Vida Abundante - Parte 9

Parte 9 - Os Cinco “Vs” da Vida Pessoal e Familiar Abundante
- Vícios que Asfixiam a Alma (continuação)
VÍCIOS DO CARÁTER E VÍCIOS SOCIAIS
Entraremos agora na segunda e na terceira categoria dos vícios que asfixiam a alma: os vícios do caráter e os vícios sociais. Há entre eles uma relação de causa e efeito, ou seja, dos vícios do caráter decorrem os vícios sociais. É como se a árvore representasse os vícios do caráter e os frutos representassem os vícios sociais. Se os vícios da carne, conforme tratamos em nosso ultimo sermão, apontam para uma sexualidade desviada do propósito original de Deus, tanto nas práticas, a prostituição e a pornografia, quanto no pensamento, a impureza mental e a paixão lasciva, os vícios da área do caráter falam de nossa conduta como cristãos e os vícios sociais falam de nossos pecados relacionais, nossos erros nas relações com outras pessoas. Ambos, vícios do caráter e vícios sociais, são claramente tratados como pecado na Palavra de Deus, e, sendo assim, asfixiam a alma impedindo o cristão de desfrutar a vida abundante prometida por Cristo.
Uma pergunta importante precisa ser respondida a fim de que tenhamos uma melhor compreensão deste texto: o que é caráter? Vamos falar hoje sobre os vícios do caráter, mas o que é caráter? Já aprendemos, e, portanto, devemos ter em mente, que um vício é sempre um compromisso com o erro. Por sua vez, caráter é a nossa índole, são as marcas distintivas de nosso temperamento e aquilo que aparece de maneira preponderante em nossas ações. Caráter vem de “caracter”, aquilo que nos caracteriza, é como se nossa personalidade tivesse um “carimbo” e nosso jeito de ser transparecesse em nossas ações deixando uma marca nas pessoas.
Ora, o padrão de nosso caráter é o Senhor Jesus Cristo. É por isso que Paulo diz “Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo” (I Cor. 11:1). (Ênfase) Ser cristão não é freqüentar uma igreja; ser cristão não é participar dos sacramentos; ser cristão não é exercer cargos nos departamentos da igreja. Conquanto um cristão faça todas estas coisas, e é importante enfatizar que deve fazê-las de todo coração, ser cristão é bem mais do que isto... Um cristão é, antes de mais nada, uma pessoa que deseja ardentemente manifestar em sua vida o caráter de Cristo, imitando-O em seu dia-a-dia. Um cristão é alguém que tem Cristo no coração, portanto em seu viver diário Cristo se manifesta. A Bíblia nos ensina que o caráter de um crente deve manifestar as qualidades do Cristo que nele vive. Fomos salvos “a fim de sermos conforme a imagem do Filho de Deus” (Rom. 8:29). “Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou” (I João 2:6). Se caráter é nossa índole, qual era a índole de NSJC? Se caráter é aquilo que nos caracteriza, o que caracterizava Cristo? Se caráter é a soma do nosso jeito de ser mais nossas ações, ou ainda a soma do que somos mais o que fazemos, sendo que o resultado desta soma é a marca, a impressão que deixamos nas pessoas, que marcas o Salvador “carimbou” naqueles que com Ele se encontraram?
(Pausa-gravidade) Irmãos, alguns pensam que podem viver um cristianismo sem Cristo. A desgraça do romanismo foi acreditar que era possível viver um cristianismo sem Cristo. Eles inventaram tantas coisas, tantos subterfúgios para a espiritualidade, aceitaram tantas formas de sincretismo religioso que se transformaram num cristianismo sem Cristo. Nós também caímos no erro de inventarmos tantas regras e valorizamos tanto o ativismo religioso que alguns, inconscientemente, vivem um cristianismo sem Cristo. A desgraça do protestantismo têm sido que alguns crentes acreditam que podem viver um cristianismo sem Cristo. Mahatma Ghandi morou na Inglaterra e freqüentou algumas de nossas igrejas. Sabem qual foi a sua conclusão depois de olhar bem de perto para nós? “O cristianismo seria maravilhoso se os cristãos vivessem Cristo”.
Filho, você quer a vida abundante? Cristo tem que viver em você. Filha você quer receber a promessa da vida abundante? Nunca esqueça que o primeiro “V” da Vida Abundante começa com “Vida em Cristo”. Você deve enfrentar os vícios e deixar que o caráter de Cristo se manifeste em sua vida.