A TRINDADE FONTE DE UNIDADE E CRESCIMENTO ESPIRITUAL - parte 4

A TRINDADE FONTE DE UNIDADE E CRESCIMENTO ESPIRITUAL - parte 4

Em nossas reflexões iniciais vimos que a Trindade é um dos temas centrais de nossa fé, porque por ela conhecemos a essência da relação pessoal e divina de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito. Nela está fundada a doutrina da salvação. E principalmente por ela podemos entender nossa própria essência e caminho adequado para nossa identidade como Igreja e como cristão.
Sabemos que o conceito de Trindade é Deus ser um só Deus em três pessoas. E que esta verdade é revelada progressivamente pelo VT e o NT, sendo pois um mistério que só a Palavra de Deus pode revelar. Vimos, ainda, que a palavra Trindade não se encontra expressa na Bíblia mas seu conceito pode ser extraído de vários trechos que apontam para pluralidade (trina) de um só Deus, como: no VT – Gn 1.26 “façamos o homem nossa imagem e semelhança”; Gn 3.22; Gn 11.7; Sl 110.1; Is 63.10; e Is 48.16 “Agora o Senhor Deus enviou a mim e o seu Espírito”. E no NT – A vinda do próprio Deus a Terra trouxe mais luz a sua natureza com ensinamentos explícitos sobre a Trindade como no Batismo de Jesus, sobre o qual desce o Espírito e de quem a Voz de Deus fala declarando sua condição de Filho. E mais em Ef 4.4-6, 1 Co 12.4-6. 2 Co 13.13 e 1 Pe 1.2; e 1 Jo 5.7 “Pois são três os que dão testemunho no céu: o Pai, a Palavra( o logos – Jesus) e o Espírito Santo; e esses três são um”.
Assim resumimos e pudemos conceituar Trindade a partir de três idéias: Deus é três pessoas; Cada pessoa é plenamente Deus; Há um só Deus. “Quando professamos crer em um só e único Deus, pelo termo Deus entende-se uma essência única e simples, em que compreendemos três pessoas” (Institutas I, XII, 20). Pois “na unidade da deidade há três pessoas, de uma só substância, poder e eternidade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo”. (C.Westminster Seção III Cap 2).
Tratamos, ainda, sobre as objeções a trindade como Arianismo; Subordinacionismo; Adocianismo; Triteísmo, e contemporaneamente das Testemunhas de Jeová e Espiritismo; e religiões como o judaísmo e o islamismo.
Esta foi a suma de nossas reflexões iniciais onde nos focamos no tema “TRINDADE: RELAÇÃO de UNIDADE e DIVERSIDADE”. E nossa conclusão foi de que há importância na Trindade para Igreja e seu Filhos. Que não há distinção entre as pessoas da trindade a única diferença está nas formas delas operarem e se relacionarem com a criação. E a igreja deve ter como base as ações da trindade na criaçãoe na salvação - obras da trindade (Jo 1.3, Cl 1.16 e Gn 1.1a 3) e (1 Pe 1.2; Jo 3.16, Gl 4.4; Cl 2.13, Ef 2.1-10; Jo 3.5-8; e 8.16; Rm 8.13).
Para os Crentes a importância sobre a Doutrina da Trindade está ligado ao relacionamento e santidade. Ela nós apresenta a unidade na diversidade de pessoas plenamente santas, e assim nos ensina a essência da relação pessoal, da expressão de unidade, da unidade com diversidade refletida em todas a nossas relações.
E a partir dessas linhas gostaríamos de ressaltar um outro ponto de ensinamento e importância para nós: TRINDADE: CAMINHO DA ESPIRITUALIDADE CRISTÃ
Precisamos começar este ponto perguntando – Que lugar ocupa a Trindade em nossa vida Cristã e nossas relações humanas?
A Trindade é um doutrina aceita por nós teoricamente mas na prática qual sua relevância em nossas vidas?
Muitas vezes há grupos que são “unitaristas”: crêem na Trindade mas diariamente não consideram a trindade em suas relações com as pessoas e com Deus, pois por vezes se centram só no Pai, ou só no Filho, ou atentam apenas ao Espírito. De outra forma, por vezes, crê-se e dá-se a devida importância as pessoas da Trindade mas, ainda, sem entender sua relevância e força para nossa vida Cristã diária.
Daí a importância desta doutrina para resgatarmos a Trindade para o culto, a unidade da igreja e de nossa espiritualidade.
Para descobrirmos a TRINDADE: como um CAMINHO de ESPIRITUALIDADE CRISTÃ

O DESAFIO DA UNIDADE
O individualismo refletido no privatismo pós-moderno nos levou a um processo de fragmentação, tanto nas relações humanas como na nossa relação com Deus.
Há preferências pelas pessoas da Trindade. As igrejas históricas dão preponderância a Deus Pai, a fim de ressaltar a soberania e a justiça de Deus, e tratam algumas posturas como de pessoas que tem “mania do Espírito”. Há os chegados a pietude e caridade e se centram no Deus Filho, se dedicam a ética e beneficência, as ações caridosas de Cristo são a sua marca, são os que vêem nas obras a salvação ou crescimento. E existe os espiritualistas que estão sempre buscado viver “no Espírito”, se caracterizam pela “experiência espiritual”, pois a e esta que nos mantém “avivados”, são os pentecostais ou carismáticos.
O problema é tão grande que cremos no mesmo Deus, somos todos salvos por Cristo e mantidos pelo mesmo Espírito (e é assim que deve ser pois é a Trindade que nos faz viver, nos salva e mantém), com tudo não conseguimos viver como uma só Igreja, precisamos nos constituir em denominações. E sabe o que mais me impressiona, é que a Trindade compreendendo a diversidade para unidade do corpo e rebanho universal, permite que vivamos assim. Mas se entendêssemos a essência da Trindade e respeitássemos a diversidade nossa unidade da Igreja de Deus seria outra e não discutiríamos mais sobre a importância e valor de nossa fragmentação unitária, pois saberíamos que não há preferências na Trindade mas unidade e coerência.
No entanto temo que quanto mais a pós-modernidade avance mais nossa fragmentação se consumará. E isto nos aponta para o fato de que nossa compreensão de Deus é profundamente afetada por nossa mente secularizada.
Muitas vezes, sem sentir, mas como reflexo da realidade que estamos inseridos, vemos e vivemos nossas relações com Deus e com outros não a partir do modelo bíblico mas sim do padrão pós-moderno, que é místico, isto é, não discute a existência de um ser superior. Que é privatista e pluralista, onde posso escolher o melhor deus ou posso, ainda, escolher o modo de adorar como melhor entender e quiser, ou como melhor me satisfaz. Assim ignoro a visão de corpo, de diversidade na unidade da Trindade para mim e para a Igreja.
Portanto creio que é realmente um grande desafio mudar nossa visão influenciada pela mídia e modo de vida de um novo milênio e influenciar nossas atitudes tendo como base a Trindade, mas creio que este é um dos principais modos de crescermos espiritualmente dentro da perspectiva que nosso Deus-Trino estabeleceu para nossas vidas.
Até breve, com nossa reflexão sobre o desafio do entendimento da trindade para nossos relacionamentos e espiritualidade.
Deus o abençoe.