EM BUSCA da ESSENCIALIDADE - Parte 2

EM BUSCA da ESSENCIALIDADE - Parte 2

À nossa questão por que razão? Propomos como resposta a ESSENCIALIDADE, isto é, uma visão e conseqüente modo de viver de dedicação ao que é prioritário. A nos aplicarmos ao que deve ter prioridade. E quando dizemos que é isso que Deus requer de nós, estamos afirmando que Deus deseja que vivamos uma vida centrada em nossos relacionamentos.
Por isso falamos em essencialidade da vida. Acreditamos que muitas das coisas que ocorrem e nos colocam diante de tantos porquês esta no fato de termos perdido o foco de nossos relacionamentos, tanto com Deus como com as pessoas.
Esquecemos ou não entendemos o que realmente é importante para nós e para as pessoas que convivemos. Gálatas 5 e 1 Co 13 podem nos ajudar muito.
Em 1 Coríntios 13, a Bíblia ao falar do amor como um caminho “sobremodo excelente” e que entre a fé, a esperança e o amor, este é o maior de todos, nos aponta a essência de todas as coisas o amor – que só pode existir em nossos relacionamentos. Por quê?
Primeiro, porque Deus é amor. 1 João 4.7 a 17 não só faz esta afirmativa mas também aponta para a expressão da natureza de Deus, que nos salva com o sacrifício de seu próprio filho. E com isto a Bíblia nos dá uma pista porque o amor em nossos relacionamentos é a essência de nossa existência. Pois se Deus é amor e se Deus nos fez a Sua imagem e semelhança a nossa essência é, ou deve ser, de amar e expressar o mesmo amor que Deus expressou por nós.
E com isso chegamos a um segundo passo que se refere a nossa identidade como cristãos. Se deve ser de nossa natureza amar. Se somos servos de Deus e se cremos em seu amor e desejamos amá-lo, em especial com nossa obediência, então amar é uma questão de identidade. Por essa razão o Senhor Jesus nos disse que seriamos conhecidos como seus discípulos se nos amássemos uns aos outros. Quando não entendemos e não nos dedicamos a viver estas coisas o que nos resta é viver dentro das dúvidas e perguntas que fizemos inicialmente. Isto é, de modo superficial, sem conteúdo e de constante angustia ou conflitos e, consequentemente, apenas com alegrias ou prazeres aparentes ou passageiros.
Logo, você deve estar perguntado, então nossa resposta para essas questões é amar. Ao que respondemos: sim. Pois se decidirmos nos aplicar de modo prioritário a amar e fazer todas as coisas pelo amor, resolvermos amar, aí poderemos ter uma verdadeira vida de religiosidade e de esperança. Por quê? Ou, como? É o que trataremos na próxima mensagem, após digerirmos nossa essencial razão de ser e de agir, bem como nossa verdadeira identidade - cristãos que são como Jesus, que amam. Leia os textos bíblicos que citamos, reflita e depois conversamos mais.

Se este assunto te interessou ou você deseja compartilhar conosco, ou se precisar de ajuda ou aconselhamento, será um prazer atendê-lo e conversar com você pelo e-mail pr.alex@dialogocristao.com. Que o grande Deus de misericórdia o abençoe profundamente.
Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO