cansamos, enfim...
Mas é verdade também que Deus é obstinado, Ele não desiste apesar de nós e das circunstâncias.

Que fique claro caríssimo leitor que meu desejo não é simplesmente criticar a nós ou a igreja, mas sim conscientizar-nos de nossas limitações e erros. Afinal tenho espelho em casa e costumo usá-lo.
Gostaria muito de levar-nos a pensar em nossas atitudes e no grande amor de Deu s por nós. O que desejo lhe convidar a abandonar tudo isto : calculismo; pessimismo; omissão; evangelismo desinteressado, medo... Queria pedir para esquecer suas fraquezas; seu desânimo. Quero muito desfiá-lo a dar margem a sua fé; a acreditar que com Deus sempre há esperança. Achegue-se ao mestre, a levante sua voz a Jesus, assim como André. Não pense nos seus limites e nas circunstâncias desfavoráveis. Desejo convidá-lo a ver que Deus nos ama e quer nos fortalecer; pois o Senhor nos declara em 2 Co 12.9 “ a minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza...”.
Desejo, ainda, leva-lo a entender que ainda que nossas atitudes sejam motivos para Deus abandonar seu povo, Deus não o abandona, Deus não desiste. Deus é um Deus obstinado. Eis o ensino de nosso texto. Eis o que Deus faz quando seu filhos que as vezes são mercantilistas, que não se interessam, que se omitem ou estão fracos não agem. Ele opera o milagre, pois o Senhor é obstinado por agir, é obstinado por abençoar.
É hora de vermos que Ele usou e usa calculistas, omissos, desinteressados e fracos para isso (Mt 14.19), pois não há me nós perfeição. E em João o Senhor não os os pune; os emprega. Deus não os desconsidera mas os abençoa. E acima de tudo, apesar de nós, Deus nos dá a visão da abundância de seu poder e de seu amor quando seus discípulos se dispõem a seguir a ordem do Mestre.
Saiba que há em Deus uma obstinação por dar o pão da vida aos que precisam; uma obstinação por nos amar e ensinar como filhos; e De nos usar como servos.
Por isso meu convite é abandone suas limitações humanas seus pecados e fraquezas e coloque o que tem na mão de Deus e verá a fartura de sua graça. Deus o abençoe.
Pr Alex Ribeiro Carneiro.