Vida Abundante - Parte 6

Parte 6 - Os Cinco “Vs” da Vida Pessoal e Familiar Abundante
O SEGUNDO “V” – Vencendo os Vícios: 3:5-11 (continuação)

“Ora pastor, agora, então, as coisas se complicam um pouco mais, o senhor que já estava falando de uma coisa complicada para os nossos dias, esse negócio de ‘deveres’, ‘responsabilidades’ e ‘compromissos’, à tudo isto o senhor ainda acrescenta que o compromisso é com a morte?”. Filho, você entendeu! É isso mesmo! Ouça com o coração o que é que a Palavra de Deus está falando: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena...” (repetir o versículo).
Definitivamente, esta geração não gosta do tema “compromisso”, e a grande maioria das pessoas gosta menos ainda do tema “morte”. Mas a vida para com Deus é ensinada na Bíblia como morte para com o pecado. Quando falamos em morte as pessoas têm um endurecimento natural. A palavra morte, seja em que contexto for, causa rejeição nas pessoas. (Brincar) Conta-se que o pastor foi visitar o irmão no hospital. Bastante enfermo, na UTI, entubado, todo cheio de aparelhos, mas ainda meio consciente. O pastor coloca-se ao seu lado e começa a orar: “Deus abençoa o teu servo”, e o irmão, bem fraquinho, fez “uhmm”, o pastor continuou orando “Senhor, se for da tua vontade, cura o teu servo”, e o irmão, bem fraquinho fez “uhmm”... O pastor então foi um pouco mais além e disse “Senhor Jesus, se não for tua vontade curar, então leva em paz o nosso irmão”, e a isto o irmão enfermo respondeu com toda a força “uhuhmm”...
Irmão, por favor, preste atenção: se você tem a vida em Cristo e almeja alcançar a vida abundante, você não pode dizer “uhuhmm” para o que este versículo está ensinado. Ouça, por favor, ouça com o coração: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena” (repetir o versículo). Esta temática é varias vezes repetidas no Novo Testamento. “Então, convocando a multidão e juntamente os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Quem quiser, pois, salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por causa de mim e do evangelho salvá-la-á” (Mc. 8: 34-35). A vida em Cristo está para aqueles que aceitaram a morte em Cristo. E o que é a morte em Cristo? É a morte para o pecado, é o “não para os vícios que corrompem a alma”. Queremos a vida abundante? Então precisamos da ajuda de Deus para vencer os vícios. “Ora, se já morremos com Cristo, cremos que com ele também viveremos... considerai-vos mortos para o pecado, mas vivos para Deus, em Cristo Jesus. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo carnal...” (Rm. 6: 8-12). A vida abundante é uma realidade apenas para aqueles que em suas atitudes e decisões se consideram vivos para Deus e mortos para o pecado. Queremos a vida abundante? Então precisamos da ajuda de Deus para vencer os vícios. “Estou crucificado com Cristo; logo já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que agora tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” (Gl. 2:19-20). A vida abundante é uma verdade apenas para aqueles que pela fé vivem todos os dias afirmando para si mesmos “estou crucificado com Cristo”. Queremos a vida abundante? Então precisamos abandonar tudo aquilo que atrapalha minha comunhão com Deus.
Uma das frases mais conhecidas do ex-presidente Juscelino Kubscheck era “eu não tenho compromisso com o erro”. Sabe o que é um vício? De certa forma nossos vícios são um tipo de compromisso com o erro, uma aliança com o pecado. Que tal nesta noite começarmos a vitória contra os vícios dizendo: “Senhor, meu compromisso é contigo. Eu preciso de Tua ajuda para vencer os meus vícios”.

Mensagem (adaptada) do Pr. Cláudio Correa dos Reis – Igreja Presbiteriana do Centenário – SP
Se essa mensagem te interessou e se precisar de ajuda ou aconselhamento, será um prazer conversar com você pelo e-mail pr.alexcarneiro@gmail.com.
E que o grande Deus de misericórdia o abençoe. Pr ALEX RIBEIRO CARNEIRO